Marcelo Rebelo de Sousa não adopta o Acordo Ortográfico de 1990

I hate rock stars.
Phil Anselmo

Still, some target language phones may in fact be sufficiently close to L1 counterparts that their perception and production in terms of the L1 category may be undetected by native listeners (Flege, 1992). These can be referred to as identical or near identical L1-L2 pairs and would not require a separate L2 category (e.g., Spanish and English [f]).
— Cebrian, Gorba & Gavaldà (2021)

***

Efectivamente, Marcelo Rebelo de Sousa não adopta o Acordo Ortográfico de 1990. Mas isso já sabíamos.

Aquilo que não sabemos é, por um lado, porque é que o caro leitor, sim, caro leitor, porque é que continua a adoptar o AO90? Se nem sequer o Presidente da República adopta o AO90, por que motivo continua o caro leitor a adoptá-lo? Deixe de andar por aí a adoptar o AO90 e faça o favor de seguir os bons exemplos ortográficos.

Por outro lado, continuamos sem conhecer a razão que leva Marcelo Rebelo de Sousa a continuar indiferente, letárgico e hiperpassivo, enfim, a não fazer nadinha de nada para acabar, de uma vez por todas, com esta mixórdia acordesa e esta hipocrisia ortográfica. Efectivamente, Rebelo de Sousa, além de nada fazer, continua calado, sim, calado, perante esta vergonha constante, diariamente apreciável, por exemplo — e que exemplo! — no sítio onde os cidadãos portugueses alfabetizados tomam conhecimento dos actos que regem a vida da sociedade portuguesa:

Curiosamente, no Público de hoje, também temos António Costa, a explicitamente desejar que se saiba o seguinte:

Mas essas são contas de outro rosário — embora Rebelo de Sousa possa, ou deva, começar exactamente por aqui.

Desejo-vos uma óptima semana.

***

Comments

  1. Carlos Silva says:

    O problema é que de fato o fato fica apertado !

  2. Abel Barreto says:

    Permita-me que manifeste o total acordo com o que tem escrito e o desacordo na adopção do (des)acordo no que a mim diz respeito. Mas é difícil ir contra a corrente de obediência canina.

  3. Professor B says:

    O Senhor Presidente teve uma recaída. Amanhã ou depois, voltará ao normal. O mesmo se passará com o DR, que continuará a relatar os contatos. Os contatos devem ser uns contactos mais superficiais, pois faltsoante.a-lhes uma con

  4. Professor B says:

    Errata: … falta-lhes uma consoante.

  5. estevesayres says:

    Creio que foi a única coisa que ele fez bem, desde que o conheço, e já lá vão alguns anos, anão ser que seja um assessor desses que querem subir na carreira..

  6. Manuel M. says:

    As autofotos preocupam-no mais do que a língua portuguesa.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.