A Direita inventou o caso de se taxar o sol com o IMI – aqui fica a prova


IMI taxar o "sol

Assistimos a uma acção concertada, pois não terá sido por acaso que o tema saltou para a agenda, a qual construiu um caso à volta da tal taxa do “sol”/IMI. A tese é que o governo de Costa introduziu alterações ao IMI que passarão a penalizar as casas com boa exposição solar. Acontece que a indignação da direita tem pernas curtas por se basear na mentira. A “nova” taxa, que não é uma taxa, não é nova e foi aplicada pelo próprio governo de Passos Coelho. A imagem supra apresenta o sumário. Para quem quiser consultar os links directamente, aqui ficam eles:

O soundbite foi extremamente bem montado, como pude comprovar hoje mesmo ao ouvir uma conversa de café onde se repetia a indignação gerada pela cobertura noticiosa. Mesmo baseada numa mentira, a geringonça não soube conter a onda e o mal está feito.

As alterações no IMI introduzidas pelo governo de Costa agravam alguns aspectos (como a localização e operacionalidade relativas, das quais a exposição solar é apenas um dos diversos parâmetros), mas também desagravam outros (como a reposição da clausula de salvaguarda). Não sei qual será o saldo das alterações, apesar de habitualmente as mudanças no fisco não se traduzirem na cobrança de menos impostos. No entanto, é uma enorme falta de honestidade fazer política e jornalismo com base numa mentira factual. Chegámos a isto.

Comments

  1. Afonso Valverde says:

    Alguns jornais não passam de pasquins de transmissão de bujardas sonoras de um certo aglomerado de posições políticas fora do poder.
    Manipulam a população para daí obter “carneiros apoiantes” sem poder crítico ou discernimento para ver para além da fachada da bujarda sonora.
    Seita de sacanagem.

  2. Victor Nogueira says:

    A verdade é que aumentou o peso relativo de tal variável (subjectiva). Como se reflectirá no resultado final ? Tudo o resto é poeira sobre poeira ?

  3. Afonso Valverde says:

    Sim, aumentou. Claro. A questão é saber se esse aumento faz sentido no que se refere a introduzir equilíbrios entre o valor dos prédios e o pagamento do IMI.
    Sem dúvida que o aumento de qualquer imposto deve ser bem ponderado e bem explicado para que cada um de nós formule um juízo e possa manifestá-lo quando vota.

  4. Afonso Valverde says:

    No caso, as bujardas sonoras não ajudam a explicar.

  5. j. manuel cordeiro says:

    Tal como escrevi no post, suspeito que a medida não seja para baixar o imposto. Mas não é o aumento de imposto que causou escandaleira. É a infâmia de, supostamente, se estar a taxar o sol. O spin foi montado para causar indignação. O post demonstra que se quisermos admitir que se está a taxar o sol, então o governo de Passos já o tinha feito. E é aí que reside a hipocrisia da comunicação social e dos líderes do PSD e CDS. Estão a fazer-se de sonsos e a tomar os portugueses por tolos.

  6. Ana A. says:

    …e assim, de caso em caso, de mentira em mentira, de esclarecimentos mais ou menos deficientes etc., se vai alimentando o monstro da abstenção! Daqui a uns tempos, quando a classe política estiver totalmente descredibilizada, pelas corrupções, pelas mentiras, pela baixa política, pela falta de ideias e projectos para o País/UE, eis que surgirá de uma bruma de enxofre, o nosso “salvador”…

    • j. manuel cordeiro says:

      Sem dúvida, Ana. Estes episódios que acabam por se traduzir num “são todos iguais” é o que mais interessa a políticos trauliteiros.

  7. Na minha terra, Faro, simulei assumido a subida máxima de 0,15 e a descida máxima de 0,05 do critério “sol e vista”, uma casa modesta na Freguesia Santa Bárbara de Nexe virada a poente, com pouco sol e sem vista, o IMI diminui 16 euros (DEZASSEIS EUROS). E uma vivenda numa encosta com sol e vista aumenta 10 (DEZ EUROS).

  8. Deduzam o que é o P$.. e o que são impostores com formação nas lojas e agências da confraria.. Eles além de aplicarem a lei do #IMI sem mudar um ponto, embora tivessem maioria parlamentar para o fazer.. ainda a aplicaram da pior maneira e criminosamente, privando as pessoas de um direito legal.. que é o direito a informação e a serem informadas, enquanto usavam a lei dos benefícios fiscais destinados a famílias com baixos rendimentos, em segredo, a titulo de favor entre clientela e amigos do partido. Aplicaram a lei do #IMI omitindo e escondendo das pessoas o direito a isenção. Basta ver quando as isenções começaram a ser requeridas.. o que merecia atenção de jornalismo de investigação. Isto demonstra, para quem os ouvir.. a espécie de gente com doutoramento na fraude, que diz.. nos representar no parlamento .

  9. Continuem-se a abotoar uns com os outros, como sempre se abotoaram bem.. para construir o vosso socialismo de senhores e gentios . De vitoria em vitoria, até a vitoria final.

  10. Mariaemilia says:

    A direita como tem sido seu hábito, inventa, deturpa as medidas políticas que vão sendo anunciadas pelos seus adversários da esquerda, ridicularizado, fazendo procurando criar a ideia de que vão ser um atento atentado às bolsas das pessoas, para poder obter aliados junto da população, no mínimo, mal informada.

  11. Vasco Apolonio says:

    Ja estou habituado a imprensa main-stream, vendida ao capital. É por estas e outras que nao gasto dinheiro em jornais.

Trackbacks

  1. […] e a afirmação categórica de o mal ter encarnado em forma de geringonça. Dias antes foi o escândalo de se querer taxar o sol, outra notícia plantada para gerar […]

  2. […] Quanto ao IMI, e apesar da história mal contada pela direita parlamentar, a verdade é que o governo Passos/Portas já aplicava a polémica taxa do sol. Mas isso agora não interessa nada que esta coisa do hashtag do PSD vale tanto como a velha […]

  3. […] O sol já pagava imposto quando a senhora deputada era ministra, senhora deputada. […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s