Sobre o insulto gratuito da TVI ao Norte de Portugal

TVI

Sobre o insulto gratuito da TVI ao Norte de Portugal, é preciso, antes de mais, clarificar um aspecto muito importante sobre este caso: não são os lisboetas, ou sulistas, ou whatthefuckever que se acham coisa nenhuma. A TVI não representa o Sul, nem Lisboa, nem porra nenhuma abaixo do Rio Douro. Representa-se a si mesma, com o jornalismo sensacionalista que pratica, com o entretenimento medíocre que transmite. Por vezes, representa também a voz do dono, como quando, no final de 2015, lançou o pânico sobre o hipotético encerramento do Banif, levando imediatamente a uma queda abrupta do seu valor em bolsa, precipitando uma corrida aos depósitos e permitindo ao Santander adquirir a posição do Estado no banco a preço de saldos. O facto do banco Santander ser accionista de referência do grupo Prisa, que, por sua vez, era e (penso eu) continua a ser dona da TVI, não teve nada a ver com o assunto. Se é para conspirar, vamos conspirar sobre coisas sérias, tipo mortes por Covid-19 em massa no SNS, que o governo está a ocultar numa vala comum nas Berlengas, com ajuda do silêncio cúmplice de todos os partidos, OCS’s e dos familiares dos defuntos, todos pagos para se calarem.

Não é à toa que a Cofina queria comprar a TVI. Como dizem os britânicos, birds of a feather, flock together. A TVI não faz jornalismo sério, e a imagem em baixo é a prova disso mesmo. É um tablóide sensacionalista – passe o pleonasmo – que não vale a força que imprimimos a carregar no botão 4 do comando. Eu já a boicotei há muito, e vocês, amigos nortenhos, se ficaram zangados com este episódio, deviam fazer o mesmo. Posto isto, desconstruamos o jornalismo não reciclável da TVI:

  • População menos educada? Fake news! A região portuguesa onde a taxa de analfabetismo é mais elevada é o Alentejo, nem de propósito a região menos afectada pelo coronavírus, onde, até à data, morreram zero pessoas. Right on, TVI!
  • População mais pobre? Efectivamente, o Norte de Portugal é a região mais pobre do país, e uma das mais pobres da Europa. Em todo o caso, em que medida é que isto se reflecte nos números da pandemia, se é precisamente nas zonas ricas do Norte, onde existe maior concentração de riqueza e onde PIB per capita é mais elevado, que os números são mais preocupantes? Mais: Sernancelhe, concelho do distrito de Viseu que está entre os mais pobres do país, tem zero casos de Covid-19 confirmados. O mesmo acontece com Santa Marta de Penaguião, Tabuaço e São João da Pesqueira. Parece que ser pobre não é condição sine qua non para contrair Covid-19. Boa, TVI!
  • População mais envelhecida? O concelho mais envelhecido de Portugal, Alcoutim, tem zero casos. Os distritos mais envelhecidos de Portugal, Beja e Castelo Branco, são os menos impactados pela pandemia, sendo que a cidade de Castelo Branco tem zero casos reportados, ao passo que Beja tem 9. TVI: 10 points!
  • População mais concentrada em lares? OK, aqui dou a mão á palmatória. Não porque ache que a TVI tem razão, mas porque não encontrei nenhum dado que me leve à conclusão que é no Norte do país que essa concentração mais se faz sentir. E duvido que a TVI tenha encontrado tal dado, como duvido que tal variável tenha sido alvo de análise estatística recente. Em todo o caso, tenho a sensação, e aqui não vai além disso, que o maior número de casos de Covid-19 se concentra na região centro e não aqui. Fico-me pelo meu gut.

O problema, meus amigos, não é a TVI. O problema é darmos demasiado valor ao jornalismo não-reciclável que ali se produz. Agora vou ali desinfectar-me todo com álcool-gel, que o meu médico disse-me para ter cuidado com a exposição à TVI e tenho um filho pequeno em casa.

Comments

  1. Manuel Pacheco says:

    “vamos conspirar sobre coisas sérias, tipo mortes por Covid-19 em massa no SNS, que o governo está a ocultar numa vala comum nas Berlengas, com ajuda do silêncio cúmplice de todos os partidos, OCS’s e dos familiares dos defuntos, todos pagos para se calarem.” Se tem e não põe uma acção em tribunal é igual a eles.

    • heartixt says:

      Mais um louco à solta… A agora com defuntos enterrados à socapa nas Berlengas…. Tm tipo mata-se a rir

  2. Paulo Marques says:

    Já não se pode conspirar com a resposta eficaz da Rússia e da Turquia, tem que se inventar outra distracção qualquer com outro nick qualquer.
    Ah, sobre a TVI? Quem quer saber, foi mais um preguiçoso trabalho ao qual ninguém fez a devida edição porque isso não dá dinheiro ao dono. Mas serve perfeitamente para distrair da massiva carga de austeridade com que os partidos responsáveis se preparam para “salvar” o país. Os italianos, ao menos, parece que são menos burros.

  3. Dragartomaspouco says:

    “A TVI não representa o Sul, nem Lisboa, nem porra nenhuma abaixo do Rio Douro”
    Tens toda a razão, assim como o Porto não representa o Norte de Portugal.
    E se não se põe a pau, qualquer dias com apenas cerca de 215 mil pessoas é ultrapassado por Braga que já tem mais de 181 mil. (PORDATA 2018)
    Consultem a Pordata que tem muitas coisas interessantes sobre a cidade do Porto

  4. Pedro Vaz (Nacionalista) says:

    Pede ao teu patrão George Soros para dar uma palavrinha com a Media Capital/Cofina para a ver se eles são mais delicados nas suas Fake News Sionistas-Globalistas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.