Manifesto a favor da livre escolha

Augusto Nogueira

De repente, perante as aleivosias e sandices, os ressabiamentos e os extremismos que eu julgava estarem ultrapassados na nossa sociedade,
decidi publicar uma brincadeira que escrevi no outro dia. É o…

MANIFESTO A FAVOR DA LIVRE ESCOLHA PORQUE eu sou eu…e escolho a Escola do meu Filho!

Porque quero ter direitos de escolhas, faça-se a minha vontade! Ámen, Senhor! “Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha…”
Quero ter o direito a ter o direito de escolher …pois eu não sou eu?

Muitos, por aí, “ com olhos doces” e “palavras melífluas”, dizem que temos direito a escolher a educação dos filhos…
Têm toda razão! Assino! A educação são os pais que a dão aos filhos e cada pai escolhe a educação que lhe aprouver … em casa, quando começam a transmitir os primeiros valores e princípios que vão reger os filhos durante a vida…
Que raio! Estes valores, estes princípios, a moral, a religião, o clube e tutti quanti, afinal, são educação ou imposição?
E a criança cujo pai vive na direitolândia ?! Escolheu o pai, a mãe, os irmãos, os tios, os avós, os primos, a religião, a casa, a rua, o país, o planeta…?

Porque eu sou eu e o mundo gira à minha volta.
Porque quero ter direitos de escolhas, faça-se a minha vontade! Ámen, Senhor! “Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha…”
Quero ter o direito a ter o direito de escolher … pois eu não sou eu?

Sim quero ter o direito a escolher a escola…
Quero ter o direito de escolher o dia em que as aulas devem começar e acabar…
Quero ter o direito de escolher o horário (de preferência, um horário de curta duração…)
Quero ter o direito de escolher os professores…
Quero ter o direito de escolher as notas que melhor condizem com as minhas ambições e o meu status
Quero ter o direito de ver afastados de mim os indigentes e humildes … criem uns espacinhos para eles… vade retro !…
Quero ter o direito de proferir palavrões, ameaçar e dar umas porradonas… e não me venham com essa treta do bullyng
Quero ter o direito de escolher todos os brinquedos: telemóveis, smartphones, tablets, computadores … bicicleta não porque cansa muito…

Assim, porque quero ter direitos de escolhas, faça-se a minha vontade! Ámen, Senhor! “Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha…”
Quero ter o direito a ter o direito de escolher … pois eu não sou eu ?

Quero ter o direito de escolher o centro de saúde, a clínica ou o hospital para quando precisar de assistência médica…
No caso de ser transportado em ambulância… quero ter o direito de escolher uma ambulância de marca Lamborghini (Maserati como segunda opção também pode ser….) tração às quatro rodas, jantes em liga leve, pintura metalizada, ar condicionado, wi-fi, Bluetooth, sensores para estacionamento, lâmpadas led…
Quero ter o direito de escolher, no hospital, o médico e o/a enfermeira,… e, se for internado, o quarto, a cama…
Quero ter o direito de escolher, se for preciso, o tribunal e o juíz…
Quero ter o direito de escolher a não pagar impostos…
Quero ter o direito a não efetuar descontos…
Quero ter o direito de escolher a viajar nas deslizantes auto-estradas… as estradas nacionais, municipais e rurais são para carroças, atrelados e burros…

Assim, porque quero ter direitos de escolhas, faça-se a minha vontade! Ámen, Senhor! “Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha…”
Quero ter o direito a ter o direito de escolher … pois eu não sou eu?

Quero ter o direito de escolher a alimentação mais chique (a valer!): caviar, lagosta, ostras, foie-gras … a feijoada, o grão, o cozido, a petinga, o carapau é para labregos!…
De escolher beber água do Luso ou Caramulo ou Pedras ou Estrela ou Penacova, melhor, Pérrier (chique!) porque a água pública é inodora, sensaborona e … tratada com produtos que fazem mal…
Quero ter o direito de escolher a minha roupa e tudo o mais que me dá aquele ar de astro: Armani, Versace Jeans, Calvin Klein, Hugo Boss (vá lá… Salsa, Tiffosi, Mosh, Decénio, Sacoor … não sou muito exigente!), Timberland, Lacoste e Adidas e Nike… Ray-Ban… Quero ter o direito a ter classe e chiqueza…
Quero ter o direito a viajar em primeira classe, nos comboios, nos aviões … iates e catamarãs é para as férias in…
Quero ter o direito de escolher a minha casa, o meu bairro, a minha cidade, a vizinhança … já que escolho, quero escolher viver num condomínio fechado devendo ter piscina com água aquecida no inverno (classe! bom gosto!)…
Assim, porque quero ter direitos de escolhas, faça-se a minha vontade! Ámen, Senhor! “Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha…”
Quero ter o direito a ter o direito de escolher … pois eu não sou eu?

Quero ter também o direito …
De escolher ter polícia privada… a pública não garante segurança…
De poder ter prioridade na rua, com o meu Lamborghini ou Maserati, com batedores à frente ostentando aquelas luzes azuis e a abrir caminho porque tenho mais direitos do que todos os outros… porque tenho o direito de chegar primeiro… Porra! Tenho direito!
De escolher, por favor, exijo que me subsidiem a compra de automóvel porque os transportes públicos que me oferecem não são cómodos, não cumprem horários, às vezes estão atolados de gente, alguma mal-cheirosa, e ainda tenho que fazer alguns metros a pé e é cansativo…
De poder passar à frente em todas as filas… sim, porque estar na fila não é educação nem civilização…
De poder escolher melhores políticos e governantes…

E tenho direito a todos os direitos existentes, direitos imagináveis e impensáveis e ainda todos os direitos que ainda não foram criados.

Assim, porque quero ter direitos de escolhas, faça-se a minha vontade! Ámen, Senhor! “Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha…”
Quero ter o direito a ter o direito de escolher…pois eu não sou eu?

Comments

  1. Vou publicar no meu FaceBook indicando a origem.
    Os meus parabéns.

  2. Aurora Amaral says:

    Subscrevo e tenho orgulho na nossa lucidez
    Bem hajas Colega!

  3. joão lopes says:

    e alem disso,o dinheiro é meu,meu,meu,meu…e eu faço o que eu quiser com o meu dinheiro,porque é meu,e eu só me interesso por mim,porque só conto eu(não foi,mas podia ter sido dito pela neoliberal….helena matos)

  4. Anti-pafioso says:

    Atenção eu quero escolher o que me apetecer ,mas com a condição de ser o ESTADO com o dinheiro dos contribuintes a comparticipar as minhas despesas OK:?

  5. Ninguem proíbe ninguem de ser aquilo que quer Ser,o que não está certo é obrigarem os outros a pagar os gostos e tendencias das suas escolhas ; cada um, se gosta de caviar, que o compre à vontade ,mas não me faça a mim, que gosto mais de açorda e sardinha assada, pagar os seus gostos e apetencias !!!

  6. António Melo says:

    É triste ver deputados eleitos pelo povo vestidos de amarelinho (literal ou metaforicamente) a piarem por todo o lado em defesa de interesses privados. Veja-se, por exemplo, a triste figura de uma tal Ana Rita Bessa a pipilar as habituais asneiras sobre a “liberdade de escolha”, “o respeito pelos contractos” e outras baboseiras e aleivosias do género. Triste, mas não surpreendente. Pois não passou quatro anos a arrastadeira (governo PPD/CDS) a governar a favor de todos os interesses privados e corporativos em detrimento dos interesses do país ? Pois não andou quatro anos a escumalha do pote a destruir economica, social e moralmente a nação para favorecer todos os lóbis canalhas, abjectos e obscuros , delapidando a riqueza nacional em favor dos amigalhaços ? Então, qual é o espanto ? É de rebolar a rir vê-los carpirem o presuntível despedimento de professores e de quebra de contractos, depois de os ter visto quebrarem contractos com funcionários públicos, pensionistas, reformados e todos aqueles que, na sua imensa estupidez consideram não serem dignos do alto desígnio que preparam para o país, para além dos despedimentos massivos que efectuaram. Olhem, sigam os conselhos do bronco de Massamá : emigrem (para o Brasil e Angola que tão precisados estão de professores, saiam da vossa zona de conforto, deixem de ser piegas. Que nojo !

  7. Helder P says:

    Muito bom e elucidativo. Ou como diria eloquentemente o grande pensador Badaró:
    “Ó Abreu, dá cá o meu!”.

  8. Fernando says:

    Coitado do filho que tenha um pai destes!

  9. Tanta verborreia, parece diarreia mental!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading