Blogopédia – Dicionário da Blogosfera (Pedro Beça Múrias)

Abandonamos por um dia a sequência alfabética da Blogopédia – Dicionário da Blogosfera por razões que, em nossa opinião, se justificam inteiramente. A morte de Pedro Beça Múrias, aos 47 anos, apanhou todos de surpresa. Todos aqueles que insistem em olhar para a morte como se não fosse o mais natural que há na vida.
Este post é a humilde homenagem do Aventar a um companheiro de bloga que agora parte.

P

Pedro Beça Múrias – Jornalista, nasceu em 1963 em Lisboa. Trabalhou em vários jornais e revistas, como O Jornal, o Se7e, Jornal de Notícias, Semanário e Sábado. Recentemente, trabalhava no Rádio Clube Português.
Publicou em Fevereiro de 2010 o livro «Crónicas da Sala de Espera» – setenta crónicas escritas entre Janeiro e Abril de 2009 para o Rádio Clube Português durante os tratamentos que fez antes de uma operação para remover um tumor no recto.
Uma doença que, segundo o próprio, mudou a sua vida, ao ponto de passar a dedicar-se de alma e coração às causas oncológicas e de criar no Facebook o grupo «Pessoas que não gostam de pessoas que despedem doentes de cancro».
De si próprio, dizia que gostava tanto de escrever como de fotografar. «Não sei, de facto, do que gosto mais de fazer, se fotografar, se contar por palavras o que vejo e sinto.»
Fez parte do blogue colectivo Albergue Espanhol, onde escreveu o seu último texto a 5 de Março de 2010, descrevendo um telefonema de Pinto Balsemão para sua casa na altura em que era primeiro-ministro.
Fez também parte do blogue colectivo Emoções Básicas, onde dava azo às suas mais íntimas reflexões. Nesse blogue, escreveu o seu último post no dia 16 de Outubro, com o título «Exposição tenta compreender como Hitler se tornou o salvador dos alemães».
Alguns dias antes, a 5 de Outubro, publicara o texto «Masturdating», que terminava com a frase «Quem amou o homem que foi só a enterrar?»
Morreu em Cascais no dia 20 de Novembro de 2010.

A entrada de Pedro Beça Múrias já está disponível para edição na plataforma Wiki da Blogopédia.

Comments


  1. Só duas coisas (1) O Pedro nasceu a 2 de Maio de 1962 e (2) recentemente não trabalhava no RCP: http://cronicasdasaladeespera.blogs.sapo.pt/7236.html

  2. Ricardo Santos Pinto says:

    Ter-me-ei explicado mal, Ana Matos Pires. «Recentemente» antes de ser despedido e o RCP encerrado, claro.
    Quanto à data de nascimento, obrigado pela correcção.

Trackbacks


  1. […] Pedro Beça Múrias. Ler Aqui, no Albergue, e aqui, no […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.