
Nunca votei em Jorge Sampaio. Mas sempre o respeitei, mais até do que muitos políticos em que votei. Portugal perdeu um Estadista, figura maior da nossa Democracia.
R.I.P. Presidente.
Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar.
Nunca votei em Jorge Sampaio. Mas sempre o respeitei, mais até do que muitos políticos em que votei. Portugal perdeu um Estadista, figura maior da nossa Democracia.
R.I.P. Presidente.
Há umas semanas, algures entre o Teams e o Zoom, o cronista apresentou, entre outros artigos, os New Methods for Second-language (L2) Speech Research, do Flege — e achou curiosa a serendipidade do próximo parágrafo que lhe caiu ao colo, o dos new methods do nosso querido Krugman. A serendipidade. Nada encontrareis igual àquilo. Nada. Garanto. […]
Como escreve Natalie B. Compton, “um urso fez uma pausa para uma extensa sessão fotográfica“. Onde? Em Boulder, CO, nos Estados Unidos da América.
N.B.:
Debate político entre Aventadores. A Esquerda, a Direita, e não só.
A actualidade em análise com as opiniões dos participantes no Aventar sobre a actualidade.
Debate sobre política, sociedade, actualidade, entre outros.
As músicas escolhidas pelos participantes do Aventar com espaço para entrevistas e apresentação de novas bandas, tendências e sonoridades.
Aqui reinam as palavras. Em prosa ou poesia. A obra e os autores.
O analfabetismo tem 292 809 pessoas, enquanto no Porto há menos de 232 000 (dados de 2021).
O assunto é tão grave que até partilho um artigo do Expresso.
Amanhã, em Liège, no Reflektor, Thurston Moore Group (com Steve Shelley). Depois de amanhã, em Courtrai (Kortrijk, no original), Lee Ranaldo, com os fabulosos The Wild Classical Ensemble. Só nos falta a Kim Gordon.
Pais pedem aulas extra para compensar efeitos das greves de professores
o Novo Banco começou a dar lucro. 561 milhões em 2022. E tu, acreditas em bruxas?
Durão Barroso não é nem padre, nem conservador: é José, não é [xoˈse], pois não, não é. Irá casar-se (com alguém). Não irá casar ninguém.
no valor de 3 milhões de euros, entraram no país de forma ilegal? Então o Bolsonaro não era o campeão da honestidade?
fixou o preços dos bens essenciais, em 1980, para combater a inflação. O nosso Aníbal já era bolivariano ainda o Chávez era uma criança.
Enforcamento, ataque cardíaco e quedas de muitos andares ou lanços de escadas, eis como se “suicidam” os oligarcas na Rússia contemporânea. Em princípio foram gajos da CIA. No Kremlin são todos bons rapazes. Goodfellas.
Retirar “referências racistas” dos livros/filmes de 007? Qualquer dia, ”Twelve Years a Slave” ou “Django Unchained” serão cancelados.
Foi para isto que vim ao mundo? Estava tão bem a baloiçar num escroto qualquer, tão descansadinho.
E uma linguista chamada Emily M. Bender está preocupada com o que irá acontecer quando deixarmos de nos lembrar disto. Acrescente-se.
Foto: New York Magazine: https://nym.ag/3misKaW
Exactamente, cacofonia. Hoje, lembrei-me dos Cacophony, a banda do excelente Marty Friedman. Antes de ter ido para os Megadeth, com os quais voltou a tocar anteontem. Siga.
Oh! E não se atira ao Pepê? Porquê? Calimero, Calimero. Aquele abraço.
O que vale é que em Lisboa não falta onde alojar estudantes deslocados e a preços baratos.
Onde? No Diário da República e no Porto Canal. That is the question. Whether ‘tis nobler in the mind to suffer… OK.
Maria de Lurdes Rodrigues escreveu uma crónica intitulada “Defender a escola pública”. Em breve, uma raposa irá publicar um livro intitulado “Defender o galinheiro”
Lição n.º 1: Concentrar elementos do mesmo campo semântico. Exemplo: “Erguemos os alicerces necessários para podermos afirmar hoje, com confiança, que não começámos pelo telhado. A Habitação foi sempre uma prioridade para nós“.
A morte lava realmente tudo. É melhor que o Tide.
O Sampaio seria dos menos maus da máfia xuxa, mas fazia parte dela. Era membro activo e conivente. Sempre mamou à sua conta, a famelga também – a filhota ‘assessora’ governamental, o filhote ‘consultor’ da PT, entre outros tachos.
Após o mamanço na pulhítica e na ONU, gozava a sua subvenção vitalícia de 5000 eurinhos – acumulável com outras, graças ao Trafulha 44 – e o seu gabinete na Casa do Regalo, um belo palácio na Ajuda. Assim dá gosto ser ‘socialista’.
Mas a sua maior herança foi, claro, abrir as portas ao Trafulha 44: esperou que este substituísse o viscoso Ferro como capo do gangue, tirou o tapete ao marreta Santana, ao contrário do que acordara… e o resto é história. E desastre. E bancarrota.
Tal como o Jorge Coelhone, deixa saudades a xuxas e a otários que vão na propaganda pífia deste regime podre.
Estava com curiosidade de ler o teu ibevitável post sobre a morte de Jorge Sampaio.
Mas como esperava, mais um escarro, de um auto intitulado “esquerdista”
Consegues ser pior do que o estimado Salazarista JgMenos
Sabe lá o que é um esquerdista. Até como troll v. é fraco. Anda por aqui agarrado à minha braguilha sem nada contribuir ou acrescentar; nem sequer sabe provocar.
Aquilo a que chama esquerda é outra coisa. É trampa.
A malta reaccionário têm os seus “defeitos”, e um dos maiores é não se estarem nas tintas para as regras cívicas, como a de não dizer mal das pessoas no dia do seu passamento.
“A malta reaccionário têm os seus “defeitos””
Ainda bem que há pessoas aqui no Aventar que percebem quem é este “esquerdista” da Bosta,
Esta anedota que não deve fazer nada a não ser escarrar aqui no Aventar, tem-se em grande conta e os outros que ja o toparam são o que ele chama “troll”
Só é pena aqui haver ainda gente seria que responde ao palhaço “esquerdista”
O problema não é borrifar-se para o dia do falecimento; o problema é mesmo borrifar-se para quem se importa com os outros.
Mas também não surpreendem ninguém.
“Assim dá gosto ser ‘socialista’.”
Não basta. É preciso ter uma certa craveira intelectual e uma capacidade que poucos têm como Sampaio.
Embora haja muitos invejosos …. mas a inveja não basta.
É preciso ter uma certa craveira intelectual…
É. Basta ver a vasta e erudita obra que o Sampaio nos deixou: do romance à poesia, da astrofísica à biologia molecular, passando pelas estupendas leis que regem este sortudo país.
Ouvi-lo falar é uma experiência que nos muda. Qual Russell, qual Hitchens: a craveira do Sampaio, qual cravadeira, crava-nos cravos de sabedoria na mioleira. Era um cravador. Semp’a cravar.
E a ‘inveja’, sempre a inveja. A maior tragédia deste país nem são chulecos como o Sampaio. São os otários que os elegem, que os toleram, que os branqueiam, que lhes lambem o rabo.
Não consigo, francamente não consigo entender como alguém pode ver esta choldra em forma de país e ficar grato à canalha que a fez e que dela mais beneficiou. Este respeitinho pífio, esta adulação parola, esta reverência lorpa a uma ‘democracia’ que só ainda ilude otários e só serve pulhas e chulos.
Pois tá bem!
Realmente talvez não tenha deixado obra ao nível do Russell, do Hitchens, nem chegado à craveira de um Quim Barreiros.
Mas, se tivesse, a história seria a mesma: ouvi dizer que tinha dois apartamentos no centro de Lisboa o que deitaria automaticamente tudo a perder.
Otários, sim, existem mas não os descreveu a todos. Esqueceu-se, por exemplo, daqueles guerrilheiros de sofá que pensam que mudam o mundo a teclar umas coisas nos blogues.
Termino dizendo que a lendária “coerência” dos “impolutos” termina sempre onde começa o mau gosto. É o caso.
Xô Pois,
Notável a tua capacidade de escrever coisas e nada dizeres.
Ms não deixa de ter piada que tu, que passas o dia com o cú sentado frente ao Aventar a teclar a avença, escrevas que:
“Esqueceu-se, por exemplo, daqueles guerrilheiros de sofá que pensam que mudam o mundo a teclar umas coisas nos blogues.”
Como diria o Herman, és um perfeito calhau!
eheheheheh
Pois, perfeito, talvez não.
É muito difícil chegar á craveira de V. Exa.
Impossível mesmo! V. Exa é um autêntico asteroide com patas. Um daqueles rebos que caiu em cima dos dinossauros e ficou por cá.
Continue V. Exa. a marrar, que a sua oportunidade está a chegar! Está para breve uma nova homenagem ao Moura.
É só mais uns quilitos e está no ponto!
É verdade que perante a morte tudo perde a importância, incluindo falhas e faltas. Mas não constato estas – para mim – verdades evidentes por Sampaio ter morrido; di-las-ia em qualquer dia. Digo hoje porque se falou dele hoje. E a morte é também tempo de balanço, não?
Este respeitinho a quem morre é compreensível, mas não colhe. Todos morremos, mas nem todos passamos a vida a chular o pagode, a mamar carrões e palacetes ou a sacar brutos tachos à famelga sob a capa do ‘socialismo’.
E é isso que mais tenho contra ele e contra o PS. Foram os Sampaios desta vida, desta classe pulhítica e deste PS que mais traíram qualquer ideal. Não a direita, que nem tem o que trair: encher mamões está-lhe no ADN.
Ninguém decente durava no PS 43 minutos, quanto mais 43 anos. Sampaio era um cúmplice e um sonso.
Palhaço Bostas
“Sampaio era um cúmplice e um sonso.”
Palavras de um palhaço “esquerdista”
Adriano Moreira, insuspeito homem de direita. diz isto de Jorge Sampaio
https://sicnoticias.pt/especiais/jorge-sampaio/2021-09-10-Adriano-Moreira-recorda-Jorge-Sampaio-como-um-cidadao-exemplar-a1c01049
É a diferença entre a opinião dos adultos e a dos garotões
Vê se cresces, garoto !
Não veio no The Guardian nem n’O Observador, não conhece.
Todos os sectores da Sociedade fazem homenagem a Jorge Sampaio
https://sicnoticias.pt/especiais/jorge-sampaio/2021-09-10-Jorge-Sampaio-homenageado-por-todos-os-setores-da-sociedade-5a5dd91b
Estão todos errados. Aqui o nosso menino é que está certo !
Palhaço !
Sr Filipe Bastos
O que não gosta mais no Dr Jorge Sampaio no seu longo percurso de vida politica ?
da SIC Noticias
“Antes do 25 de Abril de 1974, foi um dos protagonistas da crise académica do princípio dos anos 60, que gerou um longo e generalizado movimento de contestação estudantil ao Estado Novo, tendo, como advogado, defendido presos políticos durante a ditadura.”
Ou foi ter feito uma “geringonça” com o PCP na Câmera de LIsboa, quando era Presidente da Câmera ?
Ou o que é foi concretamente ?
É que as suas brilhantes tiradas de xulecos etc etc, não são muito esclarecedoras, mais parecem conversa do MRPP nos anos 70-80, Nessa altura ainda não era vivo com certeza, mas já ouviu contar.
” A maior tragédia deste país nem são chulecos como o Sampaio. São os otários que os elegem, que os toleram, que os branqueiam, que lhes lambem o rabo.”
Não confunda políticos com biólogos, poetas e etc. São coisas distintas.
Até parece que é tudo otário que só elegem chulecos. A inteligência ficou naqueles (e nota-se pelo vocabulário que utilizam) que, como o Snr, percebem estes factos. Será? Nós, os otários que votamos, não percebemos nada. Será?
“Não consigo, francamente não consigo entender como alguém pode ver esta choldra em forma de país e ficar grato à canalha que a fez e que dela mais beneficiou.”
Há quem prefira a Democracia, com chulecos, otários e choldra, a outros regimes puros como a neve e em que todos são beatos e não pecam. Todos puros e sem mácula…
Esta é a explicação do facto de muitos (nem todos, como se vê) darem a sua preferência à democracia. Discorda?
Estadista vê-se no Governos, dificilmente no palco de Belém.
E, se bem me lembro, deu-nos o Sócrates.
Pois tá bem!
“Deu Sócrates”?? Quem???
Sampaio? Ou Santana? Quem é que armou a confusão?
Se Sampaio dissolveu a Assembleia, tinha amplas razões para tal. E a prova é, justamente, a eleição de Sócrates.
Lendo a narrativa da direitrolhada (acompanhada por Bastos moralistas desta praça) até parece que toda a gente sabia que Sócrates era corrupto e que Sampaio, consciente disso, lhe quis dar uma oportunidade de chegar ao poder através de um qualquer golpe.
Sócrates chegou ao poder porque foi eleito. E com maioria absoluta (para a qual eu não contribui minimamente, digo já, antes que os habituais polícias do comentário comecem já a mandar palpites).
Foi uma dupla desgraça: o gajo e a maioria.
Maioria essa que, deve dizer-se, foi muito aplaudida à direita, já que muitos havia que diziam que o país era ingovernável sem ela e que preferiam uma maioria do adversário – o PS! Não se estiquem!..- a um governo minoritário, fosse qual fosse.
E sabem quem deu o empurrãozinho decisivo para a dissolução da AR que levou Sócrates ao poder? Quem desfez as dúvidas que Sampaio ainda tinha?
Pois adivinharam! Os banqueiros! A começar pelo membro da Santíssima Trindade que já não se lembra de se lembrar de nada.
Xô Pois,
Já li isto que escreveste em vários comentários nos jornais do dia.
Corta e cose e … está justificada a avença.
eheheheh
Pois não tenha receio de denunciar.
É tudo plagiado! Só falta V. Exa. inserir os links e estarei desmascarado!
Avença garantida!
É uma pena V. Exa. não receber pêvea pela sua missão moraleira. Anos a branquear direitrolhas (e, antes, lá pelo Hotel Vitória outros mais vermelhuscos) e nada!
Francamente injusto!
Bem, resta-lhe continuar a marrar, que em breve chegará a sua oportunidade. A época de outono no Campo Pequeno está quase a começar. Tenha calma!
Querido Pois,
“A época de outono no Campo Pequeno está quase a começar”
És vaca para estar tão bem informado sobre toiros?
eheheheh
Não. Não sou vaca.
Ao contrário de V. Exa. não passo a vida a marrar.
Aliás, já viu que só leva resposta daqui quando tenta investir com a sua brilhante armação em riste. E vou entretendo V. Exa.
Obtive até uma avença suplementar porque acabei de vez com as tentativas de V. Exa. em se armar por aqui em inteligente.
Nunca mais sequer tentou fazer um comentário de jeito (o que, obviamente nunca estaria ao alcance de V. Exa. por motivos de todo evidentes).
Missão cumprida! Passa para cá avença, ó Abrantes!
“Não. Não sou vaca.”
Como és um aldrabão não acredito em ti!
eheheheh
Pois tá bem, ó Abstencioneiro em franchise!
Antes aldrabão do que rês destinada aos Forcados Amadores do Montijo!
Continue a marrar, que está quase a chegar a hora! V. Exa. vai ser a glória da Ganadaria Pinto Barreiros. Prepare as orelhas!
Lês Jornais atrasado mental ?
Aleluia.
Tens a 4ª classe ou não passaste da 3ª ?
até parece que toda a gente sabia que Sócrates era corrupto
Só não sabia quem o não conhecia: toda a vida do Trafulha foi trafulhices. Do canudo aos pardieiros que assinava, da Sovenco à Mecaso, da Cova da Beira ao Freepote, nada, absolutamente nada se aproveita.
Ele seria sempre eleito, nisso tem razão, sobretudo após a fuga do Burroso e competindo com um tachista medíocre como Santana. Mas foi Sampaio que esperou o momento certo e abriu-lhe a porta. Disso não se livra.
Nem se livra de saber que a abria à máfia sucateira, aos Varas e Beiçolas. Ou Sampaio era cego e surdo? O único inocente no bordel do Rato?
Era corrupto era, claro! Depois de tudo ter vindo a lume qualquer Bastos adivinha!
Não existiam era evidências fortes, incontestáveis, que se soubessem cá fora. Se existissem, acha que ninguém, fora do PS o denunciaria?
Até um perfeito calhau como tu sabe do inglês do Freeport que denunciou o trafulha quando “ninguém sabia”.
A quanta desonestidade te obriga a avença que esmolas?
És uma figura mais triste que um cão de um sem abrigo.
eheheheheh
Pois tá bem!
Em contrapartida V. Exa. transborda alegria. Por isso tem sido premiado com ração suplementar lá na ganadaria.
A fim, é claro, de continuar a marrar.
Realmente a avença faz-me muito jeito, e ainda vou muito a tempo de branquear uma data de malta, do Freeport e não só. Aliás, V. Exa. tem lá passado? Aquilo está branquinho que até encandeia!
É pena que V. Exa. trabalhe à borla a branquear direitrolhas (e, antigamente, quando frequentava o Hotel Vitória, outros mais vermelhuscos) e não receba pêvea!
É mesmo injusto que tenha de marrar para ganhar a vida! Ao menos não gasta dinheiro em comida. É para a engorda!
PS (Post sccriptum, nada de confusões): trato V. Exa. por V. Exa. porque, em certas coisas, até simpatizo com o PAN.
JgMenos
Por Belém passaram muitos, todos escolhidos pelo teu Padrinho de Santa Comba. Os mais decentes como o Craveiro Lopes, estiveram lá pouco tempo, porque perceberam o que era aquela “democracia”
O mais notável, foi o “Boi-Cavalo”, que falava muito bem.
Já agora, alguém aqui diz porque lhe chamavam “Boi-cavalo” ?
O tio Américo, quando andava, abanava a cabeça para baixo e para cima com fazem os boi cavalos em Angola, quando caminham.
Tio Américo vulgo o ex Presidente da Republica Almirante Américo Thomas, antes do 25 de Abril 74
Quem nos deu Sócrates foi quem votou, em larga maioria, face às alternativas disponíveis. Se Sampaio é culpado, só de dar trela à credibilidade de quem foi meter ao bolso para outro lado deixando um completo borra-botas completamente incompetente e um amante de submarinos como líderes do país. Que perdeu miseravelmente, como merecia, antes de conseguir fazer ainda pior.
Caríssimo Abtrencinérimo
Gosto muito dos seus posts.
Principalmente daquela parte completamente esclarecedora das suas sublimes intervenções:
“eheheheheh”
Ficamos totalmente esclarecidos das suas “ideias”
Parece um mongoloidezinho!
O Abestancionário tá mesmo todo lixado!
Ó Pois,
Já deves estar borracho…já reparaste que agora passaste a Tuga?
Ou é um “franchise”?
eheheheh
Pois devia. Mas não estou.
Infelizmente. Só mesmo o coma profundo nos livra da indigência Abstencionista.
POIS
A culpa é sua por manter diálogos com atrasados mentais.
Já o aconselhei antes
Esquece-se que eu tenho de trabalhar.
Ou o Abrantes não me paga a avença. Tenho que lidar o Abstencionista para ele não botar discurso moraleiro.
E estou mesmo a ultrapassar os objetivos. Vem aí avença-prémio pela certa! Caraíbas, estou a caminho!
Abstencionista,
A culpa é sua por socializar com o Pois Tuga da quadrilha do rato.
Não o aconselhei antes.
Ora pois!
A Xantipa não era mulher do Sócrates? E eu é que sou da quadrilha?
PS. (post scriptum, nada de confusões). Foi uma boa tentativa, ó Abstencioneiro. Essa da mudança de sexo. Quase nos enganava, palavra de honra.
O problema são as hastes. Não enganam ninguém