A cruzada pela manipulação da opinião pública


LdI

O Correio da Manhã celebrou o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa com este simpático truque. A cruzada pela manipulação da opinião pública avança, gloriosa, com pepperoni e extra-queijo. Aplausos!

Imagem via Os Truques da Imprensa Portuguesa

Comments

  1. Rui Silva says:

    O associação do CM mais uma vez falha redondamente. Como é que o Dr. Centeno pode mentir?
    Para isso ser possivel, teria que saber os números do OE. Mas ele mesmo se encarregou de demonstrar que os não sabe (https://www.youtube.com/watch?v=PDwyUm9M-5Q)?

    “…o crescimento da economia neste período é de (suspense)…
    2,6 … (risadas nervosas)…corrijam-me lá ….obrigade..(risada nervosa) …e…o défice em 2019 é 08 (interrogativo)…corrijam-me lá…09 (ah, ah ) peço desculpa são muitos números…”

    Como é que este homem pode mentir sobre os números do OE? Isso é simplesmente impossível.

    Podemos estar tranquilos como o passageiro de um A380 que é questionado pelo piloto se a angulação dos flaps para aterrar deve ser de 30 ou 40 graus .

    Tirem-me deste filme.

    Rui SIlva

    • A questão aqui é que a selecção da foto pode ser até aceitável num blogue ou numa página de facebook de uma determinada orientação ideológica, nunca num jornal que devia ter por missão informar de acordo com as regras da deontologia, nomeadamente as que se referem à independência e integridade profissional. Claro que chamar a isto um “jornal” é impossível sem ter uma reacção semelhante à de Mário Centeno na foto.

      É muito simples: no momento de informar, informa-se, não se tenta formar/condicionar opiniões. Mas enfim, a partir do momento, em que um leitor aceita ser condicionado, suas opiniões acabarão por não ser mais que a reprodução da bosta dada à colher pelos órgãos oficiais da propaganda.

      Em relação à sua presente intranquilidade (o que não admira pelo motivo referido acima), espero que se dê conta que já tivemos uma piloto de nome Maria Luis Albuquerque (!!!), se a sua preocupação e o seu espanto é um ministro mentir sobre números e falhar previsões, então…

      • Rui Silva says:

        Caro Fernando Antunes,

        Mas esse não é o ponto.
        A MLA e outros como Vitor Gaspar, Teixeira dos Santos etc falharam previsões que é um dos outputs possíveis, pois, caso contrário , não se lhes chamariam previsões mas dados.
        Aqui o fenómeno é outro, e extraordinário. O individuo não sabe os números das suas próprias previsões. Ou seja, deu a resposta que qualquer transeunte daria se lhe colocassem a mesma pergunta. A competência do individuo ficou mesmo seriamente abalada! O Fernando Antunes fica tranquilo quando o responsável dos destinos das finanças portuguesas ( o nosso dinheiro portanto) esteja a ser gerido por alguém que demonstra uma enorme ignorância sobre um trabalho do qual é responsável?
        Não ficaria mais seguro se em vez desta figura triste, Mário Centeno tivesse respondido assertivamente , e em vez de devolver a pergunta ao jornalista, tivesse simplesmente respondido com os números correctos ?

        Rui Silva

        • joão lopes says:

          não…se a pergunta for feita pelo CM.alias,o CM tem total liberdade de informação,da mesma maneira que os cidadãos,incluindo ministros das finanças,tem direito de não responder a esse jornal(até porque já se sabe que o CM distorce sempre qualquer informação…por falar nisso,quando é que saí a acusação ao socrates,é que isto de andar a pagar a funcionarios publicos,tipo juizes,para produzirem nada até agora,tem que acabar.sai caro aos contribuintes)

          • Rui Silva says:

            João Lopes, sabe porque é que você está errado ?
            Porque numa sociedade livre, quando um politico responde a um jornal/jornalista, não está a responder ao jornal/jornalista. está a responder aos cidadãos (leitores). Por isso um ministro por mais importante que seja está “obrigado” a responder . No tempo de Salazar é que os políticos não eram obrigados a responder à comunicação social.
            Se o jornal distorce as noticias ainda é mais importante que o politico responda claro e sem ambiguidades.

            Rui Silva

  2. Ja nao faltam muitos meses para esperemos sorrir ou chorar com os “prognosticos” do nosso Dezeno. Cada vez mais me faz lembrar outro anterior a ele, o Teixeira Santos ajudante do socrates.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s