As palas

Para um conjunto de pessoas, a ascensão do facho que faz a preferência dos brasileiros deve-se a Lula e ao PT. João Miguel Tavares faz parte da trupe, afirmando que “Bolsonaro é uma erva daninha que foi diariamente regada por um PT profundamente corrupto, que os brasileiros (à excepção dos nordestinos) querem hoje ver para trás das costas.”

Para esta gente, o golpe de Estado que depôs Dilma, para colocar no seu lugar um corrupto de todo o tamanho não é chamado para estas contas. A ausência de um partido credível que possa servir de alternância não interessa.

A conclusão do ilustre cronista é que a corrupção é de esquerda, assim podemos inferir.

Bolsonaro é uma erva daninha que foi diariamente regada por um PT profundamente corrupto, que os brasileiros (à excepção dos nordestinos) querem hoje ver para trás das costas. A esquerda brasileira demorou muito tempo a perceber isso. A portuguesa ainda não percebeu. A corrupção mata os regimes democráticos. Está a acontecer no Brasil. Era bom que não viesse a acontecer em Portugal. [JMT]

Sai um par de orelhas ali para o canto, s.f.f.

Comments

  1. Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

    João Miguel Tavares vive no planeta Observador, que é assim uma espécie de arauto … do que lhes interessa.
    Quem escreve … “A corrupção mata os regimes democráticos. Está a acontecer no Brasil. Era bom que não viesse a acontecer em Portugal” demonstra uma profunda ignorância sobre o que é a corrupção e, mais concretamente, a forma como ela se manifesta nas terras lusas.
    É manifestamente um colunista “Observador” munido de uma garrafa com puríssima lixívia que vai usando para branquear o panorama da corrupção lusitana.
    Com tal associação entre o PT e Bolsonaro, estranho não o ver responsabilizar Obama pelo facto de Trump estar no poder…
    Esta será mais uma manigância do seu lado “Observador” … que vai lixiviando a seu bel prazer.

  2. Paulo Marques says:

    A culpa do PT, tal como a de Obama, é a de fazer compromissos com o pior do capitalismo.

    “Sim, o PT tem culpa por Bolsonaro. Não foi agora, foi antes. E não foi por ser socialista. Foi porque acreditou que, no Brasil, é possível redistribuir sem irritar ninguém. Manteve uma estrutura económica terceiro-mundista e extrativista, totalmente dependente dos preços das matérias primas. Não aproveitou as manifestações de 2013 para dar salto maior. Não percebeu que o sistema judicial brasileiro é tão corrupto como todo o sistema de poder e que as portas que foram abertas para o justicialismo seriam usadas apenas contra si. Não quis mudar o sistema partidário e político que tem na compra de deputados a única forma viável de fazer maiorias. Não conseguiu fazer alianças à esquerda, do PSOL ao PDT. Não limpou o partido de todos os corruptos e até os manteve nestas eleições. E acreditou que podia governar com o que de pior existe no Brasil, não percebendo que na primeira oportunidade seria devorado por aqueles que meteu no seu Governo. Ninguém agradeceu ao PT a moderação e ela não impediu que a direita agitasse o fantasma da Venezuela. Mas que não se faça confusão nas responsabilidades: quem abriu os portões do Planalto a um fascista foi quem apostou na política de terra queimada.”

    — Daniel Oliveira

    • Rui Naldinho says:

      Esse texto do Daniel Oliveira é muito bom, na verdade. Descreve bem e de forma sucinta como os ditos Sociais Democratas têm enterrado muita das expectativas e esperanças dos seus eleitores, num verdadeiro fiasco.

  3. JgMenos says:

    « destruí a virtude e tereis tirado à corrupção o freio mais poderoso.
    Se a força do governo popular é, em tempo de paz, a virtude, a força do governo popular em tempo de revolução é ao mesmo tempo a virtude e o terror; a virtude. sem a qual o terror é coisa funesta, o terror, sem o qual a virtude é impotente»

    O PT envergomharia o autor.

    • ZE LOPES says:

      Um dos grandes problemas do citado discurso é ter sido proferido por um gajo chamado Maria João. Não sabia é que era brasileiro e logo do PT. É caso para dizer: “Dilma com quem andas e dir-te-ei quem és”.

      Pelo que se sabe, terá morrido na cadeia por ter bebido uma caipirinha envenenada. Não haverá aqui tentáculo de Lula? É caso para Temer!