O vírus (6)

Imagem: NPR

Pela China, vivem-se momentos de autocracia em expansão acelerada. Hong-Kong está a ser colocada sobre a lei do autoritarismo chinês. E os sinais de controlo sobre os chineses somam-se continuamente. Peça-se um comentário ao governo de Passos Coelho sobre a venda da REN e EDP à China.

Na Europa, os líderes da Polónia, Turquia e Hungria nem disfarçam o ímpeto de ditador que os caracteriza. Esse mesmo que os líderes europeus, Costa incluído, fazem de conta não verem.

Também por cá, a relativização, e até cancelamento, de leis fundamentais da sociedade parece caminhar para a vulgarização. Os Açores deram o mote. Mas recentemente, o Governo da Madeira lembrou-se de impor uma lei (uso de máscaras na rua) que é, ao que dizem, inconstitucional. Continua a a aguardar-se uma palavra do Presidente da República sobre o assunto.

A recolha de dados usando os telemóveis em registo faroeste, passou também a ser uma prática, até na Europa do burocrático (what else) RGPD. O que não surpreende, pois a resposta europeia aos problemas não difere muito daquilo que se faz em Portugal: mete-se uma lei em vigor e o problema fica resolvido.

(continua)

Comments

  1. João Paz says:

    Entre o império nascente (China) e o império dominante (USA) não há diferença de monta. Não só na rapina sobre países soberanos como na repressão sobre o povo Chinês e o povo americano
    Exemplos?
    São tantos que seria fastidioso enumerá-los.

    • Paulo Marques says:

      Avise-me quando os EUA voltarem a ter um programa de genocídio à própria população, ou quando houver delito de opinião.
      Já estiveram mais longe, já estiveram mais perto, mas é incomparável.

  2. Paulo Marques says:

    Já passou a ser um faroeste em 2002 e os liberais disseram todos que sim. Esta, ao menos, é voluntária e verificadamente anónima qb.
    Mas tirania, tirania, é ter usar uma máscara.

  3. Belarmino says:

    Não sei se a China não será uma democracia.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.