Günter Grass, 1927-2015

O filme tem as suas limitações, mas O Tambor é, de longe, o romance onde se desenhou a nazismo até ao mais delicado detalhe, uma perfumaria de pormenores. Obrigado, Günter Grass.

Comments

  1. Rui Silva says:

    Sim ele seria uma pessoas indicada para descrever os detalhes mais finos, uma vez que viveu por dentro do regime, nomeadamente nas SS (Schutzstaffel ) do partido Nazi.

    cumps

    Rui Silva

    • Pois viveu. Onde se demonstra que há vida depois do arrependimento.

      • Rui Silva says:

        Concordo plenamente consigo. Ocorreu-me agora também o caso da Zita Seabra ( Foi Assim ).
        cumps
        RS

        • Tem tudo a ver: ambos deixam uma vasta obra literária.

          • Rui SIlva says:

            Mais uma vez concordo consigo, o talento de Grass é de outra dimensão artística, comparável talvez um Céline, um Hamsun, ou no cinema, se quisermos ir para outras artes, a uma Riefenstahl etc.
            Enquanto Zita Seabra é uma simples comunista arrependida.

            Cumps

            RS

          • Além da diferença etária, quando a Zita decidiu ganhar a vida já tinha mais que idade para ter juízo, o talento do Grass pode ser comparado ao do Céline, e não a autores menores.
            Puxar a brasa à ideologia, como se por exemplo Céline lá por ter sido politicamente o que foi deixasse de ser um dos grandes de sempre da História da Literatura (e o meu escritor favorito), é confundir arte com artista. Uma asneira notável.

  2. joao lopes says:

    é um fetiche sexual esta historia de andar sempre a falar do comunismo,em qualquer assunto.pior do que isso é misturar tudo.por sinal o knut hamsun começou com o “fome” que foi lido pelo john fante(que adorou) que entretanto foi adorado e bastante divulgado pelo charles bukowski,que era por sua vez endeusado pelo tom waits e foi atraves deste ultimo que eu conheci e li todos os escritores acima referidos.misturar tudo isto com uma tal de zita seabra é no minimo imbecil e revelador de quem insiste sempre…no mesmo fetiche sexual

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.