Os incendiários mandam no quartel dos bombeiros


O futebol, goste-se ou não, é um fenómeno social com um peso desmesurado na vida da tribo. É importante, claro, ir educando os elementos da tribo no sentido de darem menos importância ao futebol e, sobretudo, às respectivas ramificações, como sejam os inúmeros programas de aparente debate em que cada lance, repetido dezenas de vezes, é considerado gravíssimo ou inócuo, conforme a cor do comentador.

Na verdade, verdadinha, sobre futebol pouco ou nada se diz. Em teoria, é um desporto praticado por duas equipas de onze; na prática, os únicos agentes desta modalidade são os árbitros. Como se isso não bastasse, os adversários passaram, de facto, a ser inimigos, com reflexos que vão desde insultos até mortes, numa confirmação de que somos homo mas sapiens não e muito menos sapiens sapiens.

Neste fim-de-semana, depois de um intenso Sporting-Benfica, Luís Filipe Vieira veio acrescentar uma mangueirada de gasolina a um incêndio que lavra imparável, sem extinção à vista. Segundo o que percebi, Bruno de Carvalho convidou o presidente do Benfica para assistirem juntos ao clássico, na tribuna do Estádio de Alvalade. Por uma vez, parece-me que o presidente do Sporting teve um gesto nobre, que, de tão raro, faz pensar na atitude do pobre diante de uma esmola demasiado grande. Aceitar-se-ia, portanto, que Luís Filipe Vieira, depois de ter sido mandado “bardamerda” em conjunto com todos os que não são sportinguistas, entre outros mimos, tenha recusado o convite.

O problema, no entanto, esteve no modo como Luís Filipe Vieira se exprimiu, insultando o homólogo sportinguista, comparando-o a Vale e Azevedo, e deixando um rasto de relativização relativamente à morte de um adepto sportinguista. Bastaria dizer, sem mais, que não, não aceitou o convite, manifestando o desejo de que, num futuro o mais próximo possível, os dois clubes pudessem manter relações mais afáveis ou outra declaração igualmente diplomática. As reacções de Bruno de Carvalho e de Nuno Saraiva conseguiram igualar o nível das declarações, mantendo vivo o lume.

Nos últimos anos, Luís Filipe Vieira e o Benfica têm feito menos figuras tristes do que os adversários, apenas porque têm ganho mais campeonatos, mas a camada de verniz é muito fina em toda esta gente que anda à volta do futebol. A maioria dos adeptos, pensando sempre com os pés, interpretará esta troca de disparates, pondo sempre as culpas no outro. Note-se, apesar de tudo, que a humanidade evoluiu: os grunhidos, graças à rapidez dos media, chegam mais longe.

Comments

  1. Paulo Marques says:

    O orelhas prefere fazer as coisas pelo outro lado.

  2. Konigvs says:

    Não vi ninguém insurgiu-se violentamente quando o jornal “I” , no dia 6 de Março, faz a seguinte capa: “Porque é que o Donald Trump é invencível à frente do Sporting?”

    http://thumbs.web.sapo.io/?pic=http://ia.imgs.sapo.pt/01/images/6/63/4089_63a5b9e2485b5569101e551888fa72b6.png&W=1356&H=1862&delay_optim=1&tv=2

    Acho que todos concordaremos que o Bruno fica a ganhar com a comparação com Vale e Azevedo, que poderia ser, por exemplo, elogiado por Passos Coelho como um verdadeiro empreendedor, bem mais que Dias Loureiro que é um menino ao pé dele.

    Ainda assim, há muito que eu mesmo acho que o Bruno é outro Vale e Azevedo. É um fanfarrão, rasga contratos e prejudica em milhões o clube, faz o oposto que disse em campanha eleitoral, não ganha nada e os adeptos acham que ele é um espetáculo.

  3. anti lampeão says:

    Venfica para a 2ª divisão já .

  4. Pablo says:

    Ninguém discute as causas reais desta situação . O problema em Portugal é porque existe suspeiçao na arbitragem . A arbitragem e a disciplina desportiva têm de sair da Liga e da Federação e serem um órgão regulador, independente e autónomo . Gerido sem interferências dos clubes . Tal com em Inglaterra . Aqui existem erros dos árbitros mas ninguém pensa que são propositados .

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s