O ponto mais alto da Europa

Pedro Amaro Santos – Plataforma de Apoio aos Refugiados

O ponto mais alto da Europa fica em Atenas. É uma nova Acrópole com jardins suspensos como sonhos e estantes com livros como memórias. É tão alto que nem se mede em metros. Mede-se em passos. Passo-a-passo. Passos de pés com sapatilhas, com sandálias ou botas de inverno. Passos de adultos e de crianças. Passos tão grandes que atravessam montanhas e mares.

O ponto mais alto da Europa é tão alto que os alpinistas e os exploradores, por muito experientes que sejam, nunca lá chegarão. Curiosamente, quase que só é alcançável pelos inexperientes, pelos frágeis e pelos cansados. É tão difícil lá chegar que só lá chegaram os últimos de todas as corridas da vida.

Para chegar ao ponto mais alto da Europa precisamos de materiais muito especiais. Sherpas e especialistas em grandes subidas fracassariam ao subir. Por muito que pudessem carregar toneladas de cordas e todos os outros materiais de alpinismo, nunca conseguiriam carregar o peso mais leve que há na vida. Podiam até usar daquelas tecnologias com roldanas. Seria uma desilusão. As cargas mais pesadas da subida ao ponto mais alto da Europa, transportam-se em alcofas e só o amor as sabe carregar.

Do ponto mais alto da Europa a vista é tão ampla que só podemos ver numa direção. À nossa frente está a cidade. Atrás de nós está o mar. A cidade é um Labirinto de Dédalo sem principio e sem fim que com ou sem Minotauro, matará sempre os Ícaros que dele queiram voar. Por mais que andemos, o horizonte será sempre aquela montanha tão fria e dura que nem nos deixa perceber que cidades estão para além da cidade do ponto mais alto da Europa. Quanto ao mar é tão severo e tão vasto que encerra tudo numa calma profundidade impossível de olhar. Tão impossível, que do ponto mais alto da Europa só sabemos, de costas para o mar, olhar a cidade. Amemos ou odiemos, dali só existe a cidade.

O ponto mais alto da Europa podia ser tão alto que nos deixasse tocar nas nuvens do céu. Seria tão bom ver miudos e graúdos tentarem abraçar aqueles pedaços de ar em forma de foca. Mas não, o ponto mais alto da Europa esmaga-nos contra o tecto do céu.

O ponto mais alto da Europa é fica em Atenas e não consta que fosse conhecido na Grécia Antiga ou em qualquer outra sociedade que ocupou este continente antes de nós. De verdade certamente, ninguém sequer imaginou que fosse possível que o ponto mais alto da Europa fosse tão alto que nem os deuses se sabiam dele lembrar.

Uma vez subi ao ponto mais alto da Europa e tirei esta foto para a JRS Hellas. Hoje é o dia da Europa e ainda só é um pouco tarde para subirmos ao ponto mais alto da Europa.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.