Democracia deposta no Brasil


O golpe foi consumado esta quarta-feira no Senado brasileiro. Dilma Rousseff foi afastada do cargo e Michel Temer assume, definitivamente, a presidência do país até 2018. Era um resultado previsível mas, quando acreditamos na Democracia e na Justiça, é um murro no estômago. E, na verdade, é um murro em mais 54 milhões de votos, na Educação, na Saúde, na Justiça, na Democracia. É um “chega para lá” em milhões de pessoas.

Se o PT cometeu erros e crimes? Sim, pessoas do PT com toda a certeza. Se Dilma Rousseff cometeu um crime de responsabilidade? Ficámos sem saber, já que no Senado se evocou deus, a pátria e a acusação não provou o crime. A acusação, aliás, mostrou sim um golpe em curso.

E esse golpe, que começou na inenarrável Câmara dos Deputados à época liderada por Eduardo Cunha, foi apoiado pelos media com particular destaque para a Veja e a rede Globo. Foi, por isso, um golpe também mediático e mediatizado. Na segunda-feira, enquanto Dilma discursava no Senado, a Globo passava um programa televisivo que ensinava a cozer um ovo.

E esse golpe não foi só o dos corruptos (já que cerca de 60 dos senadores estão a ser investigados pelo Ministério Público, incluindo Renan Calheiros, o presidente do Senado) nem dos media, foi também dos misóginos como Jair Bolsonaro. Foi também de todas as religiões televisionadas e, por isso, do dízimo.

E esse golpe foi também um golpe político com figuras de proa, e outras menos conhecidas, dos vários partidos a liderarem.

Esse golpe foi político, corrupto, machista, mediático e do dízimo. Não foi Justiça.

Comments

  1. Orlando Sousa says:

    Quem elege o Senado?

    • O Senado não é representativo da população já que são eleitos 3 senadores por cada estado, independentemente das diferenças demográficas.

      • Lu Pisarro says:

        Inês Amaral…

        Eles nos representaram sim !
        Eu e os milhões de brasileiros, que foram às ruas e outros tantos que pensam igual.
        O Brasil está feliz !!!!
        Há muito a ser feito e o Temer saberá entregar um país muito melhor ao próximo presidente.
        Valeu senadores !!!!!!

        VIVA O BRASIL VERDE/AMARELO !

  2. Atento says:

    Tanto Mar…e eu diria tanta desilusão, tanto tempo perdido, Brasil. Um excelente texto do jornalista Fernando Sobral (jornal de negócios), surripiado ao blogue Entre as brumas da memória, onde se inclui esta foto.

    Tanto Mar

    “Em 1978 Chico Buarque cantava uma segunda versão de “Tanto Mar”. A “festa” de Abril de 1974 era já passado: “Já murcharam tua festa, pá/Mas certamente/Esqueceram uma semente/Nalgum canto do jardim”.

    Esperava o cantor uma festa semelhante do outro lado do Atlântico. Alguns acreditaram que, depois do fim da ditadura militar, o Brasil seria a nova flor global. Uma Amazónia social. E que, quando chegou Lula e o PT, com o seu novo contrato social com a elite que sempre governara o Brasil, em busca de uma melhor distribuição de riqueza, essa terra redimiria o passado. Nada disso aconteceu. O petróleo iludiu os brasileiros, criando a falsa sensação de riqueza colectiva, que nunca deixou de ser exclusiva do mundo que as novelas da Globo mostram. Gabriela, cheia de cravo e canela, nunca se libertou dos velhos coronéis, entrincheirados em Brasília. E o PT caiu no pecado original: também ele acreditou que o mel do poder era eterno e que a sua “missão histórica” justificava todo o dinheiro sugado das petrolíferas e das construtoras.

    Porque como escreveu há quase um século Monteiro Lobato, o criador do “Sítio do Picapau Amarelo”, “A vida do Brasil tem sido um sair de uma crise para entrar noutra”. Secando o petróleo, o “El Dorado” que alimentou o PT, o destino deste estava traçado. Até porque a arrogância de Dilma Rousseff contrastava com a bonomia de Lula. As elites do Rio de Janeiro e de São Paulo já tinham decretado o fim de Dilma e do PT: e este tinha mordido o veneno da corrupção. Vivendo extasiado nele.

    No Brasil, na criação de uma das maiores barragens do mundo, a de Belo Monte, Dilma reproduziu a ideologia da ditadura militar: o “progresso” foi trazido sem respeito por quem vivia ali, em nome do “Brasil Grande”. O PT tornara-se idêntico: queria a Amazónia desmatada em nome da soja, pastos e minério de ferro. Lembro-a, no seu auge, quando Dilma veio a Lisboa no momento da nossa maior crise: arrogante, disse que não nos podia ajudar. Dilma cai como um coco sem água. Mas quem fica não é melhor. Até pode ser pior. E esse é o drama do Brasil.”

    • Nascimento says:

      Não gosto de pessoas que se escondem.Mas concordo com tudo o que escreveu. Quero que ela e o Lula se lixem.Corruptos bandalhos.Vão -se todos encharcar de merda.Agora devem ser presos por darem espaço a uma direita radical.

  3. Martinhopm says:

    Por lá a ‘Veja’ e a rede Globo. Por cá, todos os ‘media’ de uma maneira geral, e em especial a SiC e SIC-Notícias (órgãos ‘oficiais’ do PSD) e também o ‘Observador, esse jornal da direita radical. De 81 senadores cerca de 60 estão a ser investigados por corrupção? Está tudo dito.. Mais palavras para quê?! E os americanos estão actualmente numa fase de retoma do controle sobre o seu ‘quintal’: América Central e do Sul.

    • A Veja e a Globo foram só um exemplo (porque são os mais evidentes). Na verdade, alastra a quase todos os media nacionais.

    • Lu Pisarro says:

      Eita ! Quanta inveja deste “quintal” chamado por ti

      Quintal que nada ! Nós, os milhões de brasileiros que fomos as ruas em passeatas FORA#PT estamos contentes.
      A nossa belíssima bandeira jamais será vermelha
      Isto “aqui” não é a Venezuela !!!!
      Parabéns aos brasileiros !!!!
      Esquerdistas chorem…

  4. A Democracia cumpriu a sua função. Quem não cumpriu com a obrigação para com o voto que os elegeu foram os deputados que estranhamente votaram ao contrário daquilo para que tinham sido eleitos. Venderam-se ou corromperam-se? Ou simplesmente votaram em consciência?. Que venha Platão e que nos explique esta estranha República que se vira com tanta facilidade. Só se espera que o Povo assuma as suas responsabilidades a bem dos pobres, dos índios, dos deserdados, das favelas…da Cidade de Deus, afinal.

  5. Lu Pisarro says:

    Este comentátio absurdo NÃO nos representa !!!!!

    Eu, assim como milhões de brasileiros, estamos felizes pela queda da presidente e da sua corja.
    E que o barbudo bêbado (Lula) seja preso.
    Esquerdistas chorem… rs

    Viva o Brasil !!!!
    O Brasil jamais será uma Venezuela !!!

    *Meu papai português ficaria feliz hoje

  6. Lu Pisarro says:

    Golpe ?? Que golpe ??

    Golpe foi ter este partidinho 13 anos no poder !
    Já vai tarde !!!!!!
    E quem fala em “golpe” não entende das nossas leis e nem de nada…
    Eu e milhões de brasileiros não fomos as ruas em vão !
    Fui as 5 passeatas FORA#PT com muito orgulho !
    VÁ#PRA CUBA DILMA
    Que estes esquerdistas nos deixem em paz.
    E que o Lula seja preso.
    O BRASIL É VERDE/AMARELO NOVAMENTE !!!!!!

  7. Lu Pisarro says:

    Democracia deposta ???
    Que imbecilidade é esta ??

    Não fale asneiras !!!
    Se isto que estava aqui era democracia eu sou homem…

    Parabéns ao Brasil por ter se livrado desta corja !
    Deste partidinho chamado PT.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s