Os atuados, a toada e os acentuados

Depois do atuado ortográfico, da toada de Portalegre e do «acentuado arrefecimento nocturno», eis «a tendência de queda acentuada».

Comments


  1. …”De facto, tendo em conta o “portuguez lingua escripta” (denominação cunhada em 1881 por Francisco Adolfo Coelho) do tempo de Gonçalves Viana e Leite de Vasconcelos, nunca lhes ocorreria ao lerem uma forma atuado que esta pudesse ser um actuado despojado do seu cê.
    Todavia, isso acontecerá a um leitor de português na actualidade, afectado pela imposição do AO90 e levado a fazer uma interpretação errada de uma palavra portuguesa, neste caso, de uso dialectal.,,,”

    Que pena não ter actuado no tempo certo com o seu saber e conhecimento e circunstâncias favoráveis a que não se tivesse permitido compactuar neste aborto ortográfico forçado da língua portuguesa forjado por gente e critérios de mediocridade cultural e outros interesses obscuros.

    Mas não desista, ainda não há muito tivemos ocasião de assistir à opinião sábia de nomes da nossa cultura literária :

    https://rr.sapo.pt/noticia/76838/teolinda-gersao-novo-acordo-ortografico-foi-a-maior-estupidez

    em que escritora Teolinda Gersão questiona sobre a aplicação do Acordo Ortográfico e pergunta: “Porque é que vamos apagar a nossa identidade? A troco de quê?” A autora conclui que “um acordo que está a ser negociado há 30 anos é porque falhou!”

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.