AD Lousada reentra a vencer


ad lousada supertaça carlos fernandes

A Federação Portuguesa de Hóquei iniciou oficialmente a época 2013/2014 com a Supertaça, disputada entre o campeão nacional (AD Lousada) e o finalista vencido da Taça de Portugal (CF Benfica), da época transacta, e atribuiu ao troféu um significado muito especial ao homenagear uma das mais reverenciadas figuras da modalidade, o recém-falecido Carlos Fernandes, que ficará desde agora ligado com o seu nome ao troféu.

A AD Lousada, começa, assim, esta época desportiva como finalizou a anterior: a vencer. E acrescentando ao seu palmarés a segunda Supertaça da sua história, depois  da dobradinha de 2012/2013.

O jogo, diz quem viu, não teve grandes momentos de interesse na primeira parte. A partir do reatamento, tornou-se frenético e com uma interessante marcha no marcador. O Futebol Benfica chegou a estar a vencer por 3-1, mas Leandro Morais, capitão nortenho, haveria de repor as contas com dois fabulosos golos de canto-curto, que colocaram o marcador em 3-3, resultado com que se atingiu o tempo regulamentar.

O prolongamento não nos trouxe qualquer golo de oiro, partindo-se, então, para o desempate através da execução de livres directos. Aí, a AD Lousada foi mais eficiente, quer porque conseguiu três golos quer porque o seu guarda-redes brilhou a grande altura, garantindo a vantagem.

De registar a sede de vitória dos do Vale do Sousa e o crescendo do Futebol Benfica, um histórico lisboeta, que promete intrometer-se cada vez mais nas lutas pelas provas nacionais, que têm sido um feudo do hóquei a norte.

A bola de saída pertenceu à filha de Carlos Fernandes, Marta Fernandes, ela também uma figura muito ligada ao hóquei em campo, exemplarmente em “O JOGO”, onde escreve sobre a modalidade.

Mas este início de época tem-se mostrado de grande significado para o hóquei português.

David Franco emigrou para o hóquei alemão, e jogará a prova maior do colosso europeu da modalidade.

Também o atleta do Sport Club do Porto, Ivo Moreira, vai rumar às Canárias para jogar a principal Liga espanhola.

São dois dos mais promissores atletas da nova geração que vão tentar fazer aquilo de que gostam em patamares de excelência competitiva.

Mas não param por aqui as novidades deste Verão / Outono. Pedro Santos ascendeu a árbitro internacional, após as prestações no Eurohokey Championship, e apanha o irmão Jorge , que já era internacional.

Ana Faias vê também coroada a sua ascensão na arbitragem mundial com a nomeação para os Jogos Olímpicos da Juventude, que se disputam na China, em 2014.

Ao nível das organizações internacionais, a Federação Portuguesa de hóquei repete a organização dos Europeus de sub21 masculinos, o mesmo acontecendo com o Sport Club do Porto, que repete no seu campo o Eurohockey feminino de clubes.

Também Pedro d’Ávila, do Departamento Técnico da FPH, está de parabéns: acaba de ser nomeado para o Youth Panel da Federação Europeia.

Comments

  1. If you wish for to improve your know-how just keep visiting this
    web site and be updated with the hottest information posted here.

Trackbacks

  1. […] AD Lousada reentra a vencer. […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s