Resolução ONU 2016

EUA votam contra resolução das Nações Unidas a condenar nazismo

Há uns dias relembraram-me disto. Foi em 2016 e lembro-me de ninguém ter abordado o assunto. Não houve indignação, ninguém se revoltou e ninguém se molhou.

Mas sim, é verdade. Em 2016, a ONU apresentou uma resolução de condenação ao nazismo. Os Estados Unidos da América, a Ucrânia e o Palau votaram contra a resolução de condenação do nazismo. Em 2018, nova resolução foi apresentada pela ONU e desta vez apenas os EUA e a Ucrânia votaram contra. Em 2020, nova resolução, que visava “combater a glorificação do nazismo”. Novamente, apenas os EUA e a Ucrânia votaram contra.

E Portugal? Portugal absteve-se… nas três resoluções.

Notícia na íntegra aqui.

Comments

  1. balio says:

    Os EUA justificaram o seu voto afirmando que a moção propunha limites “inaceitáveis” (para eles) à liberdade de expressão.
    Note-se que em muitos países europeus é proibido por lei defender o nazismo. Nos EUA, pelo contrário, a liberdade de expressão é muito mais vasta. Coisas que na Europa podem levar um indivíduo à cadeia, nos EUA são permitidas.
    A liberdade de expressão é (felizmente, em minha opinião) muito mais vasta nos EUA do que em muitos países da Europa.

  2. estevesayres says:

    (…)”Mas sim, é verdade. Em 2016, a ONU apresentou uma resolução de condenação ao nazismo. Os Estados Unidos da América, a Ucrânia e o Palau votaram contra a resolução de condenação do nazismo. Em 2018, nova resolução foi apresentada pela ONU e desta vez apenas os EUA e a Ucrânia votaram contra. Em 2020, nova resolução, que visava “combater a glorificação do nazismo”. Novamente, apenas os EUA e a Ucrânia votaram contra”!
    Os sucessivos governos, ao longo dos anos têm se colocado ao lado do imperialismo Americano, e não só, E pelos vistos nada mudou!!


  3. Não acho nada estranho que tanto os Estados Unidos como a Ucrânia rejeitem aquelas resoluções com propósitos aparentemente nobres que a Rússia tem insistido em a apresentar na ONU.

  4. Caçador de Otários says:

    Entretanto, o putin vai subsidiando os grupos de extrema direita pela europa, para glaudio do pcp.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.