O leão, a bola, o ser e o nada

11138183_805358319557557_4071164313645286336_n
Olhai, jogadores do glorioso Sporting Clube de Portugal! Hoje, falo para vós. E por ponderosas razões. É que protagonizais, não sei se um mistério, não sei se um equívoco, já que há coisas que de tal modo se nos colam aos olhos que a elas nos tornamos cegos. Eu explico. Olhai, nesta foto, a solidão do pequeno guarda-redes frente à sua gigantesca baliza. Olhai como entre o ser dos postes e do próprio jogador se estende o nada, o vazio. Largo, imenso. Ora, é aqui que me interrogo: porque será que vós, artistas e atletas de fino recorte e ilustre condição, insistis, num alarde de arte – difícil e refinada, sim, mas inútil, um verdadeiro mergulho no niilismo futebolístico – em acertar com invejável rigor, no guarda redes, no poste direito, no poste esquerdo, na trave. Sei que o primeiro está ali para defender e, por vezes, o diabo do homem não para quieto. Mas vós conseguis acertar-lhe sem que ele esboce o mais pequeno movimento! Permiti, pois, que vos elucide e, ao mesmo tempo, vos faça um apelo, a bem da saúde dos nossos corações leoninos: quando vos encontrardes frente à baliza e face ao guardião da mesma, não procureis o requinte de acertar nos citados obstáculos; tentai acertar naquele infinito espaço que há entre eles. Ignorai o ser e atirai ao nada. Observareis, quiçá surpreendidos, que obtereis aquilo a que se chama golo, coisa que motivará muito mais admiração nos corações dos vossos adeptos que o geométrico rigor com que acertais nos paus da baliza e naquele que a defende. Assim seja.

Comments

  1. joão lopes says:

    como sportinguista que sou,espero que no jamor os jogadores leoninos não tenham o “requinte de malvadez” de acertarem sempre no poste.por favor,”desafinem” ligeiramente a pontaria e acertem em cheio na baliza.de qualquer forma lá estarei a comer uma bifana e a beber uma imperial.Força rapazes.

  2. Carvalho says:

    Um post dirigido aos jogadores do spórtengue? Mas…se eles soubessem ler e escrever não eram jogadores de tal clubezeco e sim de um a sério.

    • José almeida says:

      Ó Carvalho, veja lá se na no próximo acordo ortográfico (AO) não lhe tiram o r. Mando os que fazem comentários deste tipo ir ter consigo.

  3. José almeida says:

    Desejo muito a taça, mas se não acontecer, não se esqueçam que o treinador é o mesmo que assinou contrato há uns meses atrás… PLEASE. Sou tripeiro de gema e sportinguista. Conhecem a canção? … não, não sou o único…..

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.