Covid-19: porque morrem tão poucos na Alemanha?

AL

Na Alemanha, no momento em que escrevo isto, existem cerca de 15 mil infectados com o novo coronavírus. É o quinto país com maior número de infectados, atrás da Itália e do Irão, na casa dos 18 mil, de Itália, que ultrapassou os 41 mil, e da China, que ainda detém o recorde de 81 mil infectados.

Quando olhamos para o número de mortes por covid-19, contudo, a disparidade é gritante. Em Itália morreram 3405, na China 3132, no Irão 1284 e na vizinha Espanha perderam a vida 833 pessoas. Na Alemanha, o número de vítimas mortais não vai além das 44. O que explica esta disparidade? Objectivamente, não sei. Não tenho dados que me permitam lá chegar. Mas desconfio que o gráfico em cima poderá explicar alguma coisa.

Comments


  1. A estatística dá para tudo mas neste caso e por essa ordem de ideias então Portugal já deveria ter mais mortos por cem infetados que a Itália e a Espanha porque segundo o mesmo gráfico investe menos em saúde.
    E deveria sempre falar-se em mortos por cem infetados porque 3 mil mortos em Itália é bem diferente de 3 mil mortos na China.

  2. Luís Neves says:

    Isso já tem sido discutido suficientemente por aqui. Pelo Facebook! Os números reportam-se a realidades diferentes. Em Itália qualquer pessoa que morra e tenha o Covid 19 é contabilizada. E, entre as que são contabilizadas, a percentagem daquelas que tinham outras doenças é enorme. Superior a 90%. Na Alemanha só contabilizam quem morre só com Covid19.
    .

  3. Luís Lavoura says:

    1) Já agora, também poderia apontar a discrepância entre a Itália e a China: a Itália tem metade dos infetados da China, mas o mesmo número de mortos.

    2) Este post é um disparate. O vírus não é necessariamente o mesmo em todo o lado. Nem os hábitos sociais, nem o clima, etc. Os vírus sofrem mutações, e as variedades que estão em Itália podem ser mais virulentas do que as que estão na Alemanha; eu não sei se assim é, nem o João Mendes sabe, mas pode ser.

    3) Já agora, Portugal tem muito menos mortos do que Espanha. Por que será? Será porque Portugal tem um fabuloso serviço de saúde, irrigado por abundante dinheiro? Hmmm…

    • abaixoapadralhada says:

      Sr Lavoura

      “Este post é um disparate. O vírus não é necessariamente o mesmo em todo o lado. Nem os hábitos sociais, nem o clima, etc. Os vírus sofrem mutações, e as variedades que estão em Itália podem ser mais virulentas do que as que estão na Alemanha; eu não sei se assim é, nem o João Mendes sabe, mas pode ser.”

      Os virus sofrem mutações, mas se as houvesse de certo que isso já tinha sido reportado.

      Falar do que não se sabe não é bom e dá má imagem

  4. Socorro says:

    Cuidado com os Fritz’s. Estão sempre a puxar a brasa à sardinha deles.

  5. Fernando Manuel Rodrigues says:

    Já agora, a Alemanha há muitos anos que tem governos de direita. Hmm… Afinal, parece que a “esquerda” não tem o exclusivo das preocupações sociais, nem faz assim tanta falta.

    • Paulo Marques says:

      Também há muitos anos que tem uma moeda que os beneficia quase exclusivamente a eles.

    • abaixoapadralhada says:

      “Afinal, parece que a “esquerda” não tem o exclusivo das preocupações sociais, nem faz assim tanta falta.”

      Não é preciso ir muito longe nem muito atrás no tempo.
      Bem me lembro das preocupações sociais do Governo de P Coelho e do tempo da Troica

    • Rui Naldinho says:

      A sua desonestidade intelectual é de uma ignorância atroz.
      Nas últimas 3 legislaturas, o governo alemão foi sempre uma coligação CDU/SPD. Caso contrário não havia governo.
      Os últimos dois Ministros da Saúde da Alemanha foram Carsten Schneider e Cristiane Lambrecht, do SPD. O actual é da CDU.
      Quando escrever disparates, certifique-se antes que não há informação disponível para o desmentirem.
      Por outro lado, goste você ou não, este SNS português, foi construído por António Arnaut, por acaso um socialista. Mas dos genuínos. Não desta nata socrática que se vende por um lugar de CEO numa daquelas empresas sem concorrência.

      • Fernando Manuel Rodrigues says:

        LOL… É só picá-los, e vê-los a saltar que nem pulgas.

        E pelos vistos também há censura neste antro de “democracia”. Apagaram-me um comentário.

  6. A percentagem de mortes em número de infetados é identica says:

    A percentagem de mortes em número de infetados é identica em Portugal e Alemanha. Lá vai o seu argumento …

  7. Paulo Marques says:

    Também, mas é uma questão de testes, que não são feitos e reportados da mesma maneira em dois países diferentes (nem as mortes…), o que me faz duvidar muito dos modelos de previsão a serem usados.
    Havemos de ter os números e modelos quando os países se organizarem.

  8. Daniel says:

    Quem escreveu o artigo falhou completamente o objectivo!!
    Uma das conclusões poderia ser que o SNS é muito mais eficiente do que o sistema alemão, já que, com muito menos, tem os mesmo resultados!…
    Na verdade, é tudo muito relativo…

  9. Figueiredo says:

    «…Em Itália morreram 3405…» – Aventar, 20/03/2020 by João Mendes

    Na verdade o número de vítimas mortais por Covid-19 estava apontado para 12 em Itália de acordo com o Instituto Superior de Saúde italiano, conforme noticia o jornal «La Stampa»:

    Coronavirus, l’Istituto Superiore di Sanità: “Solo 12 le persone decedute senza patologie pregresse”
    https://www.lastampa.it/cronaca/2020/03/18/news/coronavirus-l-istituto-superiore-di-sanita-solo-12-le-persone-decedute-senza-patologie-pregresse-1.38605276

    No entanto houve um erro na redacção do relatório sendo que o número efectivo de vítimas mortais por Covid-19 em Itália é de 3 mortes causadas pelo vírus e não de 12, conforme aponta o comunicado do Instituto Superior de Saúde italiano:

    Comunicato Stampa N° 22/2020 Coronavirus: in media 8 giorni tra sintomi e decesso, terapia antibiotica la più utilizzata
    https://www.iss.it/web/guest/primo-piano/-/asset_publisher/o4oGR9qmvUz9/content/id/5304852

    Afirmar que «…Em Itália morreram 3405…» devido ao Covid-19 é mentira, e não corresponde à realidade de acordo com os dados oficiais.

  10. Burro Como Uma Porta says:

    A sério?! Então mais gastos em saúde tem o potencial de criar uma saúde melhor?!? Estou perplexo…

    Mas continuo com uma dúvida, porque é que a Alemanha pode dedicar mais orçamente á saúde que Portugal e outros países? Estão completamente ás escuras…

    Seja como for um grande obrigado ao João Mendes por deixar aqui no Aventar mais uma bomba termonuclear intelectual.

    • Paulo Marques says:

      Porque tem uma moeda feita à medida que lhe permite ter poder político para não implementar às cegas as 63 medidas “recomendadas” na saúde pela comissão.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.