Testes intermédios

Decididamente está tudo maluco. Ou não.

Exercício 4 do teste intermédio de matemática (9ºano)

A grande pergunta, aquela que todos fazem nas escolas é: mas o que é que o Ministério da Educação deseja com este tipo de provas?

Já aqui se procurou equacionar as dificuldades dos alunos em torno da prova de aferição de matemática do 4º ano (antiga 4ª classe).

Questões essas, comuns às que se colocam em relação à prova de matemática do 9º ano (Teste Intermédio: versão 1 | versão 2).

E o mais espantoso é que tudo isto é feito quando boa parte dos alunos do 9º ano não trabalhou no 3º ciclo (7º, 8º e 9º) com os novos programas. Ou seja, o teste intermédio foi feito tendo como suporte a organização e as abordagens que os novos programas sugerem. Acontece que há imensos alunos que trabalharam na “lógica” anterior.

Será que o Ministério quer encontrar argumentos para justificar mudanças?  Algo do tipo: “As políticas seguidas até aqui deram nisto, temos que mudar…”

Ou querem apenas transmitir um mensagem de mais exigência, usando os alunos como cobaias?

Ou será que é apenas incompetência?

Nota: como desafio, não me vou atrever a sugerir que realize a prova. Mas, passe os olhos pelo seu conteúdo e depois talvez fique com uma ideia diferente sobre a nossa juventude.

Comments

  1. Afonso Jorge says:

    Penso que seja uma imensa incompetência,


  2. Bom, eu não sou professor e não sei nada de pedagogia. Depois, não tenho grande ideia da matéria do nono ano e os cadernos desse tempo estão bem longe. Tendo em conta o anterior, não vejo qual é o mal em termos testes muito exigentes (se bem que não creio que o exemplo da imagem deste post possa ser considerado exigente). Certamente não é com problemas triviais que se pode avaliar um puto.

  3. Paulo Gomes says:

    Quais são as questões deste teste que não podem ser resolvidas com base nos “antigos” programas? Seria bom os críticos apresentarem casos concretos.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.