Brasil. Covid-19 já mata milhares… de neurônios.

A Covid-19 já chegou ao Brasil há mais de um mês. Os poucos dados atualizados e confiáveis indicam que o número de infectados só aumentam. Já são 4371 casos confirmados e 141 mortes até as 12h51 desta segunda-feira.

As proximas duas semanas serão decisivas na explosão de casos mas apesar de todas recomendações da OMS o dirigente maximo do país, Jair Messias Bolsonaro, contínua a minimizar os efeitos letais do vírus e tem incentivado em ações e discursos, a quebra do isolamento em nome da salvação da economia. A ultima dele foi sair às ruas de Brasília no domingo, cumprimentando seus eleitores. Em seguida declarou que é preciso combater o vírus como homem. Deve achar que será com um fuzil que venceremos a pandemia. Que o presidente brasileiro não entende muito de economia, isso já é sabido mas adotar uma postura que pode resultar num colapso muito maior na saúde e economia de toda a nação brasileira, é chocante.

As ações do presidente são apoiadas por seus eleitores e simpatizantes que estão promovendo manifestações (carreatas) pela abertura de escolas e comércio. Grande maioria empresários e dondocas em carrões, cansados de limparam a própria sujeira e cuidarem dos filhos (se é que o fazem pois já há registros de “serviçais” terem morrido ao pegar vírus dos patrões).

Enquanto isso governadores e prefeitos tem adotado uma medidas mais preventiva, fechando comércios, escolas e serviços, incentivando a população a se isolaram. Especialistas indicam que o Brasil terá muitas baixas. A mais otimista delas que li, indicava algo em torno de 40 mil mortes devido a Covid-19.

Não há certezas com relação aos números mas as previsões são de caos e uma crise sem precedentes. A parte da população que votou em Jair e acredita que o vírus é apenas uma gripezinha também sofrerão. Na verdade já sofrem. Seus neurônios, os poucos que tinham, já pereceram.

Comments

  1. Carlos Almeida says:



    Essas acções de massa, são um suicídio político e vão sair-lhe muito caro. Quando o numero de mortos por Corona 19 subir ate cerca no mínimo de 44 mil e no máximo de 110 mil como se prevê, mesmo os seus mais devotos fans vão acordar. Mas infelizmente, não vão ser os seus apaniguados evangélicos a sofrer, mas principalmente a população pobre das favelas.
    No Brasil até os traficantes de droga nas favelas,têm mais consciência cívica que o capitão de jagunços que ocupa o cargo de Presidente.
    . Bolsanaro não precisa de oposição, o seu populismo vai acabar por auto destrui-lo. É pena que com a sua ignorância e estupidez,arraste para a morte milhares de inocentes

  2. Henrique Silva says:

    Um país liderado por um bronco conservador religioso está a colapsar mal precisa de mostrar o mínimo de resultados. E? Qual é a novidade? Há algo no percurso de vida patético do aborto cultural ou dos seus esbirros que implicasse este resultado?
    Era mesmo preciso mais um pateta alegre de direita causar a morte de mais uns quantos milhões para se chegar a esta conclusão? Outra e outra vez? Não chegou as centenas de falhados como este em que a nossa história está repleta?
    Ou se calhar era desta? Era este sim senhor. Todos os ditadores conservadores e religiosos na história falharam espectacularmente até aqui, mas este não, mas este ia ser diferente. “Deus assim o disse” diriam os fanáticos que votam constantemente contra os próprios interesses. Até ao dia em que deus se calou e os devotos apanharam-se a falar sozinhos… outra vez.
    Nós por cá também temos um desses. Tal e qual como o cancro que insistem em emular, há pelo menos um em todo o lado. Anda por aí um merdas a eriçar todos os broncos de Portugal. Fascistas de pacotilha. Mussolini para eles é só discursos vitoriosos. A foto do seu cadáver pendurado pelos pés numa bomba de gasolina em Milão enquanto a população o apedreja? Não, isso são tretas de esquerda.
    Tal como os bolsominions, hoje cheios dificuldades em gritar o nome do Messias com os pulmões cheios de fluído, aqui pelo burgo também não falta lixo deste, desesperados por um ditador a quem possam luzir o calçado com a língua pois estão fartos de serem humilhados com a treta de ser necessário talento e trabalho para se chegar a qualquer lado.
    Muitos se ocupam hoje em dia em tentar encontrar algo positivo nesta pandemia. Milhões de brasileiros assinaram as suas sentenças de morte ao votar em plena consciência numa besta que só vai largar o poder quando devidamente convertido em cadáver (ditadores de extrema direita não são lá muito conhecidos pelas suas exit strategies..). Normalmente tal costuma acontecer quando, inevitavelmente, os fascistas perde as guerras civis que ironicamente insistem em começar, Como de mortos não passam, pode ser que este vírus acabe por trazer o inevitável à sociedade brasileira menos a destruição e instabilidade política que a parvoíce das guerras implica.
    Não diria que tal seja positivo, mas pelo menos não é tão negativo quanto podia ser.