
As credenciais de Jim Acosta, da CNN, para acesso à Casa Branca deverão ser restauradas, determina juiz [NYT]
Entretanto, Timothy J. Kelly, juiz do Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Washington, ordenou que a administração de Trump restaurasse as credenciais de imprensa de Jim Acosta, dando à CNN uma primeira vitória no seu processo contra o presidente e os membros de sua administração. Foi uma espécie de providência cautelar enquanto o caso não é julgado nos tribunais.
“Quero enfatizar a natureza muito limitada desta decisão”, referiu o juiz, citado pelo NYT, e esclarecendo que não se destinava a consagrar o direito de acesso dos jornalistas. “Não determinei que a Primeira Emenda tenha sido violada aqui.”
Além de dizer que a Casa Branca não conseguiu explicar o processo de revogação do passe de imprensa, segundo o NYT, o juiz Kelly criticou também o governo pela falsa alegação de que Acosta havia colocado as mãos na estagiária da Casa Branca durante a entrevista colectiva. São alegações “provavelmente falsas e pelo menos parcialmente baseadas em evidências de precisão questionável”, disse Timothy Kelly.
Entretanto, a administração Trump continua o seu ataque à imprensa. Primeiro, afirmando que vão estabelecer regras de conduta, o que poderá ser uma forma simples de amansar a imprensa. Depois, ao saber-se a decisão do tribunal, Sarah Sanders afirmou que se Acosta não consegue ser um adulto ,’CNN precisa enviar outra pessoa. Por fim, Trump disse, numa entrevista à Fox News, que se Acosta “se comportar mal” numa futura conferência de imprensa “expulsá-lo-emos ou interromperemos a conferência de imprensa”.
Assim vai andando a liberdade de imprensa nos Estados Soviéticos Unidos da América.
Nota: O Público notícia a desavença assim:
Quando o correspondente da CNN tentou fazer uma pergunta sobre a investigação às suspeitas de interferência russa nas presidenciais de 2016, o Presidente disse “já chega” e deu ordem para que fosse retirado o microfone ao jornalista. [Público, 16/11/2018]
Apesar de esta parte do relato ter existido, o desacato começou com a questão da caravana. Tal como se pode ouvir no vídeo, logo que Acosta falou na caravana, Trump disse “Here we go”. E a partir daí foi sempre a piorar.
Fox News favorece Trump, CNN e MSNBC favorecem Clinton, o Obama.
Mas j. manuel cordeiro só vê o favorecimento que lhe interessa…
Não era má ideia ler o que se escreveu quanto aos anteriores antecessores deste presidente. De qualquer das formas acho curioso colocar Trump no mesmo patamar dos outros.
O que se escreveu aqui no Aventar assim de tão negativo de Obama ou Clinton?
Aos leitores aconselho apenas que utilizem a pesquisa disponível neste blog e tirem as conclusões que entenderem…
De qualquer das formas acho curioso o j. manuel cordeiro querer fazer acreditar que a figura Trump é o problema e não um sintoma de um regime decadente. E isso de colocar Trump no mesmo patamar dos outros, Trump ainda não começou nenhuma guerra o mesmo não se pode dizer de Bush e Obama…
Obama, o tal que detém o recorde de deportações.
Clinton, a tal que queria construir um muro entre os EUA e o México em 2006.
Obama e Clinton, os tais que recebem milhões da Goldman Sachs e dos decapitadores sauditas.
Mas eles são tão diferentes de Trump!!
Sem dúvida j. manuel cordeiro, muito curioso…
Ou seja, o Trump é virtuoso, porque os outros também são maus. E eu tenho um primo que é maior que o teu e quem diz é quem é, toma!
Trump não é virtuoso, Trump faz parte da oligarquia norte-americana como Clinton e Obama, e nem o j. manuel cordeiro e nem outros do Aventar verdadeiramente combatem Trump ao se focarem no indivíduo em vez no que o criou…
Não levem a mal a minha insistência neste assunto, mas acho que o Aventar está a contribuir para alienação ao insinuar que basta tirar Trump da Casa Branca e tudo volta à boa normalidade, os EUA estão mal muito antes de Trump ter chegado à presidência, e os Clinton e Obama, os “Democratas”, contribuíram decisivamente para esse mal…
Criticar o Trump não é o mesmo que defender os antecessores ou o sistema que oa criou. Ser presidente dos Estados Unidos, na minha opinião, corresponde a ser um malfeitor, passe o simplismo. De qualquer modo, não me lembro de ver tanta estupidez e tanta pulsão ditatorial explícita na Casa Branca, nem no tempo do Bush mais novo, que não era propriamente um rapaz inteligente.
“O que se escreveu aqui no Aventar assim de tão negativo de Obama ou Clinton?”
Lamento desiludi-lo, mas não controlo a porcaria que os outros fazem. Se este idiota que agora está lá é pior do que os outros, não é culpa minha.
“De qualquer das formas acho curioso o j. manuel cordeiro querer fazer acreditar que a figura Trump é o problema e não um sintoma de um regime decadente.”
Atribui-me coisas que não disse. Não lhe fica bem 🙂
“E isso de colocar Trump no mesmo patamar dos outros, Trump ainda não começou nenhuma guerra o mesmo não se pode dizer de Bush e Obama…”
Há muito tipo de guerras e Trump já iniciou várias. Sobre conflitos armados, vamos esperar para ver. O homem ainda tem 2 anos à frente.
«Não levem a mal a minha insistência neste assunto»
Ninguém leva mal, não se preocupe.
«mas acho que o Aventar está a contribuir para alienação ao insinuar que basta tirar Trump da Casa Branca e tudo volta à boa normalidade»
O Aventar, como explicámos noutro post, não existe num sentido colectivo. Há autores e estes emitem as suas opiniões individuais. A mim nunca me viu sugerir que tudo volta à normalidade tirando Trump de lá. Mas fica menos mau, é o que penso.
Agora, o que me preocupa nesta sua argumentação sobre essa tal alienação é a alternativa. E esta seria nada dizer sobre as maluqueiras que este ser está a fazer? Não me parece.
E quando Obama bateu o recorde na perseguição de whistleblowers (denunciantes), e quando Assange começou a ser perseguido, e quando Chelsea Manning foi torturada nessa altura os EUA já eram soviéticos ou só começaram a ser soviéticos com Trump?
….tudo isso é igual a caca ou de porco ou de gente ou de cão, é caca e pronto .