O filme tem as suas limitações, mas O Tambor é, de longe, o romance onde se desenhou a nazismo até ao mais delicado detalhe, uma perfumaria de pormenores. Obrigado, Günter Grass.
Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar.
O filme tem as suas limitações, mas O Tambor é, de longe, o romance onde se desenhou a nazismo até ao mais delicado detalhe, uma perfumaria de pormenores. Obrigado, Günter Grass.
Um longo monólogo, com muitos gestos e fundo musical E o colega com bichinhos carpinteiros. As perguntas que já não se fazem, colocam-se. Uma confusão de pessoas e de nomes. No afã de interromper e de falar por cima, quase saía um cinquenta por cento, em vez de trinta.

Dos Tradutores Contra o Acordo Ortográfico
“Costuma dizer-se que quem não chora não mama. Ah, esperem, não é isso”.
#abortoortográfico #anedótico #ridículo #línguadescaracterizada #revogação

O Bochechas é um castiço.
—Diogo Hoffbauer
Estive contigo há mais de 30 anos nas grades do Coliseu.
Agora é só descer a rua. Anda!
“A maior parte da música é uma merda”
–-Mário Barreiros
“Isto é muito confuso para a tua cabeça”
—Jorge Jesus
“Não está em causa o direito à opinião, está em causa o relativismo opinativo”
—Ana Cristina Leonardo
Mourinho é uma recente prova viva de que as derrotas não são inevitáveis, coisíssima nenhuma. E o jornalista da Cadena SER ficou sem resposta à altura e, pior, sem a informação.

Os africanos invadiram África. Ele há cada coisa…
É verdade. Escreveu aquele “agora facto é igual a fato (de roupa)” e nunca se retractou.

Foto:Paulo Novais/Lusa
The Guardian. O que interessa é a arte, a arte, a arte!

(Foto de Francis Goodman/Getty Images)
Segundo EUA e Israel, o Irão está militarmente obliterado. Na realidade, há mísseis iranianos a atingir localidades de Israel (que tem das melhores defesas aéreas do mundo), além da península arábica.
Falta pouco para Trump dizer que acaba esta guerra com um telefonema.
Subida exponencial do preço do petróleo, aumento da inflação e das taxas de juro, perda de poder de compra, perigo de incumprimento nos créditos bancários, tudo em ambiente de forte especulação e de bolha imobiliária. Onde é que eu já vi isto?!
diz Santana Lopes. Pois. Mas só uma pessoa escreveu «agora “facto” é igual a fato (de roupa)». Uma.
Vinícius Jr. “incluiu a Seleção Nacional no lote de favoritos à conquista do Mundial 2026“. Lembrete: ‘selecção’ ≠ ‘seleção’.
Efectivamente, no Expresso: “Enfermeiro nomeado para coordenador da Estrutura de Missão para as Energias Renováveis deixou o cargo quatro dias depois da nomeação ter sido publicada“.
É possível lermos, num artigo de Jorge Pinto, “um partido que defende a política assente na ciência e nos dados” e a indicação “O autor escreve segundo o acordo ortográfico de 1990“? É.
Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.
Sim ele seria uma pessoas indicada para descrever os detalhes mais finos, uma vez que viveu por dentro do regime, nomeadamente nas SS (Schutzstaffel ) do partido Nazi.
cumps
Rui Silva
Pois viveu. Onde se demonstra que há vida depois do arrependimento.
Concordo plenamente consigo. Ocorreu-me agora também o caso da Zita Seabra ( Foi Assim ).
cumps
RS
Tem tudo a ver: ambos deixam uma vasta obra literária.
Mais uma vez concordo consigo, o talento de Grass é de outra dimensão artística, comparável talvez um Céline, um Hamsun, ou no cinema, se quisermos ir para outras artes, a uma Riefenstahl etc.
Enquanto Zita Seabra é uma simples comunista arrependida.
Cumps
RS
Além da diferença etária, quando a Zita decidiu ganhar a vida já tinha mais que idade para ter juízo, o talento do Grass pode ser comparado ao do Céline, e não a autores menores.
Puxar a brasa à ideologia, como se por exemplo Céline lá por ter sido politicamente o que foi deixasse de ser um dos grandes de sempre da História da Literatura (e o meu escritor favorito), é confundir arte com artista. Uma asneira notável.
é um fetiche sexual esta historia de andar sempre a falar do comunismo,em qualquer assunto.pior do que isso é misturar tudo.por sinal o knut hamsun começou com o “fome” que foi lido pelo john fante(que adorou) que entretanto foi adorado e bastante divulgado pelo charles bukowski,que era por sua vez endeusado pelo tom waits e foi atraves deste ultimo que eu conheci e li todos os escritores acima referidos.misturar tudo isto com uma tal de zita seabra é no minimo imbecil e revelador de quem insiste sempre…no mesmo fetiche sexual
O reductio ad comunistorum está muito na moda. Nem percebem que estão a beber do seu próprio veneno.