Ada Lovelace

Augusta Ada King, Condessa de Lovelace (10.Dez.1815 – 27.Nov.1852) foi uma mulher fora do seu tempo. Foi-lhe ensinado matemática em tenra idade pela sua mãe, posteriormente teve aulas privadas com eminentes matemáticos da época e foi sócia da Blue Stockings Society.

Já casada, traduziu para o inglês um artigo escrito em francês pelo italiano Luigi Menabrea em que era descrito o Engenho Analítico de Charles Babbage, acrescentando extensas notas pessoais sobre a forma como ele poderia ser usado para calcular os números da série de Bernoulli. Esta descrição incluía os mecanismos que hoje fazem parte de qualquer linguagem de programação, valendo-lhe a menção de ter sido a pessoa que escreveu o primeiro programa informático.

No século XX (1983), o Dep.to de Defesa do EUA, em honra a Ada Lovelace, escolheu para a sua novel linguagem de programação o nome de Ada. Augusta Ada King, Condessa de Lovelace , faria hoje 197 anos.

* imagem copiada da Wikipedia: link.

Comments

  1. Miguel says:

    Incrível. Completamente à frente da sua época.

    Lembra-me da Grace Murray Hopper.

  2. maria celeste d'oliveira ramos says:

    Mulheres esquecidas
    Falta a Natália Correia para falar da MÁTRIA e das MÁTRIAS
    Embora os homens (todos) gostem muito de mulheres claro
    Espero que um dia sejam eles a engravidar sem ser apenas o “Marcelo Mastroiani”

  3. Carla Romualdo says:

    Não conhecia; obrigada, Jorge

    • ximena3605 says:

      vida longa as mulheres…maravilhosas, inteligentes, éticas, femininas, e mães..me orgulho de pertencer a classe!! viva, viva!

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.