Um conto de Natal por Santana Lo(L)pes

amen

(foto: blogue Voar fora de casa)

Vem a foto em cima a propósito de recentes declarações de Pedro Santana Lopes, o primeiro nesta fila de devotos praticantes da palavra do Senhor que, no seu artigo de 17 de Dezembro no Jornal de Negócios, nos trouxe uma bela história de embalar na qual o seu partido têm mais dificuldade de acesso aos grandes grupos económicos portugueses do que o seu congénere socialista. Será um conto de Natal de um homem que reza na companhia de Dias Loureiro, Miguel Relvas e José Luís Arnault? Ou apenas uma perninha eleitoralista com Belém no horizonte?

O ponto de partida do artigo de PSL é a comissão de inquérito do caso BES, relativamente à qual defende que a postura dos sociais-democratas se tem caracterizado por “um tom mais carregado, quer na forma quer no conteúdo” quando comparado com as intervenções dos deputados socialistas. Interrogo-me sobre onde estaria PSL por altura da anedótica comissão de inquérito ao caso BPN, de onde distintos membros do seu partido se safaram com relativa facilidade, com o seu companheiro de orações Dias Loureiro à cabeça, actualmente em luxuoso exílio em Cabo Verde. É que, muito sinceramente, não me lembro do tom carregado dos sociais-democratas quando Oliveira e Costa ria e comia de forma javarda o seu pão com queijo.

De resto fico com a sensação que PSL não estará familiarizado com outros ilustres militantes do seu partido, regra geral antigos governantes, que vêm exercendo cargos de topo nos maiores grupos económicos portugueses e não só (outro dos seus companheiros de oração, José Luís Arnault é actualmente membro do International Advisory Board do insuspeito Goldman Sachs). Mira Amaral, Eduardo Catroga, Rui Machete, Proença de Carvalho, António Mexia, Couto dos Santos, Miguel Horta e Costa, Luís Palha da Silva, João de Deus Pinheiro, Joaquim Ferreira do Amaral ou Marques Mendes são uma pequena amostra dos inúmeros sociais-democratas que exercem ou exerceram funções de gestão e/ou administração dos maiores grupos económicos portugueses. As restantes dezenas de exemplos similares poderão ser encontradas no ecossistema político-empresarial desenvolvido por Pedro Miguel Cruz que vos recomendo vivamente apesar de poder estar já desactualizado. Talvez seja por tudo isto que PSL começa o seu artigo com uma cautelosa referência ao facto de não pretender falar em casos individuais. Podia sair-lhe caro…

Contos de Natal à parte, parece-me que a intenção de PSL com este artigo é muito óbvia: usar a aparente passividade dos socialistas na comissão de inquérito do BES para colar o PS ao PSI-20 enquanto puxa de uma social-democracia em vias de extinção para falar num PSD “sentimental e intelectualmente” ligado às PME’s, aos homens que sobem a pulso na vida e ao cidadão comum que batalha diariamente para sobreviver à tempestade de despedimentos, cortes, aumentos de impostos e desumanização social que o governo por si apoiado tem vindo a promover. O mesmo governo que promove exércitos de boys da jota que em nada se assemelham ao exemplo de Carlos Mota Pinto que PSL tentou colar à actualidade do seu partido num claro insulto à inteligência dos portugueses. Argumento quase tão patético como aquele que usa quando refere o facto de “os capitalistas sentirem um certo fascínio por socialistas e vice-versa“. Nada disso Pedro, os capitalistas servem-se dos socialistas na exacta mesma proporção que se servem de sociais-democratas e centristas. No campo da instrumentalização dos políticos pelos grandes grupos económicos, o bloco central é um partido só. Ilogicamente natural.

Comments


  1. Os da foto, todos juntos, não valem um peido de um homem decente e honesto.

  2. Eu Mesma says:

    Vergonha na cara? Memória? Que é isso no breviário “social-democrata tuga”?
    Sá Carneiro está farto de dar voltas no túmulo…

  3. MJoão says:

    E que mãozinha estará por trás do desmantelamento da Segurança Social e a entrega desses serviços (pagos pelo Estado) às Misericórdias? Este país enoja!

Trackbacks


  1. […] de vampiros (Capitulo 21) por :Ximena Rosario Ramirez AvalosÚltimas noticiasUm conto de Natal por Santana Lo(L)pes – AventarEvent Alert: Taste of Italy, a Night of Italian Food and Wine – Los Angeles MagazineBogota judge […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.