
Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar.


Um longo monólogo, com muitos gestos e fundo musical E o colega com bichinhos carpinteiros. As perguntas que já não se fazem, colocam-se. Uma confusão de pessoas e de nomes. No afã de interromper e de falar por cima, quase saía um cinquenta por cento, em vez de trinta.

Tuttle Creek Rd., Lone Pine, Califórnia, EUA, Junho de 2025
(a propósito de tudo sobre o excelente Bad Day at Black Rock, por causa do Spencer Tracy)

Segundo EUA e Israel, o Irão está militarmente obliterado. Na realidade, há mísseis iranianos a atingir localidades de Israel (que tem das melhores defesas aéreas do mundo), além da península arábica.
Falta pouco para Trump dizer que acaba esta guerra com um telefonema.
Subida exponencial do preço do petróleo, aumento da inflação e das taxas de juro, perda de poder de compra, perigo de incumprimento nos créditos bancários, tudo em ambiente de forte especulação e de bolha imobiliária. Onde é que eu já vi isto?!
diz Santana Lopes. Pois. Mas só uma pessoa escreveu «agora “facto” é igual a fato (de roupa)». Uma.
Vinícius Jr. “incluiu a Seleção Nacional no lote de favoritos à conquista do Mundial 2026“. Lembrete: ‘selecção’ ≠ ‘seleção’.
Efectivamente, no Expresso: “Enfermeiro nomeado para coordenador da Estrutura de Missão para as Energias Renováveis deixou o cargo quatro dias depois da nomeação ter sido publicada“.
É possível lermos, num artigo de Jorge Pinto, “um partido que defende a política assente na ciência e nos dados” e a indicação “O autor escreve segundo o acordo ortográfico de 1990“? É.
“uma constatação de factos“. Factos? Com /k/? Estranho. Então e o “agora facto é igual a fato (de roupa)“?
“o nosso sentimento e as nossas condolências para com as famílias daqueles que não evitaram a trágica consequência de perder a vida”. Sacanas das pessoas, culpadas de não terem evitado morrer.
Não é Trump always *chicken out (00:31). O verbo é to chicken out, conjugado na terceira pessoa do singular (presente do indicativo), logo, aquele s faz imensa falta. Oh yeah!
Por lá, pó branco, só se for gelo. Como sabemos, o combate à droga é a motivação destas movimentações. A libertação de Hernández foi uma armadilha extremamente inteligente para apanhar os barões da droga desprevenidos.
Oferecer um calendário ou uma agenda a Mourinho. O jogo é na terça…

« Mais vous avez tout à fait raison, monsieur le Premier ministre ! » (1988). Mas, prontos. Voilà. Efectivamente.
Existe uma semelhança entre as pianadas do Lennon no Something e do Tommy Lee no Home Sweet Home.
Moreira, mandatário de Mendes, admite que avanço de Cotrim o levou a não ser candidato a Belém. Júdice, mandatário de Cotrim, votará Seguro na segunda volta.
O “cartel da banca” termina com um perdão de 225 milhões de euros aos 11 bancos acusados de conluio pelo Tribunal da Concorrência. Nada temam!
Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.
Mas é assim? Pode-se declarar que é preciso proteger o estado profundo, perdão o poder instalado? Lá se vão os valores liberais…
“Lá se vão os valores liberais”
Os valores liberais não existem, coçam-se todos para dentro.
O liberalismo 200 anos depois é uma fraude, para enganar os trouxas. Antes os do Chega que sabe-se ao que vem e quem os apoia
Tenho que ler qualquer coisa sobre isto, mas é evidente que as palavras aplicadas à política têm o significado que se quiser consoante a vontade do interlocutor. Até posso ter vindo a ceder que a realidade é complicada, e não há soluções fáceis para grande coisa, mas, ora bem, junto-me a isso quando me vendem que o liberalismo é uma cambada de governantes acéfalos são bons alunos de não eleitos a dizer-me que melhor é impossível, e que os meus olhos mentem.
Ora bem, assim sendo, para o raio que parta a tal de democracia liberal; de resto, com os dias contados por um capital às aranhas.
Estou a dar conhecimento aos liberais neoliberais, com tiques a roçar o fascismo e neonazismo -, já se encontram alguns deles no Parlamento! “Portugal é dos poucos países no mundo que poderia fechar as suas fronteiras e viver bem, pois a natureza dá-lhe uma grande riqueza, que contém tudo o que é necessário para que a sua população pudesse viver feliz e em paz!
Mas para isso teríamos que correr com um grande número de corruptos. Vai levar algum tempo.
Porquê?
Porque cada vez temos mais corruptos, e traidores….
A maior parte dos portugueses desconhece que o seu “pobre” país possuí:
• A maior Zona Económica Exclusiva da UE, que é tão grande como todo o continente europeu. É muito mar com muito peixe onde outros pescam.
• 80% de solo arável, mas está quase em completo abandono.
• Invejável rede hidrográfica a nível mundial.
• Grandes reservas de água doce, em aquíferos subterrâneos, quase inesgotáveis.
• As maiores reservas de ferro, da UE, de excelente qualidade.
• As maiores reservas de cobre da Europa (segundas do mundo).
• As maiores reservas de tungsténio (volfrâmio) da Europa.
• As maiores reservas de lítio da Europa.
• As maiores reservas de terras raras.
• As segundas maiores reservas de urânio da Europa.
• Grandes reservas mineiras de ouro, prata e platina.
• Grandes reservas de carvão mineral de excelente qualidade.
• E as incomensuráveis riquezas que as águas do Atlântico
escondem.
• Uma das maiores reservas de petróleo da Europa ,que já vão ser exploradas na costa do Algarve, por companhias alemãs e espanholas.
Reservas de gás natural, que para o consumo de Portugal, dão pelo menos para 100 anos sem precisar de ninguém.
Isto é apenas a ponta do Iceberg que circula pela Internet, somando todos os recursos naturais, Portugal, na sua “dimensão vs potencial”, é possivelmente um dos países mais ricos da UE e é levado à ruína pelos seus governantes, que em vez de explorarem todos esses recursos de forma ordeira e sem interesses pessoais dos executores, ou nada fazem, ou praticamente os oferecem”!
Autor do texto conhecidíssimo
E o que é “fechar as fronteiras”? A jangada de pedra não é, se inclui empresas alemãs e espanholas. E nem discordo que há acordos que, havendo vontade e habilidade, podiam facilmente ir às malvas, só não concordo é que há condições especiais, ou que são necessárias.