Cuidado com a corrente do Facebook, mas no que respeita aos anúncios de perigo

Roubo de dados pessoais e de endereços de IP, spam, phishing, burla, propagação de vírus e demais sete pragas do Egipto em versão digital foram os perigos que vários órgãos de comunicação social, alguns até dizendo-se como de referência, anunciaram como podendo acontecer a quem aderisse à corrente “Desafio aceite”.

Esta corrente consiste em publicar no Facebook uma foto a preto e branco, como forma de suporte à luta contra o cancro. Obviamente que nem essa luta ganhará com isso, nem os utilizadores do Facebook ficarão mais expostos do que quando publicam qualquer outra foto.

Na verdade, o único truque nesta campanha chama-se clickbait e é praticado, precisamente, pelos órgãos de comunicação social que publicaram no Facebook estas notícias alarmistas para atrair visitas para o seu site.   Onde, naturalmente, vendem publicidade em função do número de visitas.

Posto este esclarecimento, vamos lá começar uma campanha como deve ser. Se acha que o mundo não vai acabar amanhã às 22:53, tome um bom banho matinal e alimente-se bem, pois vai ser um dia longo.

Comments


  1. Gostava de saber quem terá sido o/a palhaço/a ignorante que deu um voto negativo.
    Esta peça brilha pela lucidez, capacidade de síntese e nível de linguagem ajustado. Eu daria dois votos positivos se pudesse.

  2. Ernesto says:

    Não me parece que a policia judiciária tenha ido por aí…a querer que andássemos no clickbait


  3. Quem tem medo compre um cão !!!

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.