Postais de propaganda da II Guerra Mundial em Portugal

postal_o-único-conforto

Há uns anos tive que vagar a casa dos meus avós paternos. Na secretária do quarto de meninice do meu pai descobri uma pequena colecção de propaganda de guerra. Principalmente britânica, postais, folhetos e brochuras, alguma alemã, brochuras e folhetos, e um par de brochuras de origem americana.
Sem pretensões de sistematização académica, direi que a britânica me parece a mais interessante e eficaz. Em parte recorre ao humor, apresentando elementos que se repetem, e apresentando dados factuais sobre perdas. Recorre igualmente ao que a imprensa germânica publica. Por outro lado apresenta os discursos de Churchill e as posições britânicas.
A propaganda alemã parece-me mais primária. Socorre-se principalmente da diminuição e ataque ao «outro», quer apresentando-o como bêbado e medroso (Churchill) quer como bárbaro e sub-humano (os eslavos) ou ainda como agressivo, de baixos instintos e racista (!) (os americanos). É interessante como a propaganda anti-americana tenta arregimentar os europeus contra os incivilizados americanos…
A propaganda americana é mais simples, limita-se a publicar as posições políticas dos EUA e a mostrar as capacidades militares das suas forças armadas.
Para vosso desfrute, aqui irei «postando» à medida que a preguiça me for dando autorização.

Clique para ampliar

Comments


  1. Cá fico à espera dos próximos.

  2. j. manuel cordeiro says:

    Muito bom!


  3. Muito, muito bom.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.