A Alma

Um leitor deste blogue levantou uma questão interessante em reação à frase “viva a liberdade de podermos aqui no Aventar, por exemplo, dizermos o que nos vai na alma”. Ele perguntou: “E quem não tem alma, também pode escrever no Aventar?” Ora aí está uma bela pergunta. Fiquei a pensar nela. Fui ao dicionário consultar sinónimos de «alma»: ânimo, cabeça, consciência, espírito, coração, ideia, inteligência, mente, sentimentos, etc. A wikipédia, por seu turno, diz-nos que «alma» significa ‘vida’, ‘criatura’ e ‘o que anima’.

Podemos expressar-nos, seja de que maneira fôr, sem todos ou alguns daqueles requisitos?

Depois pensei: até o violino, o piano ou o sapato têm uma «alma»!

No violino, é um pequeno cilindro de madeira que se coloca entre os tampos. Para além de “sustentar a pressão das cordas, serve também para transmitir a sonoridade, principalmente dos agudos, para o fundo e, consequentemente, para toda a caixa de amplificação, que é o violino em si“.

E também me ocorre as expressões «alma de músico», «alma de artista», «toca sem alma – é só técnica», «um discurso sem alma», etc.

Sem alma não nos projetamos devidamente… Não temos «som», não nos encontramos completos…

E, voltando à questão do leitor do Aventar, “e quem não tem alma…”? Não teremos todos? Ou haverá quem já não a tenha ou a tenha perdido?

Desculpem esta divagação que me deu muito gozo!

Comments

  1. Carlos Adelino da silva says:

    Céu Mota : Ainda bem que a minha pergunta lhe despertou curiosidade´e que se deu ao trabalho de ir consultar O Dicionário , Assim ficou a saber que para descrever os momentos do seu ESTADO EMOCIONAL tem muitas outras palavras “SINÓNIMOS” no LÉXICO da Língua Portuguesa.


  2. Sócios do Benfica terão descontos de 12,5% em agência funerária

    Não admira nada, face aos resultados das duas últimas épocas!


  3. Mar Português

    Ó mar salgado, quanto do teu sal
    São lágrimas de Portugal!
    Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
    Quantos filhos em vão rezaram!

    Quantas noivas ficaram por casar
    Para que fosses nosso, ó mar!
    Valeu a pena? Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena.

    Quem quere passar além do Bojador
    Tem que passar além da dor.
    Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
    Mas nele é que espelhou o céu.

    (Fernando Pessoa)


  4. Todos temos alma, mas, às vezes, ela foi tão mal tratada, que custa a descobri-la. Mas ela está lá. Até os animais têm alma!

    Lembro-me de um programa de TV, que vi há uns anos (na Alemanha), sobre um pintor (do qual não lembro o nome). Ele tinha vários cães e estes estavam sempre presentes, no seu atelier, quando ele pintava. Deitavam-se no chão e faziam-lhe companhia, horas a fio (a minha Lucy também faz isso, quando escrevo, horas a fio, está sempre ao pé de mim). Já não sei a que propósito, o jornalista perguntou ao pintor se acreditava que os cães, quando morriam, iam para o Paraíso. “Claro que vão”, respondeu o pintor. “Eu não consigo imaginar o Paraíso sem cães. E os que lá estão têm de vir de algum lado”.

    Na Bíblia, há uma passagem (lamento não saber identificar) que diz que no Paraíso o leão convive com o cordeiro. E eu digo: se há lá leões e cordeiros, eles têm de vir de algum lado…


  5. A Céu fêz-me desempoeirar um caderno que me acompanhou noutros tempos, no que lembrei haverem anotações nas que aparecem a alma no desempenho do seu protagonismo, por dizê-lo dalguma maneira. Estive a ponto de desistir da sua procura, mas a “alma” é teimosa (será que a vontade é parte da alma? ha ha). E já que encontrei o tal caderno, aqui vai o que por ali aparece e que nunca soube a autoria:

    “A sina da alma humana
    sempre foi sentir mais fundo
    do que pode dizer a palavra”

    Achei bem bonita essa ponte com a alma do violino.

  6. jose says:

    eu tenho a alma de um cão..tb posso escrevinhar????

  7. Frederico Mendes Paula says:

    Ao ler o post lembrei-me que na construção também há um significado para “alma”. A alma de uma porta é o espaço livre que existe quando a porta se encontra aberta. A porta encerra um espaço ou separa dois espaços. A alma é a não-porta, ou o espaço que estabelece a ligação entre o interior e o exterior ou entre dois espaços diferentes.


  8. Pode escrevinhar, jose, sim. Também pode ser honesto em tudo o que faz na vida, nunca mentir e nunca trair os amigos, sendo-lhes fiel, sejam eles ricos, ou pobres (mesmo que tenha de passar fome). Para quem tem alma de cão, é fácil.


  9. Dizem até que a alma tem peso; 21 gramas, imagine-se! 🙂

    Mas para mim a alma é um conceito tão inexplicado e tão passível de interpretação como o conceito de deus…

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.