Viktor Orbán, o André Ventura favorito de António Costa

O desvio do Falcon a caminho da Moldávia é um pequeno peanut. Grave é ver o primeiro-ministro reincidir na normalização de Viktor Orbán. Se António Costa quer rasgar as vestes a cada nova gritaria do CH – que até já lhe “cercou” a sede do partido – não pode a seguir alterar a agenda oficial para se sentar ao lado da principal figura da extrema-direita europeia a ver um jogo de futebol. Nem pode exigir clareza ao PSD na sua relação com o CH. Ou até pode, mas deixa a nu a sua hipocrisia.

Relações diplomáticas e institucionais no quadro da UE são ossos do ofício. É lamentável que o projecto europeu permita governações que violam os pilares do Estado de Direito e da Carta dos Direitos Fundamentais, mas essa é outra discussão.

Ver um jogo de futebol, contudo, não encaixa em nenhuma das duas. A menos que sejam em benefício próprio. O que só tornaria a situação ainda mais grave. Seria degradante, para alguém que se apresenta ao país como um baluarte contra o avanço dos novos fascistas, precisar da bênção do pau-mandado de Putin no Conselho, para conseguir um cargo europeu.

Comments

  1. Salgueiros says:

    A canalhada baralha as funções de primeiro ministro com a de chefe de um partido.
    Cresce yankee friend

  2. João Cabral says:

    Nota: o aniversário de Orbán é a 31 de Maio, precisamente o dia da final em que Costa esteve presente e ao lado do húngaro. É só juntar as peças…

  3. Paulo Marques says:

    Tenho dificuldades em perceber porque haveria de ser um problema em 2023. Além de nosso aliado na luta do paraíso contra a selva, que faz o homem? Proíbe a oposição? Também o Zé. Controla o acesso dos jornalistas, incluindo estrangeiros? Também o Zé. Cria orgãos de comunicação do estado para efeitos de propaganda? Também o Zé. Prende opositores rapidamente com penas arbitrárias? Outros desaparecem? Rodeia-se de supremacistas nacionalistas? Ataca, proíbe, e destrói tudo o que é minimamente de esquerda? Tem negócios obscuros com grande lucro pessoal e vende o país ao capital? Advinhem, também o Zé!
    Costa está apenas a usar os seus conhecidos poderes de antecipação para continuar a construir o seu futuro com o que virá a seguir. De burro não tem nada; os alegados valores princípios europeus já cheiram que chegue a putrefacção, por muito que a alegre propaganda para idiotas úteis continue, para se preocupar com aparências. Afinal, como nos lembram todos os dias, são assim tão maus quando há pessoas que querem rendas mais baixas, ordenados mais altos, e proteger o clima?

  4. Luís Lavoura says:

    o primeiro-ministro reincidir na normalização de Viktor Orbán

    António Costa não está a normalizar Viktor Orbán. Ele está somente sentado ao lado dele a ver um jogo de futebol.
    Tendo sido ambos convidados para ver o jogo na tribuna de honra, sentaram-se nos lugares que lhes foram indicados por quem os convidou. Não faltava mais nada, serem convidados e depois ainda exigirem ao anfitrião poderem escolher o lugar em que se sentavam!
    Costa e Orbán nem sequer estão a falar um com outro, estão com a atenção fixada no jogo.

  5. JgMenos says:

    De filho de comuna a poleiro europeu, requer elasticidade significativa…

    • POIS! says:

      Pois já ficámos todos a saber como se explica a indigência mental salazaresca do Menos.

      Foi o paizinho.

    • Carlos Almeida says:

      JgMenor

      De defensor de uma ditadura onde a imprensa e qualquer opinião diferente da do Botas era censurada, até escrevinhador diário num País democrático onde pode como aqui no Aventar, dizer as maiores bojardas sem qualquer impedimento, requer muita elasticidade.
      E falta de carácter também

      A Bem da Nação

      Carlos Almeida

    • Paulo Marques says:

      É o que não falta por esse mundo fora, que há muitos que fazem pela vida e só acreditam neles mesmos. Tal como o coisinho.

  6. JgMenos says:

    A grunharia sempre grunhe quando lhe recordam o percurso….

  7. Salgueiros says:

    Mourinho castigado

    https://sicnoticias.pt/especiais/liga-europa/2023-06-21-Mourinho-com-castigo-pesado-pelas-criticas-ao-arbitro-da-final-na-Liga-Europa-3ea508c1

    Esqueceu-se que já não era o treinador dum determinado clube intocável

  8. Salgueiros says:

    Chega e IL exigiram a destituição do Conselho de Fiscalização das Secretas

    https://www.rtp.pt/noticias/pais/chega-e-il-exigiram-a-destituicao-do-conselho-de-fiscalizacao-das-secretas_v1494833

    Neo nazis e liberocas, cada vez mais em sintonia.

    Farinha do mesmo saco