Preto, ou branco…

Tenho amigos brasileiros, pessoas com quem trabalho, ou trabalhei, que me habituei a respeitar, sem atender às opções políticas de cada um. Sempre que tenho tido a oportunidade, a todos faço a mesma pergunta, Jair Bolsonaro ou Fernando Haddad? Não é possível uma solução menos extremada? Ciro Gomes? Geraldo Alckmin?

Dizem-me que Ciro Gomes não é para levar a sério, parece que o homem tem um historial de gaffes, mas poderá ser considerado de esquerda moderada. Ora moderação é coisa que a esquerda brasileira hoje não tem. Preferem o PT, idolatram Lula da Silva, não aceitam diferente opção. Para eles o sistema judicial e muitos políticos recorreram ao golpe para retirar o PT do poder. A tese que o PT está envolvido na corrupção é uma cabala dos adversários. Tudo é preto, ou branco…
Outros dizem-me que é bem provável que Geraldo Alckmin esteja envolvido na rede de corrupção. Que é fraco. Demasiado brando e tolerante. O país precisa de Jair Bolsonaro para colocar ordem no caos, mandar o exército para a rua, parar com o crime, prender os corruptos. Que a esquerda não é solução, porque o PT se deixou apanhar juntamente com os outros partidos, que faz parte do problema, talvez seja mesmo o maior dos problemas. Tudo é preto, ou branco…
Uns e outros destruíram as pontes e minaram o bom senso. Desconheço quem sairá vencedor na 2ª volta, mas acredito que o Brasil sairá perdedor, porque dividido e pior, metade do país odiando a outra metade. Não estivéssemos no sec XXI eu diria mesmo que uma eventual secessão ou guerra civil não poderiam ser consideradas um cenário improvável. Porque sou optimista, encontro no passado recente do país irmão, dois processos de impeachment. Oxalá que os políticos brasileiros, todos eles, estejam à altura das responsabilidade e não permitam que o país mergulhe em aventuras, sejam elas do tipo chavista, os resultados da experiência venezuelana estão à vista de todos, ou coronel Tapioca, que não têm lugar no sec. XXI…

Comments

  1. Paulo Marques says:
    • Fernando Manuel Rodrigues says:

      Acha mesmo que a Telesur é uma fonte fidedigna?

      “Telesur (estilizado como teleSUR) es un canal de televisión multiestatal de noticias con sede central en la ciudad de Caracas, Venezuela.1​ Opera bajo el nombre legal de Televisión de Sudamérica C.A. Fue fundada en enero de 20052​ bajo la jurisdicción del Ministerio del Poder Popular para la Comunicación y la Información de Venezuela, inició sus transmisiones el 24 de julio de 2005 desde el Teatro Teresa Carreño de Caracas, capital de Venezuela”

      • Paulo Marques says:

        Ó não, que horror!

        https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/G18/239/31/PDF/G1823931.pdf?OpenElement

        E isto não é para dizer que o Maduro, ou até o Chávez, sabem muito bem o que fazem, mas isso na eurolândia também não tem nada de extraordinário.


        • Obrigada pela sua indicação do link da TELESUR, Paulo Marques.

          E acabei de ler este comentário que corresponde ao que eu quereria escrever aqui, e não pretendendo plagiar mas por preguiça e falta de tempo … copy e paste, com um abraço bolivariano para a autora Dalia Vargas :

          “…Y esto no solo debe aclarar la verdadera situación que pasa Venezuela u otro país que quiera liberarse de la dependencia económica impuesta por el imperio, sino , también debe de responsabilizarse como crímenes de lesa humanidad a los responsables que afectan a millones con sus bloqueos y difamaciones, con sus magnicidios y guerra de quinta generación para lograr el control total: medios de información masivo; sistemas financieros como el FMI, el BM, la FED; bloques como la OTAN y los grupos de sicarios; y una quinta columna que trabaja solapadamente para el imperio en cualquier país “

  2. ZE LOPES says:

    Ou seja: o cinzento, assim tipo pardo, é uma cor tão linda! Porque é que o pessoal não a quer, carago! Se fosse na China, era tudo obrigado e estava feito!

    Lembra aquele ditado francês: “Le gris est une couleur tant belle, les hommes est que donne cap d’elle”.

  3. Carlos Almeida says:

    “Ora moderação é coisa que a esquerda brasileira hoje não tem. Preferem o PT, idolatram Lula da Silva, não aceitam diferente opção. ”

    Mas o PT de Lula, um partido de Centro Esquerda, na área da Social Democracia é a esquerda.?

    Só poderá parecer de esquerda no confronto com os Jagunços e Coronéis da extrema direita que sempre dominaram o Brasil. Agora não são Coronéis, é um “capitão”, que de resto é apenas um pau mandado dos Donos Daquilo Tudo, com o conluio de alguns “Bata Preta” corruptos.

    Para a direita, lá como cá é tudo dominado pela esquerda e negam sempre aquilo que sempre foram. Não conseguem governar e ter o poder, sem ditadura

    Agora até há um movimento de fundo, tentando convencer as pessoas desinformadas, que Salazar não foi fascista, pois o partido fascista era o partido do Mussolini


  4. Esquerda moderada? No fim das contas só haverá comunismo ou fascismo – trabalho ou capital. Essa esquerda moderada cria expectativas douradas que não concretizam – o que concretizam é uma esmola para o trabalho e o filet para o capital. Expectativas frustradas que abrem caminho ao fascismo, que é o recurso do capital para se manter no dominio. Do outro lado só poderá haver comunismo.

  5. VICENTE DE PAULO PINHEIRO says:

    O pt não é um simples partido político, é uma organização revolucionária que pretende implantar uma ditadura comunista no Brasil da forma como foi feita na Venezuela. O voto em Bolsonaro é simplesmente para evitar que isso aconteça .

    • ZE LOPES says:

      Tá bem abelha! Mas cuidado com o glifosato que é um dos principais componentes do Bolsonaro! Não diga que não foi avisado!

    • Carlos Almeida says:

      A direita usa sempre os mesmos argumentos.
      “O pt não é um simples partido político, é uma organização revolucionária que pretende implantar uma ditadura comunista no Brasil”
      Sempre fez isso no passado com os militares no Brasil, tal como no Chile e Argentina. Agora não usa os militares mas fazem o mesmo com os “bata pretas” corruptos.
      Os métodos democráticos só lhes servem quando conseguem andar a iludir as pessoas com o controle dos media, principalmente rádios e Tvs. Mas quando estas se não deixam enganar pelas historias da carochinha das telenovelas e percebem bem o que está em causa, aí os métodos democráticos acabam. Ou entram os jagunços e coroneis como no passado ou entra um “pau mandado”.como o Bolsonaro.
      Que a classe média do Brasil se preste a essa farsa, é prova da sua submissão aos “DONOS DAQUILO TUDO”.

    • Paulo Marques says:

      Nem o Lula nem o Chávez se aproximaram do comunismo, juízo pá. Isso nem deixa espaço para a China, quanto mais.

      • Carlos Almeida says:

        Já tinha dito isso atrás noutro post, que aqui repito:

        “Mas o PT de Lula, um partido de Centro Esquerda, na área da Social Democracia é a esquerda.?

        Só poderá parecer de esquerda no confronto com os Jagunços e Coronéis da extrema direita que sempre dominaram o Brasil. Agora não são Coronéis, é um “capitão”, que de resto é apenas um pau mandado dos Donos Daquilo Tudo, com o conluio de alguns “Bata Preta” corruptos.”

  6. Luís Lavoura says:

    Uns e outros destruíram as pontes e minaram o bom senso.

    É o mesmo que na política dos EUA.

    • António de Almeida says:

      Verdade meu caro, no entanto acredito que os EUA sairão deste problema muito antes do Brasil.

      • Paulo Marques says:

        Com um partido vendido ao racismo e ao 1% dos capitalistas e outro a especuladores financeiros e sanguessugas do estado, fia-te nisso.

      • ZE LOPES says:

        O problema é que não há dinheiro para pagar a passagem de avião a V. Exa! De outro modo, o problema até já estaria resolvido. Burocracias, é o que é!

      • Carlos Almeida says:

        “acredito que os EUA sairão deste problema muito antes do Brasil.”

        Mas qual problema ?
        Há algum problema para os que sempre dominaram no Brasil ? Que sempre detiveram o poder, à custa das maiores patifarias e crimes e que agora se estavam a sentir ligeiramente ameaçados.
        Essa gente nem problemas de consciência tem.
        Conseguiram trazer a classe media para o lado deles, mas esta vai arrepender-se rapidamente

      • ZE LOPES says:

        Já agora, tenho uma dúvida: V. Exa. queria dizer sairão ou sairam? É muito importante! Tem tudo a ver com a compra do bilhete de avião! Ou será bilhete de aviam? Este achordo ortographico…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.