Ainda o 25 de Abril

Foi bonita a festa do 25 de Abril na rua, 43 anos após o acto de bravura lúcida e competente daqueles combatentes a quem tanto devemos. Mas comemorar não é só olhar para o passado com gratidão comovida. Comemorar é reavivar os ideais que sustentaram aquele acto; comemorar é inspirarmo-nos na sua força para lutarmos HOJE contra os cordelinhos subreptícios que nos reduzem a marionetas – de forma mais subtil, é certo, mas não menos eficaz. Comemorar é deixarmos o sofá, é solidarizarmo-nos, é abraçarmos causas cívicas, é informarmo-nos. É olharmos com olhos de ver para aquilo que consumimos e comprarmos com consciência. É interessarmo-nos pelos salários dos que nos servem, é combater injustiças, é tomarmos posições solidárias. Comemorar o 25 de Abril é darmos as mãos como sujeitos atentos e elevar um bocadinho mais alto a fasquia do cuidar da nossa vidinha. Comemorar o 25 de Abril é, hoje como ontem, estar do lado certo, contra os tubarões.

Comments

  1. Estaremos do lado certo e seremos solidários e estaremos atentos em tantos caminhos a percorrer, todos os dias, cara Ana Moreno !
    Saudações cordiais 🙂

    • Ana Moreno says:

      Tal como diz, Isabela, todos os dias há caminho a percorrer e, por vezes, não é fácil. Sentir solidariedade é uma fonte de força e inspiração. Saudações e um bom 1° de Maio!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading