Os incêndios são, em parte, uma inevitabilidade


Serão? Se são, não deviam ser. No entanto, a consideração expressa no título deste texto foi proferida por um antigo ministro da Administração Interna em funções, a meio de um Verão quente, que não sendo tão quente como este, terminou com muitos hectares de área florestal ardidos e algumas vítimas mortais. O seu nome é Miguel Macedo e, para quem não sabe, porque a imprensa controlada pelos comunistas censura tudo, está a ser julgado por uma série de alegados crimes, no âmbito do caso Vistos Gold, que envolve uma série de distinas personalidades da direita injustiçada e sacrossanta.

Curiosamente, mas será a minha memória que me atraiçoa, não me lembro de nenhum destes spin masters do passismo defunto, tão activos nos últimos dias no escrutínio em tempo real de cada declaração de membros do governo envolvidos no flagelo dos fogos florestais, soltarem um “ai” indignado que fosse, na sequência das declarações do ex-ministro. Miguel Macedo afirmava, e bem, que a floresta estava ao abandono, e assim continuou enquanto por lá andou. Atirava culpas para “orografia do terreno, a elevada carga térmica da floresta e a baixa humidade que se regista neste momento, bem como as altas temperaturas que se têm feito sentir“, e os cheerleaders da altura são os mesmas que hoje rejeitam toda e qualquer justificação com base em circunstâncias de natureza meteorologica. Algum pediu a sua demissão? Claro que não. Porque na verdade é tudo jogo político, porque se estão nas tintas para a floresta e porque alguns até devem ter aberto garrafas de champanhe no fim-de-semana passado, que o Diabo tardava em chegar. E porque não têm escrúpulos. São canalhas, cabrões e filhos da puta.

 

Comments

  1. Miguel bessa says:

    Os incêndios são uma inevitabilidade.
    100 mortos não. Ou estarei errado?

    Todas as causas estruturais já existem há muitos anos (desordem na floresta, incendiários, queimadas, etc). Mas nunca tinha acontecido tragédias desta dimensão. Ou aconteceu?

    Nas causas estruturais a culpa será de quem mais tempo exerceu funções de poder. Estou errado? Quem foi?

    O que mudou? Foi azar?

    O documento dos sábios é bastante mais crítico da actuação concreta no terreno do que das causas estruturais!

    Os eucaliptos da cristas arderam? O pinhal de Leiria deve ser expropriado?

    • Ernesto says:

      “Os incêndios são uma inevitabilidade.
      100 mortos não. Ou estarei errado?”
      Está, porque os incêndios que ocorrem há décadas em Portugal, de uma forma desproporcionada, já podiam ter dado bem mais mortos do que este ano, porque nada foi feito para os evitar, e basta ver a actuação sobre a floresta do governo anterior, para perceber que, mais cedo ou mais tarde, ia dar merda!

      Nas causas estruturais a culpa será de quem mais tempo exerceu funções de poder. Estou errado? Quem foi?
      Sim, isso concordo e em todo o espectro do “estrutural”. Quantas maiorias teve o Cavaco, por exemplo? Alguma vez o viu preocupado com este tema?

      Quanto ao documento dos sábios, para mim não trouxe novidade nenhuma, porque já tinha lido este que é quase um “vintage”:

      https://www.researchgate.net/publication/229455763_The_Deep_Roots_of_the_2003_Forest_Fires_in_Portugal

      Estude isso, e pergunte-se a si mesmo sobre o que fez o governo PAF, e a ex ministra da agicultura durante 4 anos, para agora pedirem responsabilidades!

      E já que gosta de fazer perguntas, diga-me lá, qual é a justificação, tendo em conta o que já se sabia, para um governo(seja ele qual for) liberalizar o cultivo do eucalipto?

      É que a mim incomodou-me, na altura, e a si?

      • Miguel bessa says:

        Ou seja, ia dar merda. Mas só deu este ano. Qual foi a alteração que houve? Talvez a protecção civil! Só talvez. Porque todo aquilo que você apontou é constante ao longo dos anos.

        Se o governo anterior teve culpa (e não me viu a falar em governos mas a ansiedade de culpar os outros leva a isso) e deve ter tido a sua culpa como é óbvio. O que é que este governo fez para alterar os erros do anterior?

        Cavaco. Ora bem, Cavaco saiu em 95? Se o estrutural já vem daí posso concluir que em 22 anos, 6 de governo PSD e 18 PS. O PS terá 3x mais culpa? Ou não houve tempo? Quem foi a pessoa que mais tempo foi ministro da agricultura desde Cavaco? Quem é o autor, enquanto ministro do modelo de combate aos fogos? O Cavaco?

        O governo PAF. Mais uma vez a culpa é dos outros. Mas, não é a agricultura que está em causa, é a protecção civil. Não são as causas estruturais, nessas os PAF têm 4 anos de culpas, o Sócrates 6, e por aí para trás. É atuação no combate aos fogos. Nos casos concretos. Não em abstracto ou em geral!

        Como diz eu coloco perguntas não tenho de dar respostas. Eu voto. Não concorro para 1º ministro ou ministro. Eu tenho a minha responsabilidade como cidadão. Eles têm como cidadãos e como decisores.

        Mais uma vez, foram os eucaliptos da crostas que arderam? Para ser efeito da política dela deveriam ter sido. Se não foram até de pode dizer que foi uma má opção mas sem relação com a tragédia.

  2. Adventino pinheiro amaro says:

    Que posso eu dizer se não que tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é verdade!

  3. Fernando Antunes says:

    A Direita em conluio com os incendiários para voltar ao Poder. Tudo vale! Se o Diabo não aparece, faz-se a política da terra queimada.

    É só disso que se trata.

    • JgMenos says:

      Falta ainda uma mecha onde o Antunes melhor a sinta.

      • ZE LOPES says:

        Menos! O menino está outra vez mal comportado! Não se lembra do que lhe dizia a mãezinha, quando era pequenino e o sentava ao colinho enquanto rapava o bigode? Vá lá! Porte-se bem!

      • Ernesto says:

        jgmenosjosétrollpintodacruz, consegues fazer o mesmo comentário, mas em Português, por favor?

        Obrigado

  4. joão lopes says:

    tem sido muito interessante observar o cds,por exemplo.Não foi o Paulo Portas que com o dinheiro do orçamento de estado,mandou comprar 2 submarinos?Porque razão não utilizou esse dinheiro no ordenamento do territorio? porque nunca se interessou pelo interior portugues e o abandono dos idosos/reformados do interior que votaram nele? o cds esta especialista no passa culpas para os outros,até o proprio psd,idem.Ora quem só sabe culpar os outros e não apresenta alternativas,não serve para governar.

  5. joão lopes says:

    é verdade,não foi um tipo do cds,que mandou cortar uns milhares de sobreiros ,algures no territorio?

  6. Rui Naldinho (partilha) says:

    Onde houver comunistas e bloquistas, “os incêndios são uma inevitabilidade”.
    Dizem as aves agoirentas que andam metidas na floresta, no meio das SIlvas!

  7. Luís says:

    Cá para os meus lados não há ninguém que não diga que os incêndios no geral e este em particular são maioritariamente fogos postos.

    As conversas das pessoas sobre incêndios começam sempre nos incendiários, o que me parece ser uma opinião generalizada em todo o país, e acabam nos mesmos incendiários.

    Porque será que as “conversas” nas televisões e jornais começam sempre na ministra e acabam no Costa?

  8. José Feliciano Cunha de Sotto Mayor says:

    aqui está para quem quiser ter noção da hipocrisia da sra cristas.

    https://www.publico.pt/2017/10/20/politica/opiniao/eu-acuso-1789458

  9. JgMenos says:

    Em parte; a outra parte é mau governo e prioridade à clientela da beira- mar.

    • joão lopes says:

      Boa.e por falar em mar,será que a Cristas tambem vai aproveitar a falta de sardinha? pago para ver esse “escandalo” da irmã Cristas.afinal parace que a natureza não é infinita nem se dá bem com a superprodução em modo intensivo,capitalizado em mega sucessos de 1% da população humana.P.S-depois da acabarem com os coelhos,seguem as sardinhas,e talvez as cavalas,os chocos…e com alguma sorte os pardais,esses terroristas.P.S 2-Na verdade foram os lobos ibericos ,os incendiarios, para se vingarem do bicho homem

  10. Rui Mateus says:

    A inevitabilidade é sinónimo de deresponsabilização…

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s