Et tu, Gabriela?*

Ainda a propósito dos Mirós, noticia o jornal Expresso de hoje que a venda dos ditos já vinha do tempo do anterior governo (do PS, de Sócrates e de Gabriela Canavilhas).
Era o que já se sabia, pois se houve Ministro da Cultura a fazer fretes foi Gabriela Canavilhas, que faz agora tudo para aparecer como a grande defensora da cultura e do património (dos touros e das touradas já sabemos que é fã). Que tristeza!
Quanto aos Mirós, recomendo a leitura de Vasco Pulido Valente no jornal Público de ontem. Artigo lúcido, de um homem que foi um dos melhores Secretários de Estado da Cultura dos governos após o 25 de Abril.

*Reza a história (sem confirmação científica) que quando o Imperador Júlio César foi apunhalado no Senado, no ano 44 aC , e ao ver que o seu pupilo Marcus Junius Brutus também fazia parte da tramóia, terá dito a frase “Et tu, Brutus?”, que numa tradução livre quer dizer  “Também tu, Brutus?”.

Comments

  1. Roger says:

    Orlando Sousa, você está um bocado a leste do paraiso não esta? bem me parecia…


    • A leste? Então onde deveria estar? A norte? A sul? A oeste?
      Conheço, claro, a expressão. Mas diga-me, por que diz isso?
      No meu texto o que o leva a fazer essa afirmação?


  2. Preferir Shakespeare a Suetónio diz muito da bagagem, ou relevância, cultural de cada um

    • Orlando Sousa says:

      Não pode inferir das minhas palavras que eu prefiro Shakespeare a Suetónio, ou vice-versa. Embora a expressão tenha sido imortalizada pelo primeiro, ela seguiria a tradição do relatado por Suetónio.O que não é garantia de que Júlio César tenha efectivamente proferido aquela ou semelhante expressão. Suetónio não foi contemporâneo dos acontecimentos, e tal como noutros casos de historiadores romanos, relatou o que foi transmitido por outros.
      Daí eu ter escrito sem confirmação científica.
      Quanto à bagagem ou relevância cultural de cada um, não sei que lhe diga, pois não sei avaliar o que isso é.

  3. Catelha says:

    Não é também essa senhora que faz questão de dar por encerrado o caso do AO90? Que se portou como uma avestruz cega no Grupo de Trabalho para analisar os resultados da implementação do dito?

  4. A.Silva says:

    VPV um dos melhores quêêêêê????

    Este orlando ou é um grande brincalhão, ou um grande ignorante…

    • Orlando Sousa says:

      Gosto de brincar, de facto, mas nesta matéria não o estou a fazer. Por outro lado sei o que os sucessivos Secretários de Estado da Cultura e os Ministros da Cultura dos governos pós 25 de Abril fizeram. Daí a minha afirmação. Sabe o que ele fez?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.