A maçonaria está a perder poder, coitada!


O Expresso traz hoje uma notícia alarmante: a maçonaria, coitada, está a perder poder. O nível de negociata continua em forte alta, é certo, mas, aparentemente, o número de figuras políticas de relevo estará a diminuir substancialmente nas fileiras do avental. Segundo o semanário, estamos mesmo a viver um momento único na história da nossa democracia, em que nem o presidente da Assembleia da República, nem o líder parlamentar do PS são maçons, quebrando assim “uma certa tradição maçónica“. Felizmente, a tradição já não é o que era. 

Mas não nos deixemos enganar. O poder da maçonaria continua a ser imenso e os políticos influentes não desapareceram do mapa. A pressão é que poderá ter aumentado ligeiramente, uma vez que a informação circula hoje sem grandes restrições, para grande tristeza das sociedades secretas que actuam na penumbra. E os tipos aproveitam a deixa para encenar, com distinção, o papel de vítimas. O resto é paleio de saco, sem adesão à realidade, de grupos elitistas que controlam todas as dimensões da sociedade portuguesa sem qualquer tipo de escrutínio, inflitrados em todas as estruturas de poder. E que se lixe a democracia.

 

Comments

  1. Atento/sempre says:

    Isso não é verdade.este governo tem maçónicos, e alguns bastante conhecidos, já não vou falar, daqueles que tutelam este governo do PS do Costa

  2. Manuel Félix da Costa says:

    É bom não esquecer a outra Maçonaria que dá pelo nome de Opus Dei e que funciona do mesmo modo… quer na banca, quer na política, quer em qualquer centro de decisão… e não são poucos os exemplos!

    • Manuel Félix da Costa says:

      Ainda a tempo… se o PS está a perder no que à Maçonaria diz respeito… o PSD ganha… até porque tem um líder parlamentar da cor…!

  3. Rui Naldinho says:

    “Felizmente a tradição já não é o que era.”
    Sim, talvez..
    Mas ainda assim, convém recordar que se do lado do PS há algum afastamento da cúpula da maçonaria, não tanto do avental e do compasso, do lado do PSD, passa-se precisamente o contrário.
    O PSD sempre foi um partido profundamente anti maçónico na sua génese, e até ao fim do período Cavaquista havia poucos sinais da maçonaria no interior do PSD. Conhecem-se alguns maçons de facto, mas digamos que, “contavam-se pelos dedos!”
    Com raízes na média burguesia provinciana, desde o escritório de advocacia, ao industrial e comerciante, passando pela pequena e média propriedade rural do Norte e Centro, e alguns latifúndios alentejanos, este PSD morreu há muito, e deu lugar nos últimos anos, desde a privatização da banca, maximizada com a entrada no euro, a um partido assente no clientelismo político financeiro. E descobriu que a maçonaria era um bom lugar para fazer amigos. E amigos que fazem lobby. E lobies que dão bons proventos. E proventos que se eternizam. E o povo que se foda!

    • JgMenos says:

      Eis uma ideia original e muito prometedora: tirar o avental ao PS e passa-lo para o PSD.
      Geringonço inteligentíssimo!

      • Rui Naldinho says:

        Geringonço cada vez mais. Inteligentíssimo, nem por isso. Esse dom é só para os gajos de uma certa estirpe neoliberal. Mas não me queixo daquilo que me deram à nascença.
        Agora, de uma coisa eu tenho a certeza. Não ando a comentar comentários ás quatro da manhã, de quem quer que seja. E ainda que estivesse num fuso horário algo distante daquele onde se encontra o Aventar, era só o que mais faltava, preocupar-me lá longe, mesmo que em trabalho, com a blogosfera Tuga.

  4. JgMenos says:

    A maçonaria sofre com a falta de agenda dos ‘irmãos’ e dos potenciais candidatos: tanta comissão, grupo de estudos e observatórios de toda a merda, tanta plataforma de comunicação, que já a camarilha não tem tempo de pôr o avental.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s