Então um armário reconvertido por 330 paus/mês, na zona de Lisboa, não é um excelente negócio? Nos anos 90 havia muito boa gente a jogar ao Verdade ou Consequência em armários mais pequenos e divertiam-se imenso. A malta nunca está contente com nada, essa é que é essa! E depois a culpa é dos senhorios, e da especulação imobiliária e de mais não sei o quê. Cambada de mimados. Que vão mas é trabalhar para serem nómadas digitais!
O que conduz a isto é, em boa parte, intervenções desastradas do Governo no mercado de arrendamento, intervenções essas que destroem a confiança dos senhorios e os levam a não querer alugar as suas casas. A escassez subsequente faz com que as pessoas aceitem arrendamentos destes.
Por outro lado, há que ter consciência de que os preços da construção aumentaram brutalmente nos últimos dois ou três anos. Alguns materiais subiram de preço para o dobro ou o triplo, e a escassez de mão de obra também condiciona a construção. O aumento do preço da construção leva a um aumento do preço de todas as casas e, daí, ao aumento das rendas.
É verdade. Se os grupos financeiros as podem adquirir e controlar a oferta porque não haverão os senhorios de se livrar delas se o alojamento local não chega? Nem que seja preciso aumentar o preço “natural” dos seus empréstimos através da influência dos primeiros.
Vai, portanto, ficar tudo resolvido quando uma Blackrock for dona disto tudo. É ter fé.
Há poucos anos ria-se tudo das casas supostamente vazias para sempre na China, que iam levar ao colapso; parece que já não se riem, por qualquer motivo, quando é preciso lidar com o mercado a funcionar. Ele há coisas…
eu alugo já isso- E depois sub-alugo a 2 casais brasileiros que me pagam 300 paus cada um. Ganhamos todos…..
Terem direito a chave e não haver limite de banhos já é um avanço civilizacional
O grave problema com a habitação em Portugal iniciou-se em 2013 com a inconstitucional, criminosa, e ilegal, «Lei das Rendas», criada pela ex-Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Maria Graça, que desregulou o valor das rendas, bastando simplesmente revogar essa Lei para colocar um fim a esse esquema.
Não existe falta de oferta na habitação, o que acontece é que os imóveis estão ser usados para alojamento local, turístico, temporário, ou de curta duração.
Imóveis construídos para habitação não podem ser colocados para alojamento local, temporário, turístico, ou de curta duração, é proibido por Lei.