RTP anuncia dimensão da manifestação 6h antes desta acontecer


A situação é rocambolesca. Às 8:51 de hoje, a RTP anunciou que a manifestação dos amarelos teve 30 mil pessoas.

Contratos de associacao - RTP

A imagem da esquerda corresponde à publicação original, obtida do feed RSS da RTP. Tinha um erro na hora de publicação, o qual foi posteriormente corrigido. É um detalhe secundário, mas revela algo espantoso. Os factos ainda não aconteceram e a notícia já está escrita.

  • Repare-se na ambígua formulação da frase, que para ser correcta deveria dizer “Esperam-se trinta mil pessoas em protesto na Assembleia da República contra cortes nos colégios”.
  • Registe-se a construção da realidade pelo uso de uma imagem do passado, sem enquadramento, como se de um vislumbre do futuro se tratasse.
  • Atente-se ao posicionamento das câmaras de vídeo, de proximidade, sem visão de conjunto que documente a dimensão dos eventos.

Comments

  1. Fernanda says:

    Vai-se a ler a imprensa e está tudo em versão “Eles Vivem” de John Carpenter, misturado com um” Matrix” e mais bocados de tanta ficção (uma melhor, outra pior), sendo que a mais almejada é a Twilight Zone, onde os nossos jovens e menos jovens jornalistas encartados e freelancers vão em busca da imaginação. Não a conseguindo, porque como o A C Clarke afirmava- a realidade consegue sempre ultrapassar a ficção-, e a realidade é complexa-.——–o melhor é genuflectir, obedecer e manter-se quietinho….especialmente nas aulas de jornalismo e comunicação social que devem pupular por aí, leccionadas pelos cromos dos jornalistas que temos. Ou serão crómios?

  2. A ausência do rigor, da imparcialidade, do profissionalismo, e j]a agora, de vergonha, n\ao tem limites

  3. “Se acham que o fascismo não tem origens marxistas, façam o favor de desmentir as provas que apresento nos meus romances.”

    José Rodrigues dos Santos (jornalista, escritor e dá umas aulas)

    • E vais dar ouvidos a um gajo que escreve merda? LOL!

    • enrabadordepafiosos says:

      ahahahah, isso nem para rir dá, apenas vontade de chorar , como dizia Einstein ,só há 2 coisas infinitas😮 universo e a estupidez humana..

    • Rogério says:

      o Zé Rodrigues tem toda a razão.

      O Hinduísmo teve origem no Cristianismo
      O Cristianismo no Islamismo
      O Islamismo no Marxismo Leninismo
      O Marxismo Leninismo na IURD (Igreja Universal do Reino de Deus)

      Quem não sabe é como quem não vê.

    • Mafurra says:

      Se teve ou não origem não sei. O que sei é que são iguais. Dos dois venha o diabo e escolha.

  4. ZE LOPES says:

    Última hora! A RTP acaba de anunciar que Portugal ganhou 4-0 à Noruega com um hat trick de Rui Patrício!

  5. ZE LOPES says:

    Última hora! Segundo a página da RTP a última noite do Rock in Rio foi um autêntico fiasco! Ivete Sangalo acabou a atuar para apenas 8 espectadores, cuidadosamente observados por mais de 2000 polícias!

  6. Ainda não percebo estes “senhores” do privado. O que querem eles? Será que ainda não entenderam que sim senhor, podem continuar, mas que não tem que ser o contribuinte a pagar. Se querem uma escola privada, pois bem, PAGUEM, para que a tenham. Porque é que a “igreja”, está tão empenhada na luta dos privados???, o lucro é muito compensador, com certeza!!!

    • anónimo says:

      A extrema direita junta o “útil” ao “agradável”.
      Aproveita o pretexto do fim dos contratos para mobilizar os mortos vivos contra o legítimo governo de esquerda.
      Aproveitam para arrastar os jovens amarelos que lhes caíram na alçada para o caminho da delinquente extrema direita.

    • O lucro e as compensações fiscais são enormes !!

  7. carlos pinheiro says:

    Como é que é possivel que um canal público pago por todos nós, nos esteja a ludibriar desta forma artesanal? E ninguém vai ser inquirido acerca da forma como o canalç público está contra o povo que paga? Se assim for, comprova-se que somos mesmo um país de bananas governado por um bando de …. Não acredito que isto fique assim. Há cabeças pensadoras que têm que ir pensar para outro lado mais amarelo…

  8. Xana Lopes says:

    E com sorte ainda foram com seis horas de antecedência. Porque na SIC N ás 10:00 horas ouvi eu anunciarem uma manifestação com “milhões” de pessoas esperadas em Lisboa.

  9. Fernando Carvalho Gomes says:

    O orelhas bem podia ir também para uma TV privada, já que é tão defensor dos privados.

  10. Vitor Manuel Lopes Marques says:

    Se são católicos como eu e têm muita fé, por amor de Deus, rezem muito para que Ele faça descer o Marques de Pombal a esta terrinha que eu tanto amo!

  11. António Bastos says:

    Lamentável que um órgão de comunicação social do Estado seja manipulado pelo psd/cds ou seja pela direita Portuguesa de modo a criar notícia falsa, demagoga e que merece resposta de todos Portugueses. Será que ainda não sabiam do parecer da PGR? Vergonha para a RTP e para o País que alimenta esta gente sem substância. Enfim é o que temos!!!!!! Portugueses não nos podemos deixar enganar pelos hipocritas, mentirosos e manipuladores. Viva Portugal

  12. Anti-pafioso says:

    Costa limpa quanto antes estes sugadores dos dinheiros públicos.

  13. E que é que esta comparação contribui para a (des)informação das pessoas? Não têm mais nada para fazer? Só as manifestações da CGTP é que são “verdadeiras” e importantes? As outras não vale nada e não contam? Onde está aqui então o critério da liberdade? Nomeadamente da Liberdade de expressão?

    • j. manuel cordeiro says:

      Qual comparação? O texto é sobre uma notícia escrita antes dos acontecimentos terem tido lugar, usando uma linguagem ambígua.

      Manifesta-se quem quer, claro. Mas convém que os motivos sejam honestos. Ora, muitos amarelo andaram a chorar para não lhe tirarem o filho da escola. Acontece que não é isso que está em causa, já que o corte incide sobre novas turmas. Aos alunos já a meio de ciclo, esses das mães choronas, está garantido que poderão continuar até ao fim do ciclo.

  14. Eurico says:

    Coitados, “erro de engano”! E assim vai a nosa imprensa… a q eu chamo de mal necessário.

  15. Emílio dos Santos Pinto says:

    Há muito que se sabe da manipulação, mas ela continua cada vez mais descaradamente. O tal quarto poder triturante e cego.

Trackbacks

  1. […] RTP anuncia dimensão da manifestação 6h antes desta acontecer […]

  2. […] pensava que a grande marcha amarela se resumia à manipulação de números e informação, aproveitamento político da direita parlamentar e da Igreja Católica e instrumentalização de […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s