Omar Souleyman

Fotografia: Stuart Sevastos

O músico sírio Omar Souleyman foi detido na passada quarta-feira, na Turquia, por acusações de terrorismo.

Suspeito de ligações ao PKK, Partido dos Trabalhadores do Curdistão, que defende a auto-determinação e a liberdade religiosa do povo Curdo, considerado “organização terrorista” pela Turquia, os Estados Unidos da América e a União Europeia, Omar acabou por ser libertado no passado dia 19 de Novembro.

O PKK, partido que se define como socialista, nacionalista curdo e marxista, trava, desde os anos 80, uma luta contra a Turquia pela auto-determinação do povo curdo, minoria étnica e religiosa, historicamente ostracizada pela maioria muçulmana na Turquia e noutros pontos do globo. A maioria dos seus componentes foram sujeitos à pena de morte, aquando do Golpe de Estado na Turquia em 1980, tendo outros conseguido fugir para a Síria, onde se radicalizou e aproveitou o florescer da Primavera Árabe e da Guerra do Iraque para marcar posição.

Omar Souleyman, cinquenta e cinco anos, começou a cantar em casamentos, na Síria. Sunita, Omar inspirou-se nas suas raízes culturais para produzir música. Aponta as suas influências culturais como vindo da vivência árabe, curda e até mesmo turca e iraquiana. Depois da eclosão da Guerra Civil na Síria, refugiou-se na Turquia, onde encontrou uma plataforma para produzir e divulgar a sua arte.

Souleyman encontrou o seu espaço no mundo da música, actuando em vários festivais por todo o mundo. Em Portugal, actuou em Paredes de Coura, em 2011, e no Festival Músicas do Mundo, em Sines, em 2019. O meu contacto com a sonoridade única, marcadamente cultural e futurista de Omar Souleyman, deu-se por volta de 2016, por via de um amigo. Fiquei fascinado pela personalidade da música do artista sírio, pela capacidade de transmitir, de forma simples e humanas, várias culturas numa só, e também, a juntar a isso, pelo electrónico com aparência “anos 80”, mas que se revela à frente do seu tempo, se considerarmos a forma precária com que se foi safando na sua carreira e produzindo o seu conteúdo.

Desta vez foi Omar Souleyman a ser apanhado nas teias dos imperialismos, dos nacionalismos e dos maniqueísmos, típicos do separatismo parolo entre culturas. Fica, portanto, a recomendação. Omar Souleyman, senhoras e senhores.

 

Comments

  1. estevesayres says:

    Quando a, Turquia, os Estados Unidos da América e a União Europeia, considera uma “organização terrorista”!!! “Na Turquia e noutros pontos do globo. A maioria dos seus componentes foram sujeitos à pena de morte, aquando do Golpe de Estado na Turquia em 1980”, Esta tudo dito!!!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading