Bofetadas na gramática

Capture

 

Sobre as bofetadas prometidas pelo Ministro João Soares a pessoas que o criticam, acho triste, mas nada tenho a dizer. É fogo de vista. Mas tenho a lamentar que o Ministro da Cultura de Portugal não tenha cuidado com o que escreve em público. Assinalei no seu pequeno texto 4 palavras: “cuzar”, “estória”, “Publico” e “calunias”. Arrisco dizer, e de ficar na lista das bofetadas prometidas, que é um bocadinho demais para o Ministro da Cultura. Certo?

 

Comments

  1. Manuel Santos says:

    Certo… E com o AO90 as ‘coisas’ tendem a piorar, não tenho dúvidas.

  2. Pedro says:

    Um dos tais erros é lapso patente (“cuzar”), outro é mera questão estilística, (“estória”), nos outros (“Publico” e “calunias”.), apenas falta um assento. Much ado about nothing e, sinceramente, o policiamento da gramática começa a ser um tédio. Ainda por cima em coisas escritas no facebook, plamordedeus. É nestas alturas que me torno ferrenho adepto do AO, embora continue a escrever sem ele.


    • Se o policiamento da gramática é um tédio, o que dizer da atitude reactiva que qualifica o dito policiamento? Será claramente um tédio factorial.
      Se se torna “ferrenho adepto” do AO por uma questão de tédio potenciado, e ainda por cima se confirma que continua a escrever sem ele, deverá bastante à indigência cultural; e não se trata de “much ado about nothing”, não: é tudo uma questão de respeito. “Plamordedeus”.

      • joão lopes says:

        pedro arroja,conhece? esse não ameaça com bofetadas,esse é mais…chá e bolachas.plamorde alla,maomé,buda,etc…p.s-aminha ortografia é um desastre,mas não sou mesquinho.


        • Obrigado pelo tempero surreal, joão lopes! É sempre motivador, puxar pela lateralidade do raciocínio. Ou não.

          • joão lopes says:

            isso,”lateralidade do raciocínio”…por outro lado,não seria melhor mandar analisar a agua da torneira em Lisboa?às tantas enganaram-se e colocaram pós surreais na agua corrente.

          • Rui Silva says:

            Caro António Chagas Dias,

            Aqui no Avantar continuarão a defender este inqualificável ministro da cultura. E sabe porquê ? Porque acham bem, este tipo de comportamento.
            Desde que venha de um socialista !
            Porque como toda a gente sabe o socialista/ comunista é dotado da chamada superioridade moral.

            cps

            Rui Silva

      • Pedro says:

        Caramba, o António até sabe o que é um “tédio sectorial”. Já não tenho palavras, já não tenho… vinho.

    • Luis says:

      Falta um «assento»?!, compre um banco…

  3. joão lopes says:

    acontece que essas pessoas que criticam o ministro da cultura tambem são criticaveis,acontece que a programação cultural do Lamas era uma vergonha,e tambem acontece que este furo jornalistico é um autentico…bluff(um bocado como os panama papers):acontece que João Soares dicidiu(bem ou mal,logo se verá)

  4. Rui Silva says:

    Na óptica dos socialistas o dr.João Soares é um competente ministro da cultura.
    “pela fruto conheces a árvore”.
    Vejam qual será o conceito de Cultura destes indivíduos.

    cps

    Rui Silva

  5. Hélder P. says:

    Eu não faço ideia se o João Soares tem razão nesta questão tal como não sei do affaire Lamas/CCB, mas o que sei é que com atitudes e excessos de linguagem como este se perde a razão toda e o respeito institucional. Um ministro não pode ter uma postura de caceteiro. E eu que pensava que o caceteiro-mor deste governo seria o Augusto Santos Silva. Afinal João Soares é o maior erro de casting.

  6. Carvalho says:

    Mas este energúmeno Só Ares que qualificações tem para desempenhar o cargo que ocupa?
    Ser filhinho do papá?
    Ter a maior papada do PS, cheia dos toucinhos de todos os porcos que mamou?
    Que outras qualificações tem esta coisa, além da de gajo das barracas?

    • Helder P. says:

      Na lista de qualificações dele não é de menosprezar a pertença à seita do avental.
      Desde o início que suspeitava que António Costa escolheu o seu Ministro da Cultura para apaziguar alguns partes do aparelho do seu partido. Finalmente o “Delfim” Só Ares seria ministro! Isso permitiria sossegar as hostes que se reúnem na Mealhada para discutir o futuro do partido entre pratos de leitão.
      Por este mesmo motivo, temo que João Soares esteja colado à cadeira que ocupa e nem António Costa o poderá afastar sem declarar uma guerra fraticida ao aparelho, coisa que Costa quererá evitar a todo o custo. São estes os meandros da política.

    • Pedro says:

      Carvalho, uma coisa tem o Soares que o Carvalho não tem: dá a cara publicamente. E tem outra coisa: não precisa de atacar o aspecto físico dos seus adversários.
      Prefiro um maçon desbocado que jesuíta dissimulado.

      • Carvalho says:

        Essa do jesuíta é comigo? Eheh, obrigado pela palermice e pela gargalhada que me proporcionou.
        Eu até nem acho que o Só Ares dê a cara, ele quer é dar na cara dos outros. E porque é que acha que eu não dou a cara? Vê-me escondido nalgum lado?

  7. Nascimento says:

    Gosto do Soares. Ao contrário de muita gente, acho que o tipo de vez em quando salta-lhe o capacete . parece um tipo “bonacheirão”, gordinhoe tal ,mas…
    Gosto de politicos assim.
    Foi de longe o melhor presidente na cidade de Lisboa.Cometeu erros em Lisboa? Sim. Mas deixou uma obra na criação de espaços culturais que ficaram á vista de todos.
    Não sabia que ele tinha prometido umas lambadas nas fuças do Vasquinho. Bem haja João. Se quiser também ajudo.Já somos dois.
    Detesto paineleiros “educadinhos”. Aliás ,este país só tem é
    ” doutoras” e “doutoras”, plenos de salamaleques com muitas
    ” pontes democráticas” e “familiares” entre eles… e, mudando de assunto, ou talvez não, é por sermos tão “benzinhos” e cumpridores de ” normas” , que o edificio da PIDE, É UM EDIFICIO DE LUXO… (e os seus moradores , sempre podem sair de casa e irem ao CHIADO tomar um cafézinho com a estatua do Pessoa, ou ao SÃO LUIZ!! Semaninha do Jazz?)Talvez…

    AH a ” oposição”?a “educadinha”,? de ” esquerda”?Essa, á época( FINAIS DE 90?), era então como hoje, plena de salamaleques, e , entreteve-se a perguntar ao espelho qual dela era mais ANTI FASCISTA!!! TÓPAM???

    AO CONTRÁRIO DELA, HOJE A ESPANHA TEM UMA ORGANIZAÇÃO QUE SE CHAMA: ” MEMÓRIA HISTÓRICA”, E ESTÁ HÁ ANOS A FAZER UM TRABALHO MAGNIFICO!!! ALI NÃO Á SALAMALEQUES!!! E NÓS? bem, nós tivemos uma merda chamada ” não apaguem a memória”, ou lá o que era… como terminou? tudo “zangadinho”,mas, afinal, a TRINDADE ( CERVEJARIA) ATÉ NEM FICAVA LONGE…Tou fartinho deles…

    • joão lopes says:

      veja bem,criticam o Soares pela ortografia,criticam por ser filho de quem é,acima de tudo dizem mal…e sem,duvida,o valente ou o seabra,estão neste momento na trindade a comer um bife da vazia a 30 euros a dose.eu sei bem a quem chamava…indigena.


  8. estória não será

  9. Fernando Torres says:

    E o homem não se demite já?

    Fazia um favor ao partido e ao país.

    Mais: a quantidade de erros que bolsou, o ministro em causa, é mau de mais para ser verdade.


  10. Com tanto erro assinalado, é pena não ter apanhado a versão anterior. É fácil: no post deste artista no Facebook, clicar na setinha do canto superior direito e escolher “Ver histórico de edições”.

    Esta que aqui está exemplificada é a versão das 10 da manhã. A versão das 6 é muito mais épica, sobretudo no recurso ao “bolsar”… duas vezes!

  11. Thief says:

    O homem quando escreveu o post não estava em si.


  12. Só espero que Soares cumpra a promessa. Não gosto de ministros que prometem, prometem, e nada. Que o VPV e o AMS se desloquem de imediato à Ajuda para o par de bofetadas ministerial. Depois façam o favor de reagir em conformidade. É que isto da cultura está uma pasmaceira…
    Não sei porquê veio-me à lembrança a irritação de António Costa com Vitor Gonçalves na RTP1 em outubro passado. Isto de aguentar com as críticas não é para qualquer um.

  13. Nome says:

    já que se fala em erros, também há o “Ver histórico de edições”. Diz-se historial, obviamente. Com o novo AO, basta ao Facebook pegar na versão brasileira e pronto, está feito. Para o tuga, que é normalmente tanso, parece bastar.