Sim Passos, quem se lixou foi o mexilhão


PPCpobreza

Num seminário organizado pela União das Misericórdias de Portugal, em Dezembro de 2014, Pedro Passos Coelho afirmava, convicto:

Ao contrário do que era o jargão popular de que quem se lixa é o mexilhão, de que são sempre os mesmos (…) desta vez todos contribuíram e contribuiu mais quem tinha mais, disso não há dívida

As falanges rejubilavam, a mocidade elogiava o herói, qual Zé do Telhado, mas os indicadores, irrelevantes para muita da nossa imprensa, mostravam a verdade e, dois meses depois das declarações do ex-primeiro-ministro, o INE era categórico: o fosso entre pobres e ricos não parava de aumentar desde 2010

O mesmo INE revelou ontem que, ao contrário daquilo que Passos Coelho afirmara em 2014, foi mesmo o mexilhão quem se lixou. Segundo o Jornal de Negócios, que cita o Instituto, o rendimento médio em Portugal caiu 16,5% entre 2010 e 2013, sendo que o segmento mais afectado da população foram os 20% mais pobres, não o que resta da classe média ou os mais ricos, como alguma direita gosta de propagandear. E 2012, já com a caranguejola no poder, foi o ano mais crítico deste aprofundar do fosso. Mas há mais:

O INE mostra um dado interessante: a quebra de rendimentos inicia-se ainda antes da troika chegar a Portugal. A grande diferença é que em 2010 a redução é menor entre os 40% mais pobres e mais acentuada para a classe média e alta. A partir de 2011, o padrão inverte-se e os pobres passam a pagar a maior factura da austeridade, indicam os dados do organismo oficial de estatísticas.

Portanto o mexilhão não só se lixou, como a chegada ao poder do governo PSD/CDS-PP agravou a citação para os lados do bivalve. Uma consequência natural das políticas de empobrecimento e do radicalismo ideológico de uma direita que de social-democrata só tem a propaganda. E um Sá Carneiro a revirar-se no túmulo.

Fotomontagem via Uma Página Numa Rede Social

Comments

  1. Joao Jose Tavares Capelo says:

    Gatunos, mas há ainda gente que acredita nesses mentirosos da direta.

  2. Joao Jose Tavares Capelo says:

    Salvaram Portugal da banca rota, kkkkkkk, sim agora está na banca rota, e esse dinheiro que saíu ilegal para o estrangeiro, tem ser devolvido e entregues ao governo.e de seguida prender esses srs pelo crime cometido.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s