Caso Marquês e Ricardo Salgado: duas perguntas que todos os portugueses deviam querer ver respondidas


O Ministério Público acusa Ricardo Salgado de ter corrompido José Sócrates, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, entre outros, com valores que ascendem a várias dezenas de milhões de euros. Perante a ponta deste icebergue, existem, a meu ver, duas perguntas que todos os portugueses deviam querer ver respondidas:

1. Quantos políticos e gestores, públicos e privados, corrompeu Ricardo Salgado?

2. Quantos Ricardos Salgados existem neste país?

O mais certo é nunca as vermos respondidas. Mas a minha intuição diz-me que esta e outras histórias não se resumem a Sócrates, Bava e Granadeiro. E que a probabilidade de existirem mais uns quantos Salgados é elevada. Que me perdoe a presunção de inocência, mas já são algumas décadas a ser roubado à cara podre.

Comments

  1. José Feliciano Cunha de Sotto Mayor says:

    claro. mais ‘salgados’ e mais ‘sócrates’. e alguns já nós conhecemos – mas o oliveira e costa arcará com tudo.

  2. Rui Naldinho says:

    http://77colinas.blogspot.pt

    É por isso mesmo que eu não acredito que este processo judicial dê em nada. Mesmo admitindo que ele possa ter uma acusação sólida, o que não me parece ser o caso.
    4000 páginas até pode ser um bom argumento para uma telenovela, mas duvido que o seja para uma acusação judicial.
    Ou alguém acha que um multimilionário como Ricardo Salgado, não têm recursos inesgotáveis para entalar todo o sistema?
    Há sete anos que andam a tentar condenar os gajos do BPN, e até agora, vi apenas expedientes dilatórios e recursos.
    Quando quiserem condenar o homem, ele já cá não está, por falecimento “prematuro” aos oitenta e tal anos.

  3. Um bom ponto de partida teria sido a Geringonça ( PS/PCP/BE) não terem bloqueado o acesso à lista de devedores da CGD.

    Rui >SIlva

    • ZE LOPES says:

      Pois, mas isso iria prejudicar o bom funcionamento dos mercados e tal e coisa. E podiam estar lá empreendedores que se sacrificam todos os dias por criar riqueza para a sociedade e tal e coisa e que, coitados, podem ter sido traídos pela conjuntura e ficaram a dever e tal e coisa, e que depois não têm ativos para cumrpir porque as coisas com a crise perderam valor e pagam muitos impostos para sustentar o Estado e tal e coisa.

      Para disfarçar, poder-se-ia ter acesso à lista dos devedores de todos os bancos, e tal, embora nos privados a coisa não se ponha porque, como todos sabemos o problema da corrupção é só do Estado esquerdalho e coisa e tal. No sector privado, o problema nunca se põe, V. Exa. dixit em conversola com o Menos, que dixit e redixit.

  4. Aquela famosa lista do expresso, que depois não foi publicada estando perdida em sitio incerto, iria ajudar muito. Mas nem os juizes quiseram saber da mesma, nem os portugueses querem saber, como bons cornos mansos.

  5. José Feliciano Cunha de Sotto Mayor says:

    e vamos continuar a ser roubados. ontem a sic notícias fez o frete ao PPD (mais um) e fez uma entrevista de fundo para reabilitar miguel relvas AKA senhor efisa AKA senhor lusófona, como se ele fosse alguma alta figura e reserva moral da nação.

    quando ele é um clone de sócrates. nojo, sic.

  6. anti pafioso. says:

    Para quando a ladroagem do BPN;BANIF;BES; TECNOFORMA; SUBMARINOS; DIVIDA DA MADEIRA; C: M GAIA; ETC ETC ETC .vão presos para investigação . ou é por pertencerem todos á quadrilha de malfeitores que levaram o pais á BANCA ROUTA ?.

    • Estão a começar por cima , o que me parece bem. Pela primeira vez, parece que o Cabecilha as vai pagar em vez da habitual arraia miúda.
      Uma outra coisa que podia ser boa para esta limpeza seria a divulgação do devedores da CGD , mas está difícil…os coniventes não estão interessados na divulgação …

      Rui Silva

      • joão lopes says:

        joe berardo,luis filipe vieira,os donos do CM,chega?

      • ZE LOPES says:

        Não é que não estejam interessados, mas estão preocupados, porque a divulgação podia por em causa o bom funcionamento dos mercados e coisa e tal e expor desnecessariamente empreendedores que arriscaram tudo para criar riqueza para o país e tal e a quem a coisa correu mal, coitadinhos, e coisa e tal, porque tiveram de pagar muitos impostos aos esquerdalhos e tal, e seria uma vergonha para os negócios serem assim expostos e coisa e tal e até se deslocalizavam para outro lado e coisa e tal.

  7. Ana Moreno says:

    João, o que me pergunto é o que os portugueses estão dispostos a fazer, mas a FAZER mesmo, para verem estas perguntas respondidas.

  8. Se ele falar??? o que por enquanto, não lhe deve convir??? Pode ser que ao ver-se cercado e perdido, ponha a boca no trombone…..

Trackbacks

  1. […] para citar alguns nomes. E que, para aqui chegar, foi preciso mover mundos e fundos, que levantam questões pertinentes sobre aquilo que parece a microscópica ponta de um gigantesco […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s