Um novo blogometro


Na net nada se perde, tudo se pode recriar e algo se transforma. O velho Blogometro morreu (reencaminha agora para o portal AEIOU, o que não deixa de manifestar alguma lata), há um novo Blogometro em versão ainda muito beta, mas já operacional.

Desde já alguns avisos:

– Nesta fase de desenvolvimento utilizou-se a listagem do blogometro defunto, expurgada de alguns não-blogues portugueses que por ali andavam.  Não aparecem os resultados dos blogues que têm o sitemeter oculto (não conseguimos ter acesso a esses dados; aceitamos dicas sobre como o fazer).

– Quem quiser retirar da listagem o seu blogue pode solicitá-lo para já através do nosso formulário de contacto, colocando um email válido.

– Em breve anunciaremos uma forma de adicionar o seu blog.

– Apenas está a funcionar neste momento a estatística da média de visitas.

– A apresentação e as funcionalidades vão evoluir,  neste momento testamos o código propriamente dito.

Sugestões são bem vindas nesta caixa de comentários, a divulgação deste novo Blogometro dos blogues portugueses também.


Actualização 26/06/2012: acrescentada uma página Acerca, cujo conteúdo aqui fica:

Este site está ainda em fase alfa, na realidade foi iniciado, de raiz, no dia 22 de Junho passado. Assim podemos com alguma segurança antecipar a existência de problemas que tentaremos resolver à medida das nossas possibilidades de tempo.

Desde já temos em mente desenvolver algumas características que, na nossa opinião, estavam a faltar no Blogómetro antigo:

  • Categorias de blogs. Com estas poderemos comparar as performances dos vários blogs com os seus pares mais directos. Além disto, para áreas mais específicas daremos destaque a blogs que de outra forma ficariam escondidos;
  • Vai ser possível consultar a classificação dos blogs em dias passados; FEITO
  • Vai ser possível obtermos médias por mês, ano ou no período que quisermos;
  • O proprietário de cada blog terá acesso a uma área privada onde poderá configurar as suas opções;

Em termos práticos, se olharmos para além da discreta elegância da interface actual (isto é sarcasmo, para os distraídos), já podemos encontrar muitas coisas diferentes quando comparadas com o Blogómetro antigo:

  • A nossa plataforma é aberta. Pode consultar o código e participar no processo de desenvolvimento no projecto que criámos no Google Code;
  • Se encontrar bugs no sistema ou se quiser propor melhorias ou novas funcionalidades, agradecemos que utilize este formulário;

Como este é um projecto do Aventar, as últimas notícias sobre o Blogómetro podem, sempre, ser encontradas na tag Blogómetro do Aventar.

Esperem mudanças nas próximas semanas!

Comments

  1. Bom Dia

    Gostaria de Saber como é que os blogs entram nessa listagem, ou como é que é possível entrar nela!

    Cumprimentos
    Nuno

  2. Também achei estranho o reencaminhamento para o aeiou…
    Fico à espera de ver um blogómetro português em toda a sua força.
    Margarida
    Ficargravida.com

    • O processo ainda demorara o seu tempo Margarida, mas lá chegaremos. Gostaríamos que este blogometro tenha, por exemplo, um top por categorias, o que não é simples. E este será manualmente editado, ou seja: blogues estrangeiros e não-blogues não serão aceites em caso algum.

  3. O “Cantigueiro”, que figurava na lista do Blogómetro (a última vez que vi, estava entre os 140 e o 150 primeiros) não aparece nesta lista.
    Já alterei o Sitemeeter para poder ser visto à fartazana por toda a gente. 🙂
    É preciso mais algum truque?
    Grato!
    Bom trabalho!

  4. palavrossavrvs says:

    Mais uma lança em África Aventar. É um orgulho, rapazes. Aquele Abraço!

  5. Aventar on fire, ouve-se agora! Espectáculo!
    Fazer parte desta equipa é o máximo!

  6. Boa iniciativa, vou divulgar. E, sim, seria excelente divulgar os dados de quem os esconde, mas é capaz de ser difícil.

  7. Vou divulgar, mas… uma dúvida… se alojam o blogómetro no Aventar isso não é uma forma de… indirectamente…

    Desculpem lá se…

    • É um subdomínio, porque a alternativa seria pagar pelos menos 12€ ano por um domínio novo, e isto não é a Santa Casa da Misericórdia. Mas não afecta o nosso sitemeter (que só é activado quando alguém abre uma página com o seu símbolo), se é essa a tua dúvida, tal como a Blogopedia e outras coisas que por aqui vão aparecer. Se tiver algum efeito será no Pagerank do Google, mas espero bem que não porque é capaz de ser negativo…

    • jorge fliscorno says:

      Olá Paulo. Só mais uma nota ao que o JJC disse. O sitemeter, onde vamos ler as estatísticas de blog, funciona porque cada bloguer coloca no seu blog um código do sitemeter. Páginas onde esse código não esteja, como é o caso do endereço blogometro.aventar.eu (e até vendo o respectivo HTML tal se comprova), não adicionam visitas ao contador. Logo, não há … nem … 🙂

  8. Boas. Já divulguei o novo blogómetro pela blogosfera benfiquista. Mas não percebo porque é que o meu blog não está na lista, uma vez que constava do blogómetro antigo e tenho o sitemeter embutido no blog. É por ter só um quadradinho pequenino?

  9. Fernando Rodrigues says:

    Obrigado João José! Apareceu-me um mail no gamil e aqui vim ter mas sinceramente não percebo nada disto, ou melhor do funcionamento disto aqui!

  10. João Paulo says:

    Caramba, o cabelo do aimar aqui no Aventar! Espectáculo! JJC és o maior!

  11. Sophia says:

    O blogometro criado nao esta certo, ocultando blogs do top 100 como o Quadripolaridades, o Crónicas das Horas Perdidas, o Perturbações de Humor, entre outros.

    Revejam a listagem para uma monitorização correcta.

  12. Acabei de colocar o sitemeter lá no tasco. Esta visível, é preciso mais alguma coisa para que seja adicionado ao blogómetro? Cumprimentos.

  13. O meu blogue estava no «antigo» blogómetro, na listagem nova não aparece. Sabem o que poderá ter-se passado? Obrigada

  14. Queria dar os parabéns e agradecer todo o trabalho a que se dão para termos o blogometro a funcionar.

    Por algum motivo que não consigo entender, o Música portuguesa não aparece na lista, o endereço é: http://amusicaportuguesa.blogs.sapo.pt, podem ajudar para perceber o que tenho que corrigir?

    Obrigado
    jorge Soares

  15. Bom Dia

    Gostaria de ver adicionados alguns do meus blog’s caso seja possível.

    Os meus blog’s são:

    http://omundodaprogramacao.com
    http://oporquedetudo.omundodaprogramacao.com/
    http://assombrodeuminconsistente.omundodaprogramacao.com/

    Cumprimentos

    • “omundodaprogramacao.com” já está incluído na lista, com o nome “O.Cantinho.da.Programação”. Quanto aos outros dois blogs, não têm o sitemeter activado, pelo que não os consigo acrescentar ao Blogómetro. Quando incluir o sitemeter nos dois blogs que faltam, deixe aqui uma nota para eu os poder acrescentar.

  16. Boa tarde

    Em primeiro lugar quero dar os parabéns e agradecer todo o trabalho que tiveram para fazer isto funcionar.

    Reparei que o blog http://amusicaportuguesa.blogs.sapo.pt não aparece na lista, apesar de ter o sitemeter e este estar público, podem por favor verificar?

    Obrigado
    Jorge Soares

  17. Peço a gentileza de adicionarem o meu blog ao novo blogómetro: http://www.quadripolaridades2.blogspot.com, uma vez que já alterei as definições do meu sitemeeter neste sentido.
    Aproveito para questionar se já foi enviado o prémio correspondente aos blogs do ano, uma vez que até à data ainda não recebi a serigrafia/gravura prometida. 🙂 E notícias da compilação dos textos vencedores, há? Recebi um mail a solicitarem-me um texto e até agora nunca mais tive notícias.
    Agradeço a vossa atenção.
    Cmps,
    PN

  18. Gostaria de ver adicionados o meu blog caso seja possível!
    http//oduilio.wordpress.com

  19. Se possível, gostaria que incluíssem o meu blog na lista. Obrigada!
    http://nomesportugueses.blogspot.com

  20. Bom Dia

    Tal como foi indicado já incluí o sitemeter nos meus seguintes blogs:

    http://oporquedetudo.omundodaprogramacao.com/
    http://assombrodeuminconsistente.omundodaprogramacao.com/

    Como tal caso seja possível gostaria de os ver adicionados.

    Cumprimentos
    Nuno Santos

  21. Gostava de adicionar o meu blog ao vosso blogómetro. Constava do anterior, tenho o sitemeter instalado, mas ainda não fui adicionada.
    http://tricotarpalavras.blogspot.pt/
    Obrigada.
    Ana

    • Já tínhamos o seu blog. Por qualquer motivo tivemos problemas a recolher as estatísticas 5 dias de seguida, quando isto acontece desistimos do blog… Isto normalmente acontece devido às estatísticas estarem marcadas “privadas”.

      De qualquer forma já refresquei, daqui para a frente deverá funcionar bem, pode ver aqui.

  22. O meu blogue estava no «antigo» blogómetro, na listagem nova não aparece. Sabem o que poderá ter-se passado? Já coloquei o sitemeter publico, estava com privacidade normal, terá sido isso? Obrigada

    http://mistakesandlies.blogspot.pt/

  23. Bom dia! O meu blog continua a dar erro, apesar de o sitemeter ter as definições correctas…
    http://nomesportugueses.blogspot.com

  24. Bom dia! Gostava de inscrever o meu blog no vosso blogómetro. O blog é o seguinte:
    http://manualdafelicidade.blogspot.pt/

    Tenho o sitemeter a funcionar, se bem que há menos tempo do que desde que o blog foi criado, pelo que o total de visitas não corresponde à realidade (se bem que para o blogómetro, penso que o que importa são as visitas diárias).

    Obrigada por esta vossa iniciativa!

  25. Ora viva. Parabéns pela iniciativa.
    Gostava de adicionar o meu blog ao blogómetro.
    O endereço é http://www.arcadedarwin.com/
    Obrigado

  26. Tambem gostaria de adicionar o meu blog ao vosso projecto: http://ositiodosdragoeszinhos.blogspot.pt/ – penso que o site meteer não está aculto, mas se verificarem que isso aconteçe, façam o favor de me dizer que eu tento resolver. Muito obrigada e parabens pelo projecto

    • Já acrescentei o seu blog ao Blogómetro. Infelizmente não conseguimos aceder às estatísticas. Tem de tornar as estatísticas do blog, no sitemeter, públicas.

      Quando tiver isso feito e se demorar menos de 10 dias as nossas leituras aparecerão aqui.

      Note que, desistimos de ler as estatísticas se a leitura destas der erro durante dez dias seguidos, antes esperávamos apenas cinco dias.

      Fazemos a nossas leituras a partir da meia noite, este processo leva, normalmente, umas três horas.

  27. Bom dia,

    Também gostaria de entrar na lista, não sei se já é possível ou não.

    http://vozesencarnadas.blogspot.pt/

    Eu tinha me inscrito 1 ou 2 antes de fecharem e pelos vistos não ficou nessa lista 😦

    Obrigado e fico à espera de feedback

  28. Regressei há poucos dias a Lisboa e descobri esta belíssima novidade. Parabéns pela iniciativa que muito dignifica a blogosfera portuguesa.
    Abraço

  29. Nós também estávamos no antigo blogómetro e não passamos para este. Posso tb pedir para ser adicionado, pf? É uma excelente iniciativa sem dúvida.
    http://maquinadelavax.blogspot.pt/

    • O “Máquina de Lavar” já estava no Blogómetro. No entanto tinha como “sitemeter key” “s29maquina” o que está errado (está a usar a chave “s36maquina”).

      Já está corrigido. Pode consultar as estatísticas aqui.

  30. Boa tarde,

    Gostaria que adicionassem o meu blog à lista:

    http://indoeuaviseu.blogspot.pt/

    Obrigado!

    Cumprimentos.

  31. Gostava de adicionar o blog Trending Recipes – http://trendingrecipes.blogspot.pt Obrigada

  32. Fiquei em 7º lugar no concurso de blogues do Aventar, no tema Banda Desenhada. Pensava que depois disso, automaticamente, o meu blogue ficaria a ser do vosso conhecimento. Mas concluí que assim não aconteceu, ou seja, não o vejo na extensííííssima lista do blogómetro.
    Já deixei comentário no Aventar, a mostrar a minha estranheza, mas até agora não obtive resposta.
    Nestes comentários que agora estou a ver, constato que há logo resposta.E o que eu pretendo é, tão-somente, que seja adicionado ao Blogómetro o meu blogue:
    Divulgando Banda Desenhada
    http://divulgandobd.blogspot.pt
    Desde já, os meus agradecimentos.
    Geraldes Lino

  33. Boa noite, efetuei o meu registo, creio eu este Sábado passado e o meu blogue ainda não consta dos vossos registos. Já senho a caixa do sitemeter instalada. Gostaria então de ser exclarecido.

    O link do blogue é o seguinte:

    http://clubevinhosportugueses.wordpress.com/

    o email de contacto é: cluvi2009@gmail.com

    • Não há esclarecimento a dar. A inscrição no Blogómetro faz-se quando eu estou inclinado para isso. Sem prazos e sem pressão. No entanto, ao fim de uns dias costumo limpar a minha lista de espera.

      Pode-se dar o caso de me esquecer completamente. Nesse caso, utilizem a caixa de contacto do Aventar.

  34. Oi,
    Tenho sitemeter desde hoje 🙂 Podem adicionar o meu blog ao Blogómetro?
    casadascurtas.blogspot.pt

    Obrigada!

Trackbacks

  1. […] Mais informações aqui.  […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s