A tolerância


No quiosque onde por vezes vou fazer o Euromilhões só para poder dizer Alea jacta est!  qual impetuosa estratega, enquanto a dona do quiosque deixa cair o boletim na máquina, sem cuidar da importância do momento, alheia à frágil tessitura onde se entrecruzam acaso, sincronia, sorte, mirabolantes coincidências, e tudo redunda no invariável resultado de um número e uma estrela, no quiosque, dizia, discutia-se hoje o Papa e a tolerância. A dona do quiosque, que de todos os assuntos pensa que nada vai mudar mas que tudo acabará por ficar pior, dizia que é muito a favor da tolerância mas que há limites e que há gente que abusa. Olha aquela da farmácia, por exemplo, que vem aqui muitas vezes, lê as revistas das telenovelas todas e nunca paga nada, eu sou tolerante mas às vezes apetece-me mandá-la àquela parte. E o Papa, ora o Papa… A Igreja fala muito de dar a outra face mas quando é com eles é outra história, não é? Falar é muito lindo – concluiu, com um gesto amplo, abarcador do mundo, a dona do quiosque.

Fez-se silêncio.

O Sr. Costa, que estava a meio das cruzinhas no boletim, explicou que era da tolerância de ponto aos funcionários públicos que se falava. Para irem ver o Papa. O Papa Francisco, que vem a Fátima.

Ah! – alcançou a dona do quiosque – Olhe, sabe o que lhe digo? Mais valia irem trabalhar. Assim como assim, no meio daquele maralhal todo, nem a carapucinha do homem vão ver.

E logo, prevendo que alguém tentaria cortar-lhe o raciocínio e contrapor algum argumento, elevou a voz e com ela encheu o aconchegado cubículo onde nos encontrávamos: Sabem que mais? As pessoas andam muito iludidas. Isto é tudo uma grande ilusão!

E com isto arrojou o meu boletim para dentro da máquina, desenganada do mundo, lúcida como se estivesse para morrer, e assim estilhaçou o delicado equilíbrio de acaso, sincronia, etc, que me permitiria, por uma vez, acertar num número e em duas estrelas.

Sobre Carla Romualdo

aviadorirlandes(at)gmail.com
aventar.eu / pestreita.wordpress.com

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s