Conferências TED censuram milionário que propõe aumento de impostos para milionários

Tanto quanto sei, as conferências TED convidam personalidades e pensadores de diferentes áreas para exporem o seu… pensamento. Ora, o pensamento sobre questões sociais é, parece-me, quase sempre político.

Por isso mesmo, tenho assistido a algumas intervenções que denotam atitudes políticas em assuntos que têm a ver com a educação, ecologia e ambiente, direitos humanos, etc.

Um milionário americano (e especulador) decidiu tecer considerações sobre economia, capitalismo, impostos, criação de emprego e afins, mas o seu discurso foi considerado “demasiado político”, razão pela qual a sua conferência não será publicada.

O que disse, de “demasiado político”, Nick Hanauer, a personalidade em questão?

Que os demasiado – sempre há um “demasiado” – ricos devem pagar mais impostos, que não é verdadeira a ideia de que os grandes milionários são os que criam mais empregos, que

Se fosse verdade que impostos mais baixos para os ricos criassem mais emprego, hoje estaríamos afogados em postos de trabalho

e que

os verdadeiros criadores de emprego são os consumidores, a classe média. Taxar os mais ricos para que eles invistam no crescimento da classe média é a medida mais inteligente que podemos tomar.

Num exercício de hipocrisia militante, o curador da TED mandou um simpático mail ao conferencista censurado dizendo:

Nick, eu partilho da tua repugnância pelo crescimento das desigualdades nos EUA, e gostaria de ter encontrado uma forma de dar às pessoas uma ideia mais clara sobre o assunto…

mas

publicar a tua palestra não iria ao encontro desse objectivo.

Aparentemente porque a repugnância pelo crescimento das desigualdades é inferior à repugnância de espalhar ideias (a missão destas conferências) que possam ser “demasiado políticas”, desagradando aos capitalistas que suportam a máquina que lhe dá emprego e que fica bem na lapela do “papel social” das grandes multinacionais.

Comments


  1. Não sei se estava consciente que houve uma resposta/explicação do Chris Anderson sobre esta polémica: http://tedchris.posterous.com/131417405


  2. De facto, não conhecia as explicações do curador. No entanto gostava de saber como se pode dizer exactamente o que foi dito – e o assunto parece-me suficientemente importante para ser debatido – no tom “correcto”

    “We’d carry more in the future if someone can find a way of framing the issue that is convincing and avoids being needlessly partisan in tone”

  3. Maquiavel says:

    Pedra mole em água dura tanto dá até que molha!

  4. nightwishpt says:

    Pensando um pouco no assunto, a maior parte das TED não são políticas? São ė mais feel good e não tão contundentes…

Trackbacks


  1. […] comunista capitalista Nick Hanauer. Deixando de lado a polémica sobre os critérios TED para publicação e/ou censura, fica o vídeo agora devidamente legendado. O texto já tinha sido em grande parte traduzido pelo […]


  2. bpdl2 download free

    Conferências TED censuram milionário que propõe aumento de impostos para milionários – Aventar

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.