Quiosque Regional, #1, Jornal do Fundão

001 quiosque regional - jornal do fundão

Capa da edição comemorativa dos 70 anos do Jornal do Fundão

Apresentação

Depoimento de Eduardo Lourenço, director honorário da edição dos 70 anos do Jornal do Fundão, 27 Janeiro de 2016

O Jornal do Fundão

O JORNAL do Fundão é uma espécie de pequeno milagre. É normal que se festejem os 70 anos como um acontecimento. Não é apenas um acontecimento regional, mas também é um acontecimento nacional porque um país não é feito de centros; é feito de capitais múltiplas.

O Jornal do Fundão é um jornal de leitura da Covilhã, de Castelo Branco, de toda a Beira em geral. Mas é muito mais do que isso, porque a nossa Beira também se exportou através de várias emigrações. Houve a famosa emigração dos anos 70 e acho que a partir daqui ainda senti mais que se precisava de ter uma presença, um eco lá fora daquilo que o nosso país era e que se tinha deixado para trás. Embora eu não seja emigrante no sentido normal da palavra, a verdade é que a chegada do Jornal do Fundão era, para mim, como se fosse a chegada de uma carta especial, daquelas que se recebiam no século XIX nos romances de Júlio Dinis, que eram lidas publicamente e que comoviam aqueles que as recebiam.

É um jornal da nossa família, enquanto família beirã, mas com eco nacional. É quase um caso único na imprensa regional, de maneira que me associo à festa que o Jornal do Fundão vai fazer e na qual eu participarei por generosidade e gentileza do vosso jornal.

Última edição

jornal-do-fundao-2016-03-31

6 Abr 2016, Editorial – Nuno Francisco
A verdadeira fatura da sorte
HÁ O MUNDO ideal e há o mundo real. Sonhamos com o primeiro, mas é com o segundo que temos que lidar. Raramente estes dois se encontram, mas o primeiro sempre vai dando algumas pistas e inspirações ao segundo. O tempo não está (nem nunca esteve, realmente) para utopias e efabulações sobre terras de riqueza e felicidades universais e perpétuas. A realidade é outra. Não falamos de utopias, mas de convivência real entre os cidadãos e a relação de facto entre estes e o Estado, que deveria manter como regra primeira e incontornável, que ninguém se veja privado das bases essenciais daquilo que é a dignidade humana, independentemente da capacidade financeira de cada um. E aqui cabem, numa primeira e evidente linha, os acessos a cuidados de saúde e à educação. [continuar a ler…]

30 Mar 2016, Célia Domingues
Viagem aos limites da coragem e da esperança

Há quatro meses o fecho das Minas da Panasqueira era dado como certo. Em Janeiro a exploração passou para os canadianos Almonty. Os novos donos estão a criar mais 60 postos de trabalho. As primeiras 20 pessoas já estão a trabalhar na mina. [continuar a ler…]

14 Mar 2016, Paulo Serra
Cai neve na Estrela
O QUE é uma notícia? De acordo com a Infopédia, notícia é “uma narrativa curta, eminentemente informativa, de factos atuais com interesse geral.” (http://www.infopedia.pt/$noticia, consultada em 2 de março de 2016)

Deixemos de lado a questão da narrativa, sobre a qual já foram escritos vários tratados. Concentremo-nos na expressão “factos atuais com interesse geral”. Que tipo de factos são estes? Em cada momento, ocorrem no mundo à nossa volta milhares de acontecimentos. Desses milhares de acontecimentos, como saber os que têm “interesse geral”? O que se entende por “interesse geral”? A única maneira de o saber seria fazer sondagens sucessivas, junto de todos os cidadãos – o que, obviamente, é impossível. Assim sendo, aquilo que é “interesse geral”, e aquilo que são “factos de interesse geral” é definido pelo jornalista e, em parte, pela organização noticiosa a que pertence. Ou seja: o jornalista noticia factos de interesse geral; e factos de interesse geral são os factos que o jornalista noticia. [continuar a ler…]

Edição online e restantes artigos: Jornal do Fundão

Bilhete de Identidade

Fundador: António Paulouro
Diretor-geral: Vasco Pinto Leite
Director: Nuno Francisco (CP 5299)
Sede: Rua Jornal do Fundão, 4/6 – 6231-911 FUNDÃO
Telefone: 275 779 350 (Geral)
Email:redaccao@jornaldofundao.pt
URL: http://www.jornaldofundao.pt

Nota do Aventar

Esta é a primeira edição do Quiosque Regional, uma iniciativa do Aventar destinada a divulgar a imprensa regional, incluindo a presente na diáspora. Pode usar o nosso formulário de contacto para sugerir o seu jornal regional de eleição. Teremos todo o gosto em o considerar para futura publicação.

Cada semana teremos um jornal regional em destaque, realçando:

  • Uma apresentação do jornal;
  • Uma selecção de artigos, que podem continuara ser lidos no próprio jornal;
  • Dados objectivos do jornal.

Leitura adicional:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.