Trump e Bolsonaro: as provas vivas de que o capitalismo selvagem detesta a democracia

Imagem via Blog de Pablo Reis

A eleição de Trump, o anti-herói que alguns palermas ainda acreditam não representar os mais imorais interesses económicos, foi apresentado ao mundo como aquele que vinha para romper com o establishment e acabar com os poderes ocultos que nos conduziam para uma ditadura globalista. Não só não o fez como não há stock de Gout de Diamants que resista ao clima de celebração em que vivem os piratas de Wall Street, desde que o anormal foi eleito.

Com Bolsonaro sucede exactamente a mesma coisa. Aldrabado que está grande parte do povo, com uma campanha milionária totalmente focada nas redes sociais e na desinformação, largos milhões de ingénuos (ou imbecis) acreditam que Bolsonaro não representa a elite abastada do país. E a elite abastada do país já esfrega as mãos com o que aí vem. Porque a supressão de direitos e liberdades é sempre boa para o negócio, até porque pagar salários justos e dar condições aos trabalhadores é sempre uma maçada e o helicóptero não se mantém sozinho. Que o diga a bolsa de São Paulo, em contraciclo com o resto do mundo.

Comments

  1. Paulo Marques says:

    Nem toda, nem toda: https://www.huffingtonpost.com/entry/ford-poised-for-layoffs-after-1-billion-trade-war-hit_us_5bbbce51e4b01470d05445e5
    O problema para os capitalistas é que os reaccionários não se ficam pelo dourado século XIX – um problema muito menor do que para a plebe, claro.

  2. Miguel Bessa says:

    Em que estado o capitalismo selvagem instalou uma ditadura?

    Como se pode dizer que algo que promove a troca consensual de serviços e/ou produtos é suprimir direitos? Suprimir direitos é através do voto roubarem me do fruto do meu trabalho em nome de uma pseudo igualdade definida num gabinete. Fixe fixe é prender os donos dos supermercados porque não vendem pelo preço tabelado.

    UAU. A bolsa de São Paulo está em contraciclo! (Ainda bem!)
    Tão bem que os brasileiros estavam com o pt que não o querem nem perante um “fascista”.
    Já agora, como está o desemprego no capitalismo selvagem de Trump? E a tax cut que ia ser o início do inferno?

    Quando nos states ou no Brasil de Bolsonaro a oposição se “atirar” pela janela fale em ditadura.

    • Fernando Antunes says:

      Em que estado o capitalismo selvagem instaurou uma ditadura? Essa pergunta é mesmo a sério? Já ouviu falar no golpe do 11 de Setembro de 73, no Chile? Argentina? Brasil? Filipinas? Mas brincamos, ou quê?

      • ZE LOPES says:

        E mais! Indonésia, anos 60! 300 mil mortos para evitar a mais que provavel derrota da Direita!

        Para a próxima falaremos do “baixo desemprego” e do “tax cut”. Não vale a pena falsificar a história ó Bessa! O capitalismo é mesmo selvagem! E instala ditaduras, sim.

        Os bandidos já salivam com as promessas de privatização. Bolsonaro não vai combater os criminosos. Vai instalá-los no aparelho de Estado. isto se ganhar. É melhor não deitar foguetes.

        • Miguel Bessa says:

          Que confusão que para aí vai.
          Ditaduras capitalistas? A mão invisível, que procura a mínima intervenção do governo instala um governo totalitário! Seria uma ditadura da mínima intervenção possível! Lol.

          Sobre o Chile, diz pinochet: “Sabe quem me recomendou ao comando do Exército? O Partido Comunista. Eles sim, se enganaram comigo”. Foi uma ditadura militar. Simples.

          • Fernando Antunes says:

            Mas tens o quê? A 4a classe? Hahaha!

            https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Chicago_Boys

          • ZE LOPES says:

            Bem anseia V. Exa. por uma “mãozinha invisível” que o alivie, à falta de melhor!

            Pois. Uma pergunta: como é que o Allende chegou ao poder? Não foi por eleições? E foi derrubado como? Foi por eleições?

            Sim senhor. Esse criminoso e traficante de armas chamado Pinochet foi recomendado ao Governo porque tinha jurado lealdade ao regime democrático. Foi por isso que sucedeu ao General Prats que, mais tarde, foi assassinado, já no exílio, por sua ordem.

            E que regime instaurou a ditadura no Chile? Por que razão se tornou o Chile o laboratório dos “liberais” “Chicago Boys”, comandados por um tal Friedman? Porque o capitalismo selvagem só pode ser instaurado através de um regime ditatorial. Ás claras, ou de modo disfarçado.

          • Miguel Bessa says:

            UAU. Mesmo que eu tivesse a 4a classe e você disse catedrático não significaria que o que ocorreu no Chile não tivesse sido um golpe militar! Chama se a isso que você tentou argumento ad hominem neste caso misturado com uma tentativa de pressuposto argumento de autoridade. Não o faz ter razão. Golpe militar diferente de capitalismo instaurar ditadura.

            Para o Zé Lopes. O argumento do texto é que o capitalismo detesta a democracia. Haver uma ditadura militar que implementa o capitalismo como política económica não faz prova! Alias nem relação lógica tem. Se A detesta B. Não se prova por o oposto de B implementar A num caso.

          • Miguel Bessa says:

            *fosse

          • Miguel Bessa says:

            Uma simples pesquisa: https://youtu.be/dzgMNLtLJ2k.
            Resumo:
            1) o regime era militar, não foram os capitalistas que o tornaram uma ditadura!
            2) com todos os problemas foi o caso de maior sucesso da época na região.

            Volto a recordar a pergunta: “Em que estado o capitalismo selvagem instalou uma ditadura?”

          • Paulo Marques says:

            Que parte de ser a CIA a mando do governo para proteger os lucros da extracção de recursos por empresas americanos é que é complicado de perceber, ó Bessa?

          • ZE LOPES says:

            “Os bandidos já salivam com as promessas de privatização. Bolsonaro não vai combater os criminosos. Vai instalá-los no aparelho de Estado. isto se ganhar. É melhor não deitar foguetes.”

            Isto foi o que eu disse ontem. E não é que Paulo Guedes é justamente um desses? Pôr um tipo que sempre geriu fundos de pensões a tomar conta da privatização da Segurança Social, já era obra! Agora sabemos que meteu a “mão na massa”. E muita massa! Milhões!

          • ZE LOPES says:

            Bessa, V. Exa. acaba de conquistar um título. Não, não é o de Maior Patego em Economia! Bem queria, mas há pior!

            É o de DLT: Dono da Lógica Toda! Porquê? Lógico!

        • Lucinha Pisarro says:

          Já os comprei! E muuuuuitos!
          *foguetes
          Viva Bolsonaro 👊👏

          • ZE LOPES says:

            Pode já deitar um pelo sucesso de Paulo Guedes. Pôr um tipo que gere fundos de pensões a tomar conta da Segurança Social para a…entregar a fundos de pensões é obra! De Bolsonaro!

            E, depois, vem-se a saber que desapareceram milhões dos fundos que geria…Coincide!

    • Paulo Marques says:

      “Em que estado o capitalismo selvagem instalou uma ditadura?”
      Honduras, Nicarágua, Chile, Argentina, Irão, Iraque, Líbia, Cuba, Filipinas, Alemanha, Egipto, Arábia-Saudita, Angola, África do Sul… Claro que a diferença entre uma ditadura e um regime que tem eleições sustentada em bater nas raças inferior para manter salários de sobrevivência é um bocadinho ténue, podia estar aqui um bocado se a pergunta fosse legítima.

      E ainda vale a pena falar nos estados quase falhados recentemente do México, Timor-Leste e Grécia.

      “Já agora, como está o desemprego no capitalismo selvagem de Trump? E a tax cut que ia ser o início do inferno?”
      Pergunte antes ao neo-liberal CBO onde está a inflação, já que quer defender a teoria económica dominante – não pode separar uma coisa da outra e ser coerente, tal como não pode dizer que o défice não conta quando gosta do cabelo do presidente.
      Quando admitir que neo-liberalismo não é capaz de prever que choveu ontem, nem quando disfarçado de neo-keynesianismo, a resposta é trivial. A economia disparou porque houve uma forte aposta no aumento do consumo interno, mas esta é temporária porque nem o emprego se tornou estável, nem os salários aumentaram. O tal inferno sempre foi dito que era indeferido, porque a outra parte não entrou em vigor, a que corta nos serviços públicos e protecção social. Esta fatia será paga a crédito, para acrescentar à bolha de um mercado financeiro entretanto re-desregulado – qualquer semelhança com 2007 é pura intenção.

      Não que o Bessa queira saber o que quer que seja, estará aí contente a pagar só para dizer mal pelos argumentos errados do António Costa, mas pode ser que alguém aprenda.

      • Miguel Bessa says:

        Paulo desculpe mas parei de ler quando escreveu que o iraque é exemplo de um estado onde o capitalismo instalou uma ditadura. Desculpe, você não tem culpa.

        • Paulo Marques says:

          Claro que não, a CIA é independente.

          • Paulo Marques says:

            Tem toda a razão afinal, não instalou, só fez com que se mantivesse – como se houvesse diferença prática.

            https://web.archive.org/web/20111213041515/http://www.thedailybeast.com/newsweek/2002/09/22/how-saddam-happened.html

            “The United States was much more concerned with protecting Iraqi oil from attacks by Iran as it was shipped through the Persian Gulf. In 1987, an Iraqi Exocet missile hit an American destroyer, the USS Stark, in the Persian Gulf, killing 37 crewmen. Incredibly, the United States excused Iraq for making an unintentional mistake and instead used the incident to accuse Iran of escalating the war in the gulf. The American tilt to Iraq became more pronounced. U.S. commandos began blowing up Iranian oil platforms and attacking Iranian patrol boats. In 1988, an American warship in the gulf accidentally shot down an Iranian Airbus, killing 290 civilians. Within a few weeks, Iran, exhausted and fearing American intervention, gave up its war with Iraq.”

  3. Lucinha Pisarro says:

    Quanta imbecilidade em um só comentário.
    Campanha milionária? Só rindo… 😅
    Justo ele que quase não gastou nada.
    Sem apadriamentos, sem indicações.
    Sem se vender e com apenas 8 segundos de TV.
    Tenha pena de vocês, com seus comentários idiotas e desprovido de veracidade.
    Avante Mito 👏👏👏👏

    • João Mendes says:

      Tu és mesmo a imagem perfeita do idiota sem cérebrov que come a propaganda de qualquer aldrabão como o Bolsonaro. Porque só uma idiota acredita que a campanha dele não custou quase nada. Que a máquina montada nas redes sociais se movia gratuitamente. Que a influência do apoio recebido pelo chefe da IURD não é relevante. És tão burra que dá dó! Mas olha, faço votos que venhas a conhecer as técnicas do Ustra. Se queres assim tanto a tortura, espero sinceramente que a experimentes! Depois passa por cá para partilhar a experiência, ok?

    • ZE LOPES says:

      “Os bandidos já salivam com as promessas de privatização. Bolsonaro não vai combater os criminosos. Vai instalá-los no aparelho de Estado. isto se ganhar. É melhor não deitar foguetes.”

      Isto foi o que eu escrevi aqui ontem. E não é que Paulo Guedes é justamente um desses? Pôr um tipo que sempre geriu fundos de pensões a tomar conta da privatização da Segurança Social, já era obra! Agora sabemos que meteu a “mão na massa”. E muita massa! Milhões!

      Bolsonaro já ganhou? Então pode começar por encarcerar o Paulo Guedes!

  4. Ricardo Silva says:

    Milhões de milhões de imbecis em todo o mundo, não excluindo Portugal como se vê por este blog, continuam a achar que socialismo e comunismo são solução.

    • Paulo Marques says:

      As soluções são para os problemas, mas o neo-liberalismo é perfeito, qual é o problema afinal? O comércio “livre” trouxe o fim da história com a sua paz e prosperidade para quem merece, a desregulação financeira acabou com as bolhas e as crises. Já está tudo resolvido. Até os comunas dos europeus já estão com a recuperação do rendimento à vista e Deus há-de fazer com que o inócuo petróleo não acabe.

    • Nascimento says:

      Oh merdoso sapiente a tua solução qual é? Missa?Vai trabalhar 12h e receber o ordenado mínimo que é disso que precisas.Ou então és daqueles já bem reformados que vomita postas tipo CM.Ou tens uma startup plena de sucesso e cheia de dividas à banca?Ou és daqueles que escapou por um triz da crise e que agora desata a comprar casinhas e popós para os entregar a banca quando o Tal CAPITALISMO assim lhe Apetecer?Percebes o que és?Burrito Imbecil!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.