Se não é preto, só pode ser branco

A Síria está cheia de filhos-da-puta. Grandes filhos-da-puta, médios filhos-da-puta e pequenos filhos-da-puta. E está cheia de vítimas. Algumas vítimas são filhas-da-puta, outras não. Está, também, cheia de inocentes.

Os inocentes têm sido bombardeados, gaseados, espoliados, condenados, assassinados e abandonados pelos filhos-da-puta de todos os tipos. Os que escaparam estão refugiados e são ostracizados.

Perante isto, o que se vê por aí são as velhas reacções simplistas e maniqueístas.

Não importa saber qual foi o filho-da-puta que fez ou apoiou o quê. Importa é saber se se está com os americanos ou com os russos. O resto, sírios ou os curdos, o que lhes acontece ou não, conta pouco para a questão.

Bom, mesmo bom, é fazer funcionar o dualismo rasteirinho: ou estás do lado dos americanos e chamam-te imperialista, fascista, neo-liberal, etc., ou dos russos e chamam-te comunista, estalinista, esquerdalho e afins. Fora isso que se lixem uns aos outros que, mais dia menos dia, começa a estar bom para ir à praia.

Comments

  1. Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

    Caro A. Pedro Correia.
    Está tudo certo, mas parece-me que o problema de fundo é outro.
    Se está à procura de filhos da puta que muito contribuiram para este estado de coisas, terá que recuar aos tempos do fim da Iª e da IIª Guerras mundiais quando os “iluminados” políticos ocidentais decretaram fronteiras a régua e esquadro, esquecendo-se que há, no terreno, uma coisa chamada etnias.
    Os verdadeiros filhos da puta estão aí. Uma ingerência em culturas – não discuto a qualidade dos conceitos – que as pessoas preferem por de lado em função de interesses económicos.
    Mas como esses filhos da puta já morreram, vamos aos vivos. Quer mesmo nomes? Acho que não vale a pena maçá-lo.

    O drama da Síria envolve-se nesta trama toda, a que se junta o petróleo e o gás, coisa que faz as potências salivarem como o cãozinho do Pavlov quando o nome é pronunciado.

    Depois aparecem as acusações e as tomadas de posição maniqueístas. Mas isso, caro Pedro Correia é a forma, não é o fundo.
    Não tenho ideia como se pode resolver isto, excepto pela via diplomática. Mas já foi feita tanta merda por tantos filhos da puta que o povo, esse, tem mesmo que sofrer, até porque as ditas potências são como o cão e não largam o osso.

    Mas há mais filhos da puta, os actuais e que não inclui apenas o Assad. Há mesmo um português, imagine só…

    Pessoalmente, não ponho as mão no fogo por ninguém neste conflito, chegados ao ponto a que chegámos. Não haverá outra via que não a diplomacia. Provavelmente, novos estados, novas fronteiras enfim, deixá-los na liberdade que a cultura deles definiu e tentando fazê-los percorrer o caminho que um dia a Europa percorreu com sucesso. Requer muitas e muitas gerações e formação, em vez de mísseis e tanques.

    Trump, May, Macron e Guterres, na sua cultura verdadeiramente da idade da pedra, resolvem os assuntos com mísseis … em vez de se proceder a uma investigação que é anunciada, mas parece não interessar.
    Temo que isto, acabe como acabou a invasão do Iraque: um dia, um Blair qualquer virá às câmaras de TV chorar baba e ranho por ter mentido. Com toda a sinceridade, é o que me está a parecer. Tal como o caso do Skripal, onde se fala muito e não se prova nada.
    Na minha óptica, são todos uns filhos da puta e não há uns melhores que outros. Agora o que acontece é que uns têm muito mais apoiantes que outros. O que me parece é que chegamos ao vale tudo, na política e no jornalismo. É aqui que estão os filhos da puta.
    E veja: eu só estou interessado em saber qual a verdade, porque os antecedentes que geraram tudo isto têm praticamente 100 anos.
    Para terminar: se há maniqueísmo, ele só surge, porque os maniqueístas o provocaram. É o princípio da acção-reacção, que é universal.
    Cumprimentos.

    • A. Pedro Correia says:

      O que aqui temos, Ernesto Ribeiro, é uma complexa mistura de quase tudo: questões étnicas, nacionalistas, religiosas, geoestratégicas, disputa de riquezas, etc. Os actores envolvidos, entre países, povos e organizações armadas são tantos que qualquer listagem se arrisca a ser incompleta.

    • Ernesto Ribeiro, felicito o seu comentário a tão complexa questão evidentemente com esses contornos que tão bem aponta.

      • Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

        E, como diz, uma questão muito complexa que nunca se resolverá com armas. Sem diplomacia e tempo, nunca a região será pacificada. Obviamente que Trump nunca entenderá isso, por razões culturais. Teresa May e Macron têm hoje imensas dificuldades no plano interno e portanto, têm que tentar distrair as pessoas. Mas como sempre disse, são essas mesmas pessoas que terão de pensar nas próximas eleições em quem votar, pois se May e Macron lá estão, é porque foram eleitos.
        Uma coisa é clara: o equilíbrio, tal como A. Pedro Correia afirma é algo muito ténue. Todos nós conhecemos o que se passou no Iraque e na Líbia, quando o tal equilíbrio – goste-se ou não dele – foi quebrado e as repercussões que tivemos e teremos na Europa.
        E os americanos, sempre bem distantes.
        Nesta fase enquanto o tempo e a diplomacia se não juntam, teremos, na minha óptica de escolher um mal menor.
        Cumprimentos.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading