O directo, o direito e o direto

I know you think you understand what you thought I said, but I’m not sure you realize that what you heard is not what I meant.
— Alan Greenspan (apud Rebecca Saxe)

So, let me play a little bit of my favourite childhood piece.
Lang Lang

***

Há uns anos, escrevi sobre um fenómeno perturbador. De facto, a hipótese da idealização de um ‘i’ depois de um ‘e’, por causa da supressão de ‘c’, era corroborada pelas leituras detectadas de direito, em vez de *direto (por directo), em textos escritos “ao abrigo” do AO90. Efectivamente, há quem leia direito em vez de *direto. Lembrei-me disso por causa de um texto aparecido anteontem no jornal A Bola, com direito em vez de *direto (exactamente: *direto).

Convém, neste exacto momento. lembrarmo-nos de dois factores importantes:

  1. A direcção do jornal A Bola não tem modos à mesa de um regime democrático;
  2. Independentemente de o teclado ser AZERTY. QWERTY ou QWERTZ, a distância mais curta entre a letra ‘c’ e a letra ‘e’ é a tecla ‘d’, a distância mais curta entre a letra ‘t’ e a letra ‘e’ é a tecla ‘r’, a distância mais curta entre a letra ‘i’ e a letra ‘e’ são quatro teclas, a distância mais curta entre a letra ‘c’ e a letra ‘t’ é a tecla ‘f’, a distância mais curta entre a letra ‘c’ e a letra ‘i’ são quatro teclas e, para terminar, a distância mais curta entre a letra ‘t’ e a letra ‘i’ são duas teclas — ou seja, a possibilidade de gralha é altamente improvável.

Desejo-vos um óptimo-fim-de-semana.

***

Comments

  1. brasuca pro brasil says:

    Gralhas são gralhas, que todos percebemos.
    Não percebo eu, usar direto, que é termo de creoulo brasuca, em vez do português directo

    • anticarneiros says:

      O brasileiro diz todas as vogais abertas. Por exemplo não diz batáta como nós (o acento no 2º a, para abrir enquanto o primeiro a é fechado), mas diz bátáta, em que só o ultimo a é fechado. Portanto em directo em que nós usamos o c para abrir o e, eles não precisam, porque dizem diréto ja com o e aberto.

  2. Professor B says:

    É um fenómeno de vocalização digital.

  3. Albino manuel says:

    Tu fais l’insolent, mon fils! Si j’étais lá je te rosserais…Comment, vieux jean foutre de singe, visage de chiendent barbouillé de jus de mûre, échalas de la vigne de Noé, arête de la baleine de Jonas, vieille allumette de briquet de bordel, chandelle rance de vingt-quatre à la livre, sangle pourrie du baudet de ma femme…Ah vieille citrouille confite dans le jus de punaise, troisième corne de la tête du diable, figure de morue allongée comme les deux oreilles d’une huître, linge sale des choses rouges de Mimi Printemps, si je te tenais comme je t’en frotterais avec ton sale groin de pomme cuite qui ressemble à des marrons qui brûlent, por t’apprendre à mentir de la sorte.

    Lettres, Marquis de Sade

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading