Acordaram?


imagem 1 de maio

Acho-lhes uma graça: “As negociações sobre o acordo de livre comércio entre os Estados Unidos e a União Europeia devem ser suspensas devido à relutância de Washington em fazer concessões, defendeu o secretário de Estado do Comércio Externo francês, Matthias Fekl.” E ainda “Esta posição surge um dia depois da Comissão Europeia ter admitido a existência de grandes divergências entre Bruxelas e os Estados Unidos sobre a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP).“, no mesmo artigo.

Como??? “Devido à relutância de Washington em fazer concessões”??? A Comissão Europeia admite a existência de grandes divergências??? E porque é que ainda há duas semanas, aquando da visita de Obama, faziam todos finca pé de que o acordo estava a fazer progressos e deveria ser finalizado ainda durante o mandato de Obama? E que os standards não iriam descer de modo nenhum? E porque é que a simpática comissária europeia para o comércio, Cecilia Malmström – a tal que diz qualquer coisa como que não é aos cidadãos europeus que ela tem de responder – considerou as manifestações de 23.4.16 em Hannover incompreensíveis? E porque é que os média – mormente em Portugal – até agora pouco noticiaram o assunto e na maioria dos casos em registo pró, ignorando todas as tentativas da “Plataforma não ao tratado transatlântico” de fazer chegar informação aos cidadãos? Agora sim, já interessa noticiar, não é? Grande comunicação social!

E quanto a Bruxelas & Co., desde a publicação de alguns documentos reveladores do teor das negociações fornecidos pela Geenpeace Holanda, subitamente, já reconhecem os problemas para os quais os cidadãos andam a alertar há mais de dois anos? E não se consegue avançar devido à relutância de Washington, ou devido ao maciço movimento de protesto por parte dos cidadãos europeus? Confessar isto não daria jeito nenhum, não é? Pois, não andamos todos a dormir na forma, e cada vez estamos mais acordados, por isso também exigimos que o CETA seja discutido e decidido nos parlamentos nacionais. Porque ratificar o CETA é estender o tapete para o TTIP entrar. Mas é a tal coisa, sobre isto não interessa noticiar.

Comments

  1. Ana A. says:

    É uma verdadeira luta de David contra Golias! A ganância vai ser a causa e consequência da extinção da humanidade!

    • Ana Moreno says:

      Também tenho essa suspeita, Ana. Resta-nos oferecer a resistência possível, não poderão depois dizer que não fizemos nada para o impedir. E para nos sentirmos melhor com a nossa própria consciência. No final das contas, estamos a conseguir alguma coisa, cada vez há mais gente “acordada”.
      Saudações cidadãs!

  2. Nightwish says:

    Uma pequena vitória, que seja uma luta para continuar e ganhar. Um grande obrigado.

    • Ana Moreno says:

      Obrigada Nightwish, já está marcado o lançamento da próxima campanha europeia contra o CETA, ainda este mês, bem como manifestações para Setembro. Vamos continuar.

  3. Ana A. says:

    Manuela Ferreira Leite comenta agora na TVI24 e é bastante crítica…

    • Ana Moreno says:

      obrigada pela info, já cheguei tarde, mas óptimo, quanto mais gente melhor. Eu só lamento que tenha sido preciso uma acção bombástica (a sorte que tivemos que a Greenpeace seja tão poderosa!) para que isto fosse falado. Andavam eles a fazer o embrulhinho no maior dos secretismos – mesmo ter-se conseguido que, ao menos os deputados, tivessem acesso aos documentos (em inglês, sob total obrigatoriedade de confidencialidade e sob observação e proibição de tomar notas ou digitalizar) foi uma exigência dos cidadãos depois de muitas, muitas acções de pressão. Como se a transparência não fosse uma premissa da democracia. Foi tudo, mas tudo, tirado a ferros. Se não tivesse sido este movimento de cidadãos, eles tinham mesmo passado tudo e pronto, depois era tarde demais para voltar atrás, pois estes acordos não podem ser rescindidos. E ainda não vencemos a batalha final.

  4. fleitao says:

    Parece que sim, Ana, parece que acordaram. Pelo menos aqui, no Canada, onde não estamos em campanha trumpesca. Há uma grande movimentação da opinião pública, através das redes sociais. O New Democratic Party (NDP) está contra. O Partido Liberal (hoje no governo) está muito balançado e acaba pelo não redondo pois o que houve de negociações, e todas elas à chucha calada, com sucessivas vindas de Merkel a Otava, foram obra do governo conservador de Harper, que deixou uma pesada herança ao país.
    A Ana não chegou tarde, pelo contrário. Eu acredito na força das palavras e penso que um grito de alma é contagioso, acorda as consciências. Foi o caso do seu grito de alarme.Muito desejo que não lhe falte a saúde e a coragem.

    • Ana Moreno says:

      Agora emocionou-me,🙂 ! Obrigada, continuamos e agora mais fortes. A coragem faltou-me um pouco há 3 anos, quando comecei a ler sobre estes planos maquiavélicos e me parecia ilusório conseguir fazer chegar a mensagem às pessoas, de tão complexa e “desinteressante”. Mas felizmente, em vez de ficar a curtir o desespero, procurei em volta e vi que já havia algumas pessoas e grupos a protestar. Juntei-me a eles, fiz a ligação para Portugal e fomos avançando lentamente. Uma alegria intermédia que tivemos, foi termos conseguido atingir em Portugal o quórum de assinaturas necessário para a ICE. 16.500 assinaturas, obtidas por um pequeno grupo voluntário empenhado. Continuámos, entrosando com outras organizações, dando os pequeninos pontos cruz que o voluntarismo permite. Dos média recebemos uma indiferença total, eu diria até, um bloqueio total. O exercício da cidadania não é notícia. E agora recebemos este empurrão fenomenal da Greenpeace, confirmando tudo aquilo que só conhecíamos através de análises e de leaks muito limitados.
      Ainda não estamos onde queremos chegar, mas também é preciso saber festejar para recuperar alento. Cheers!

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s