Mosquitoes Genetically Modified To Crash Species That Spreads Malaria
Uber Drivers and Other Gig Economy Workers Are Earning Half What They Did Five Years Ago
Tech Giants Spend $80 Billion To Make Sure No One Else Can Compete
A tecnologia tem soluções para todos os problemas, até para aqueles produzidos pela adopção irreflectida da tecnologia. Quem não opta pela tecnologia é retrógrado, faz parte de uma corporação agarrada a direitos adquiridos, ou enquadra-se em ambas as categorias.
No admirável mundo novo não há trabalho, há serviços. Não há barreiras geográficas, tudo é global. E não há nações, há corporations. Mas continuam a existir políticos, os quais, lei após lei, transferem o poder do Estado, nós, para grupos, pequenos em número, mas gigantes no poder.
Bem-vindos à disrupção, comandada pela fé na Igreja da Santa Tecnologia.
…”Bem-vindos à disrupção, comandada pela fé na Igreja da Santa Tecnologia.”
…” políticos, os quais, lei após lei, transferem o poder do Estado, nós, para grupos, pequenos em número, mas gigantes no poder. ”
Que óptima pequena crítica aos tempos desvirtuados que observamos, J. M. Cordeiro
Não haverá possibilidade de criar um JgMenos ou um Miguel Bessa geneticamente modificados? Tecnologicamente seria difícil, mas apelo a que se tente. É das poucas coisas que me levam a ainda ter fé e esperança na Tecnologia.
Chatear-se com a tecnologia neste contexto é como o cão que rosna ao pau e não a quem o empunha.
A tecnologia é uma ferramenta, ou melhor, conjuntos de ferramentas continuamente melhorados e resultado da aplicação da mesma depende sempre de quem o faz.
Na idade média os ferreiros tão depressa forjavam foices e enxadas como espadas. A mesma faca que é usada para preparar o jantar pode tambem servir para degolar alguém num acesso de fúria. Com base nisto faz sentido banir as facas? Claro que não. O lógico será então regular o uso de facas e punir quem não as utiliza como pretendido (de forma pacífica entenda-se).
A tecnologia (nomenclatura sob a qual colocamos todas as engenhocas e novos processos que não compreendemos ainda muito bem) está continuamente nesta fase dual.
O sistema GPS começou como mais um projecto militar, destinado a perpetuar a vantagem logística do exército norte-americano mas hoje é utilizado para controlar tractores autónomos que trabalham centenas de hectares de terreno sem intervenção humana.
Por outro lado as cryptocurrencies foram criadas para romper com o controlo que grandes instituições financeiras mantém sobre populações mas hoje são a ferramenta predilecta para pagar raptos e resgates.
A tecnologia é cega, surda e muda. Se a humanidade tivesse banido qualquer inovação que pudesse eventualmente ser utilizada para o mal hoje ainda andávamos nús e a caçar veados à dentada…
Não escrevi contra a tecnologia mas sim contra a adopção de tecnologia sem reflexão. O que se está a fazer com ferramentas como o CRISPR roça a loucura. Há muitos mais exemplos.