A comissão

Nestes dias, banqueiros, super-banqueiros, governantes e super-governantes têm dado um espectáculo obsceno a que assistimos perplexos e, para quem tinha ilusões, desiludidos. A trafulhice, a mentira, a guerra e o respectivo salve-se quem puder, põem-nos frente à evidência de que muitos dos ídolos da finança e da governança, que tantos louvam como se fossem gigantes, não passam de pigmeus morais. E nem sequer, pelo que se vê, se distinguem pela competência. Quem se vai distinguindo neste descaminho são, é bom que se diga, os deputados da Comissão Parlamentar. Nem faço aqui distinções ou exclusões, sabendo, quem me conhece, da minha óbvia preferência pela parte esquerda (alta…) da mesa. Sempre é refrescante, para crédito da Democracia, ter a percepção que os eleitos estão, diligente e competentemente, a fazer aquilo para que os elegemos. No meio do lamaçal, é bom encontrar algum terreno firme, alguma segurança que se possa atirar à cara dos que dizem que os políticos são todos iguais. Sabemos bem, sobretudo quem visita com alguma frequência o canal AR, que é nas comissões que se passa algum do trabalho mais nobre do parlamento. Mas ver deputados a aguentar, concentrados e intervenientes, 18 (!!) horas de sessão – alguns foram sendo substituídos, outros fizeram o pleno -, escancarando à nossa frente este sinistro enredo, tem de ser saudado. Precisamos de sentir que, nesta encruzilhada, alguém nos representa.

Comments


  1. Exactamente José Gabriel. Tiraste-me as palavras da ponta dos dedos. Ainda há algo mais a acrescentar ao que escreveste. Se tiver tempo postarei.


  2. Uma encenação teatral com o mero objectivo de oferecer uma vítima sacrificial (ou nem isso) para expiar os pecados de todo um regime conivente. Anedótico. Sigam os rituais e declarações de “interesse público”.


  3. Quem não consegue ter uma profissão “de geito” vai para deputado – nem é complicado – basta ter amigos


  4. Sem ofensa para MEEIA DÙZIA claro

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.