Preocupações com a estrema-direita

Le Pen, Áustria, Bolsonaro, só para enumerar três. Muitas preocupações, justas, com que se tem passado e com o que pode vir a acontecer. Mas observo amiúde que há muitos olhos que se fecham perante o que se passa na América. A extrema-direita está no poder numa das nações mais importantes do mundo. Trump é o fascista, ou lá o que lhe queiram chamar, que chegou ao poder. Fica a lembrança, para que não se vista a cara de estadista preocupado num lado e se faça de conta que nada se passa no outro.

Comments

  1. JgMenos says:

    Se a esquerda se lembrasse que anda há anos a promover a extrema -direita com as suas cretinices e o seu corretês idiota, preocupada com grupos que quer privilegiar e esquecendo as maiorias…

    • Agostinho Lisboa says:

      iniciou a concluir bem mas acabou a justificar mal. A idiotice da esquerda tem sido manter vivas as políticas e o modelo social do capitalismo.

    • ZE LOPES says:

      Não há palavras! Mais um título para JgMenos: DET (Dono da Esquerda Toda)! Ó égua!

    • Carlos Almeida says:

      O caro JgMenos é capaz de ter razão no que diz, mas o grupo de que chama “esquerda” não o é na realidade e o caro JgMenos sabe-o bem. O grupo que acusa, é o mesmo grupo a que a direita deve favores, por ter defendido os seus interesses em 75. Essa “esquerda”, cujo lider na altura e agora já falecido, disse que o “Salazar não era fascista”, foi o grande apoio dos grandes grupos económicos, incluindo o do “Dono disto tudo” a quem entregou de mão beijada muito dinheiro a partir de 76.

      Pois é, estou a ver que o caro JgMenos, quer “o Sol na Eira e a Chuva no Nabal” ou então
      Ainda se não consegue fazer omoletes sem partir os ovos. É uma pena

  2. Fernando Antunes says:

    A direita percebeu, muito antes da esquerda, que, contrariamente às frases-feitas das opiniões publicadas dos comentaristas do regime, as eleições não se ganham ao centro.

    Para evitar o flagelo Trump, havia uma solução simples, Bernie Sanders. O Trump perdia logo a aura anti-establishment, deixava de se poder alimentar dos emails da Hilary e das hashtags #crookedhillary. O Bolsonaro é a mesma coisa: as pessoas votam nele porque acham que é anti-sistema, o que é falso, pois ele é a verdadeira cara do sistema capitalista. Contra isto, a esquerda só tem é que voltar aos princípios ideológicos que abandonou, por completo, nos anos 90. Tem que acordar.

  3. Miguel Bessa says:

    Depois as pessoas normais olham para os nomes chamados a Trump em 2016, olham para os resultados e pensam se aquilo é fascismo venham de lá mais fascistas como aquele.
    (Crescimento econômico, desemprego em baixo, não há nenhuma prometida guerra, aprovação em mais de 50%. Do outro lado acusações sem a mínima corroboração)

    • ZE LOPES says:

      Bota samba!

      Jair,
      Bolsonaro!
      Diz que pensa,
      Mas é muito, muito raro!

    • Paulo Marques says:

      Crescimento anémico, emprego precário, salários que não mexem, saúde e educação a subir, dívida privada insustentavelmente alta, negócios empreendedores a fechar graças a tarifas, nomeação de um alcoólico mentiroso para o supremo tribunal, crescimento planeado do défice (não que fiquem sem dinheiro) para fomentar a desigualdade económica e acima de tudo os negócios da família do presidente, manifestações às claras de racistas, separação de crianças dos pais à força, fractura do país em dois campos… é, uma maravilha de presidência.

  4. j. manuel cordeiro says:

    Olha, o título tem um bug. Mas até bate certo como está.

  5. E. Monteiro says:

    Pois, “Trump é o fascista, ou lá o que lhe queiram chamar, que chegou ao poder” não tendo ainda invadido nenhum país ou fomentado o caos e a destruição de outros, a coberto de determinado exército islâmico e de certa primavera, sem dúvida árabe. E, sendo assim, ainda não deu dinheiro a ganhar à indústria do armamento e às empresas que, depois de destruídos os países, tomam a cargo a sua reconstrução. Fascista, portanto.

  6. JgMenos says:

    Os esquerdalhos quando se sentem ameaçados adoram convencer-se que a solução é a instauração do socialismo.
    Mas desde quando é que vulgares chulos do capitalismo são capazes de instaurar o socialismo?

    • Carlos Almeida says:

      O caro JgMenos está a ficar um “radical esquerdista”. está a fazer concorrência ao grande educador do Povo o “camarada Arnaldo de Matos”.
      Mas como dizia a minha avozinha: quem te conhecer que te compre !

    • Paulo Marques says:

      E desde quando é que alguém espera que o Costa seja muito diferente do Coelho?


  7. ” estrema-direita” : divisória ou limites na direita ?? !

    ; ) he, he, he…….


  8. Descanse e durma tranquilo pois o sol irá continuar a nascer, a noite a cair e as normais tragédias da vida a acontecer e serem ultrapassadas. Entretanto todos teríamos a ganhar se a “esquerda” perdesse tiques totalitários (e por consequência fascistas), ganhasse o gosto pela liberdade de opinião e expressão e se habituasse à ideia de que a democracia permite amplitude de opções mais vasta do que o seu próprio quintal… Seria também muito bom que não quisesse pensar pelos outros ou insultar os votantes com pensamento divergente, até porque todos eles sabem muito bem que o processo democrático tem em si mesmo as respostas para escolhas erradas na alternância que permite… Keep calm e não tenha tentações fascistas…

  9. Paulo Marques says:

    Havia qualquer coisa nesta história que não me parecia bem, sendo a história de chamar Drumpf fascista (ao contrário de outros). Há coisas que não batem inteiramente certo, seja a nível social ou económico.
    Então hoje estava a ver um vídeo sobre história e fez-se uma luz. O homem é um puro mercantilista parado no tempo há pelo menos 300 anos – as tarifas, as guerras comerciais com ameaça de guerra, as profissões mais importantes serem precárias, os benefícios aos empreendedores são todos em nome da classe – o resto é incidental e raiva a quem está contra o presidente sol.
    E, já agora, o primeiro parágrafo devia ser “Le Pen, Kurz, Bolsonaro”, o degenerado tem nome.


  10. Porque será que o meu comentário foi apagado?

    Só dizia: “E os inconvenientes desta solução são…???

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.